23 maio 2013 - 23h15

O Furacão voltou: conheça os adversários na Série A

Quando a bola rolar neste domingo (26), em Macaé-RJ, para o jogo entre Fluminense e Atlético, a sensação para o torcedor atleticano será de que tudo voltou ao seu devido lugar. Afinal, depois de uma temporada amargando a Série B, o clube retorna à elite do futebol brasileiro com missão traçada: deixar uma boa impressão entre os principais clubes do país.

A última vez que o Rubro-Negro iniciou um Brasileiro na condição de novato na Série A conseguiu atingir esse feito. Em 1996, após conquistar o título da Série B no ano anterior, o Atlético fez bonito, terminou a competição em 8º lugar, mas chegou a liderar boa parte da tabela na primeira fase. O time liderado por Paulo Rink e Oséas teve como destaque o lateral-direita Alberto, eleito o melhor da posição naquele ano.

Hoje, 17 anos depois, mais uma vez o Atlético tenta mostrar a sua força nos quatro cantos do país. O primeiro duelo é contra o Fluminense e até o dia 08 de dezembro, ao longo de 38 rodadas, o grande desafio é tornar realidade na bola aquilo que o torcedor já se acostumou a gritar nas arquibancadas: O FURACÃO VOLTOU!!!

Conheça os adversários

Para começar o Brasileiro bem informado sobre todos os detalhes dos nossos adversários, a Furacao.com preparou o Guia do Brasileirão 2013, com todas as informações sobre os nossos 19 oponentes na competição.

O principal diferencial deste conteúdo é que ele é inteiramente voltado ao torcedor atleticano. Por isso, em cada ficha há detalhes como confrontos contra o Furacão e ex-atletacnos que atuam em cada equipe.

Participaram da elaboração do Guia os colaboradores da Furacao.com: André Guenzen, Danillo Ribeiro, Gustavo Rolin e Leandro Saboia.

Confira tudo sobre as equipes que vão movimentar a elite do futebol nessa temporada, arrisque seus palpites e prepare a sua torcida!


ATLÉTICO
O Furacão retorna à elite do futebol brasileiro apostando na manutenção do time base que conquistou o acesso, reforçando-se em alguns setores com contratações como a do lateral-direita Jonas, do meia Everton e dos atacantes Ederson e Ciro, além de promover atletas das categorias de base que se destacaram na disputa do Campeonato Paranaense, como o lateral-direita Léo e o atacante Douglas Coutinho. Buscando um bom desempenho no Brasileirão, o Rubro-Negro apostou numa fórmula diferente e inédita: deixou de lado o campeonato estadual e manteve a equipe principal em pré-temporada por quase quatro meses. Nesse período, o Atlético disputou amistosos e a Marbella Cup, torneio realizado na Espanha do qual se sagrou campeão. O time base de Ricardo Drubscky ainda é uma incógnita, mas a formação mais provável é no 4-4-2 com: Weverton; Léo (Jonas), Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Felipe (Elias) e Everton; Ederson e Marcelo.


ATLÉTICO-MG
Presidente: Alexandre Kalil
Sugestão de site: www.atletico.com.br
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Títulos: Campeão Brasileiro (1971) e 42 títulos estaduais
Técnico: Cuca
Time-base: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete e Ronaldinho; Bernard, Jô e Diego Tardelli.
Fique de olho: Bernard
Ex-atleticano: Morais
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 31/07 (qua) em Minas Gerais; 16/10 (qua) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: um dos fortes candidatos ao título e nas quartas de final da Libertadores, o Galo tem uma equipe bem armada por Cuca, em sinfonia no ataque com a genialidade de Ronaldinho Gaúcho, além de jogar no Independência, que tem sido um grande aliado dos mineiros. Destaque para Tardelli, Jô e Bernard, além de Leandro Donizete no cuidado da zaga.


BAHIA
Presidente: Marcelo Guimarães Filho
Sugestão de site: www.ecbahia.com.br
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador
Títulos: Campeão Brasileiro (1959 e 1988), Campeão da Copa Nordeste (2001 e 2002) e 44 títulos estaduais
Técnico: Chiquinho de Assis
Time-base: Omar; Madson, Rafael Donato, Titi e Demerson; Toró, Diones e Hélder; Marquinhos, Ryder e Fernandão.
Fique de olho: Anderson Talisca
Ex-atleticanos: Fahel
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 07/08 (qua), em Curitiba; e 27/10 (dom), em Salvador
Situação no Campeonato Estadual 2013: vice-campeão
Análise: o Tricolor Baiano pode ser considerado um dos candidatos ao rebaixamento. A equipe baiana já vem de uma temporada 2012 complicada e nos primeiros meses de 2013 a situação da equipe ficou mais complicada, já que caiu na primeira fase da Copa do Nordeste, foi eliminado da Copa do Brasil pelo Luverdense e tem sido o saco de pancadas do Vitória. Na final do Baianão 2013 perdeu com o placar agregado de 8 a 4.


BOTAFOGO
Presidente: Maurício Assumpção
Sugestão de site: www.botafogo.com.br
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (temporariamente interditado)
Títulos: Campeão Brasileiro (1968 e 1995), Campeão da Copa Conmebol (1993) e 20 títulos estaduais
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Time-base: Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Lima; Marcelo Matttos, Gabriel, Lodeiro e Seedorf; Fellype Gabriel e Rafael Marques.
Fique de olho: Vitinho
Ex-atleticanos: Antônio Carlos, Edilson e Henrique
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 25/08 (dom) em Curitiba; e 17/11 (dom) no Rio de Janeiro
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: a Estrela Solitária vive um bom momento e pode incomodar no Brasileiro. Comandados por Oswaldo de Oliveira, os botafoguenses têm as esperanças nos pés de Seedorf, Lodeiro e Andrezinho, além da confiança no goleiro Jefferson, que pode fazer a diferença. No início da temporada o Botafogo mostrou ter o melhor elenco e bem compactado, o que facilitou a conquista do Carioca.


CORINTHIANS
Presidente: Mário Gobbi
Sugestão de site: www.corinthians.com.br
Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Títulos: Campeão Mundial de Clubes (2000 e 2012), Libertadores (2012), Campeão Brasileiro (1990, 1998, 1999, 2005 e 2011), Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009), Brasileiro Série B (2008) e 27 títulos estaduais
Técnico: Tite
Time-base: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Romarinho, Danilo e Emerson; Guerrero
Fique de olho: Giovanni
Ex-atleticanos: Paulo André e Jorge Henrique
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 21/07 (dom), em Curitiba; e 09/10 (qua) em São Paulo
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: um dos elencos mais qualificados e entrosados do país terá uma grande obrigação perante o seu torcedor após a eliminação na Libertadores. Na equipe paulista, tudo começa por Tite, que comanda e impõe respeito no elenco. O ponto fraco é no gol, onde tanto Julio Cesar quanto Cassio não passam confiança. Porém, do meio pra frente, conta com Paulinho, Ralf, Renato Augusto, Emerson “Sheik”, Alexandre Pato e Paolo Guerrero como principais armas.


CORITIBA
Presidente: Vilson Ribeiro de Andrade
Sugestão de site: www.coxanautas.com.br
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba
Títulos: Campeão Brasileiro (1985), Brasileiro da Série B (2007 e 2010), 37 títulos estaduais
Técnico: Marquinhos Santos
Time-base: Vanderlei, Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Denis; Willian, Sérgio Manoel, Robinho, Alex e Rafinha; Deivid
Fique de olho: Zé Rafael
Ex-atleticanos: Chico
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve jogos em competições nacionais
Data dos jogos contra o Atlético: 14/07 (dom) em Curitiba; e 06/10 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: o Coxa tem em Alex o seu ponto de referência tática e técnica, mas já percebeu no Campeonato Paranaense que terá que melhorar para se manter na elite do futebol nacional. A expectativa alviverde é contar com um ataque diferente no segundo semestre, com Alex pela esquerda, Bottinelli centralizado e Rafinha na direita, além de Keirrison e Deivid no comando ofensivo. Um dos pontos vulneráveis está nas laterais, principalmente do lado esquerdo.


CRICIÚMA
Presidente: Antenor Angeloni
Sugestão de site: www.criciumaesporteclube.com
Estádio: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
Títulos: Série B (1986 e 2002), Série C (2006) e 10 títulos estaduais
Técnico: Vadão
Time-base: Bruno; Suéliton, Ewerton Páscoa, Matheus Ferraz e Marlon; Ivo, Amaral e Élton; Lins, Marcel e Tartá.
Fique de olho: Bruno
Ex-atleticanos: Tartá
Confrontos contra o Atlético em 2012: Atlético 1 x 0 Criciúma (Caranguejão); Criciúma 0 x 0 Atlético (Heriberto Hülse)
Data dos jogos contra o Atlético: 18/08 (dom) em Curitiba; e 13/11 (qua) em Criciúma
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: o Tigre catarinense conquistou o acesso junto ao Furacão, mas diferente do que aconteceu com o elenco atleticano, o Criciúma desmontou o seu time. Da equipe que disputou a última partida da Série B para a última partida em 2013, na final do Catarinense, apenas Marlon, Matheus Ferraz e Lins permaneceram no time titular. A expectativa é que o Tigre consiga se manter na elite, mas todos sabem do perigo que a Série A não permite erros.


CRUZEIRO
Presidente:Gilvan de Pinho Tavares
Sugestão de site: www.cruzeiro.com.br
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Títulos: Libertadores (1976 e 1997), Supercopa dos Campeões da Libertadores (1991 e 1992), Recopa Sul-Americana (1998), Brasileiro Série (1966 e 2003), Copa do Brasil (1993, 1996, 2000 e 2003), Copa Sul-Minas (2001 e 2002), 37 títulos estaduais
Técnico: Marcelo Oliveira
Time-base: Fábio; Ceará, Léo, Bruno Rodrigo e Dedé; Leandro Guerreiro, Nilton, Everton Ribeiro e Diego Souza; Dagoberto e Borges
Fique de olho: Diego Souza
Ex-atleticanos: Dagoberto
Confrontos contra o Atlético em 2012: Atlético 1 x 0 Cruzeiro – Vila Capanema; Cruzeiro 1 x 2 Atlético – Arena do Jacaré (oitavas-de-final da Copa do Brasil)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 29/05 (qua) em Curitiba; 15/09 (dom) em Belo Horizonte
Situação no Campeonato Estadual 2013: vice-campeão
Análise: time interessante, com muita qualidade técnica, a Raposa tem um jogador de destaque em cada faixa do campo. No gol, o goleiro Fábio, mesmo fora da seleção, é referência. Já na zaga está o maior investimento, Dedé, e do meio pra frente a equipe conta com Everton Ribeiro, Diego Souza, Borges e Dagoberto, que prometem fazer um bom campeonato. O Cruzeiro pode aparecer na liderança do campeonato, mas precisará de um elenco mais qualificado e não apenas dos 11 titulares.


FLAMENGO
Presidente: Eduardo Bandeira de Mello
Sugestão de site: flanews.com.br
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Títulos: Mundial (1981), Libertadores (1981), Copa Mercosul (1999), Brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009), Copa do Brasil (1990 e 2006), Copa dos Campeões (2001), 32 títulos estaduais
Técnico: Jorginho
Time-base: Felipe; Léo Moura, Renato Santos, Gonzáles e Ramon; Amaral, Elias, Renato e Gabriel; Rafinha e Hernane
Fique de olho: Marcelo Moreno
Ex-atleticanos: nenhum
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 01/06 (sab) em Curitiba; 18/09 (qua) no Rio de Janeiro
Situação no Campeonato Estadual 2013: eliminado
Análise: o rubro-negro carioca vive um momento de reconstrução no clube e pode aparecer bem na competição. Mas, na teoria, disputará o Campeonato Brasileiro com o objetivo de se manter longe da zona de rebaixamento. Com vários jogadores jovens e alguns mais experientes, Jorginho terá que conseguir mesclar bem a equipe para fazer uma campanha mediana. Muitos erros podem acarretar em danos quase irreversíveis para o final da competição.


FLUMINENSE
Presidente: Peter Siemsen
Sugestão de site: www.fluminense.com.br
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro
Títulos: 31 títulos estaduais, Copa do Brasil (2007) e Brasileiro (1970, 1984, 2010 e 2012)
Técnico: Abel Braga
Time-base: Diego Cavalieri; Bruno, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner, Thiago Neves e Wellington Nem; Fred
Fique de olho: Wellington Nem
Ex-atleticanos: Valencia
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 26/05 (dom) no Rio de Janeiro; 11/09 (qua) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: vice-campeão da Taça Rio
Análise: forte candidato ao bicampeonato, o Flu vem com força para o Brasileirão, mesmo se dividindo com os compromissos na Libertadores. Com um elenco qualificado, Abel Braga consegue alterar a formatação tática da equipe sem realizar nenhuma substituição. Um modo de se ter vantagem contra o Fluminense é explorar atacantes rápidos em cima de Digão e Leandro Euzébio.


GOIÁS
Presidente: João Bosco Luz
Sugestão de site: www.goiasec.com.br
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia
Títulos: Brasileiro Série B (1999 e 2012), Copa Centro-Oeste (2000, 2001 e 2002) e 24 títulos estaduais
Técnico: Enderson Moreira
Time-base: Harlei; Ernando, Rodrigo, Valmir Lucas; Vítor, Amaral, Thiago Mendes, Ramon, Eduardo Sasha e Renan Oliveira; Walter
Fique de olho: Felipe Amorim e Assuério
Ex-atleticano: Neto Baiano
Confrontos contra o Atlético em 2012: Atlético 0 x 0 Goiás em Paranaguá; Goiás 2 x 3 Atlético, no Serra Dourada (Brasileiro Série B)
Data dos jogos contra o Atlético: 04/08 (dom) em Curitiba; 20/10 (dom) em Goiânia
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: o Esmeraldino entrará embalado no Brasileirão depois de conquistar do Campeonato Goiano, e terá a missão de brigar para se manter na elite nacional. Com pouco investimento e sem um grande jogador no elenco, com exceção do incansável goleiro Harley, o Goiás tentará usar o entrosamento como diferencial na competição.


GRÊMIO
Presidente: Fábio Koff
Sugestão de site: www.gremio.net
Estádio: Arena Grêmio, em Porto Alegre
Títulos: Mundial (1983), Libertadores (1983 e 1995), Recopa (1996), Brasileiro (1981 e 1996), Copa do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001), Brasileiro Série B (2005), 36 títulos estaduais
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Time-base: Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos.
Fique de olho: Fernando
Ex-atleticanos: nenhum
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 07/07 (dom), em Curitiba; e 02/10 (qua), em Porto Alegre
Situação no Campeonato Estadual 2013: eliminado antes das finais
Análise: o Grêmio é uma incógnita. O Tricolor Gaúcho tem um time experiente, mas que recebe muitas críticas por expulsões infantis (como o zagueiro Cris, em duas oportunidades), além do trabalho de Vanderlei Luxemburgo, que recebeu um elenco caro, mas não conseguiu chegar às finais do Gauchão 2013 e foi eliminado na Libertadores. Mesmo com todos estes problemas, é candidato a permanecer na parte de cima da tabela.


INTERNACIONAL
Presidente: Giovanni Luigi
Sugestão de site: www.internacional.com.br
Estádio: Francisco Stedile (Centenário) – em razão das obras para a Copa no Beira Rio
Títulos: Mundial (2006), Libertadores (2006 e 2010), Sul-Americana (2008), Recopa Sul-Americana (2007 e 2011), Brasileiro (1975, 1976 e 1979), Copa do Brasil (1992), 42 títulos estaduais
Técnico: Dunga
Time-base: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Willians, Fred e D’Alessandro; Forlán e Leandro Damião
Fique de olho: Forlán
Ex-atleticanos: Rafael Moura
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 11/08 (dom) no Rio Grande do Sul; 03/11 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: O Colorado é sempre um adversário complicado, que monta bons elencos e tem boas campanhas no certame nacional. Ano passado teve um ano atípico, terminando pela 2ª vez nos últimos dez anos fora dos oito primeiros colocados. Mas para este ano, o Inter pode perder Leandro Damião e Forlán, mas a equipe continuará contando com D’Alessandro na regência do meio campo com bons valores para chegar longe no Brasileirão.


NÁUTICO
Presidente:Paulo Wanderley
Sugestão de site: www.nautico-pe.com.br
Estádio:Arena Pernambuco, em Recife
Títulos: 21 títulos estaduais
Técnico: Indefinido
Time-base:Felipe; Maranhão, Alemão, Jean Rolt e Douglas Santos;Elicarlos, Rodrigo Souto, Martinez e Renato; Rogério e Élton
Fique de olho: Douglas Santos
Ex-atleticanos: Maranhão e Rodrigo Souto
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 01/09 (dom) em Recife; e 24/11 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: eliminado antes da fase final
Análise: o Timbu é um dos candidatos ao rebaixamento. A equipe não conseguiu fazer bons jogos contra os grandes do estado e terá um adversário invisível, já que o Náutico deverá jogar toda a Série A na Arena Pernambuco e não no Estádio dos Aflitos. Mesmo com o dobro da capacidade, a Arena deverá ter a força que os Aflitos transmitia. Além de contar com um elenco com poucas peças para reposição, a equipe pernambucana tem uma defesa, a princípio, muito frágil.


PONTE PRETA
Presidente: Márcio Eduardo Della Volpe (mandato até 2014)
Sugestão de site: www.pontepreta.net
Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas
Títulos: Campeão Paulista Série A2 (1969) e Campeão Paulista do Interior (2009 e 2013)
Técnico: Guto Ferreira
Time-base: Edson Bastos; Cicinho, Cleber, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef, Chiquinho e Ramírez; Rildo e William
Fique de olho: Rodrigo Biro
Ex-atleticanos: Gustavo Lazzaretti, Paulo Roberto, Felipe Colto e Dennis Murilo
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 05/06 (qua) em Campinas; e 22/09 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão do interior
Análise: depois de conquistar o título de campeão do interior paulista, a Ponte Preta aparece com uma boa equipe para a disputa do Brasileirão e pode incomodar em algumas partidas caso consiga manter a base que disputou o Paulistão, sem o tradicional desmanche, principalmente se segurar o atacante Alemão, que desde que chegou ao Moisés Lucarelli tem feito grandes jogos.


PORTUGUESA
Presidente: Manuel da Lupa
Sugestão de site: www.portuguesa.com.br
Estádio: Canindé, em são Paulo
Títulos: 3 títulos estaduais
Técnico: indefinido
Time-base: Gledson; Luis Ricardo, Rogério, Valdomiro e Ivan; Bruninho, Muralha, Moisés e Héverton; Diogo e Flecha Arraya
Fique de olho: Flecha Arraya
Ex-atleticanos: Henrique e Héverton
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético:27/06 (qui) em São Paulo; 13/10 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: Campeão da Série A2
Análise: a Lusa é uma das principais candidatas ao rebaixamento. Sem investimento e com um elenco fraco tecnicamente, a equipe do Canindé deverá ter dificuldades para conquistar pontos fora de casa. Um dos jogadores que pode merecer atenção é o atacante argentino Flecha-Arraya, que fez um bom Paulistão na A2.


SANTOS
Presidente: Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro
Sugestão de site: www.santosfc.com.br
Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Títulos: Brasileiro (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004), Libertadores (1062, 1963 e 2011), Sul-Americana (2012), Copa do Brasil (2010) e 20 títulos estaduais
Técnico: Muricy Ramalho
Time-base: Rafael; Bruno Peres, Durval, Edu Dracena e Léo; Arouca, Renê Júnior, Cícero e Montillo; Neymar e André
Fique de olho: Giva
Ex-atleticanos: Durval
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 04/09 (qua) em Curitiba; 01/12 (dom) em Santos
Situação no Campeonato Estadual 2013: vice-campeão
Análise: o Santos começa o Campeonato Brasileiro sem saber se terá o craque Neymar até o final do ano. Isso porque o atacante pode trocar o Peixe por Barcelona ou Real Madrid já na próxima janela de transferências. Com essa dúvida, o clube da Vila Belmiro aposta na manutenção da base do ano passado, que tem jogadores com passagem pela Seleção, como o goleiro Rafael e o volante Arouca. Além disso, contratou reforços pontuais, como Cícero, Renê Júnior e Montillo. Apesar dos nomes de peso e do vice-campeonato paulista, o time ainda tenta deslanchar na temporada e vira uma incógnita com a saída iminente de seu principal jogador, Neymar.


SÃO PAULO
Presidente: Juvenal Juvêncio
Sugestão de site: www.saopaulofc.net
Estádio: Morumbi, em São Paulo
Títulos: Mundial de Clubes (1992, 1993, 2005), Libertadores (1992, 1993, 2005), Brasileiro (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008), 21 títulos estaduais
Técnico: Ney Franco
Time-base: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Thiago Carleto; Wellington, Denilson, Jadson e Douglas; Ganso e Luís Fabiano
Fique de olho: Roni
Ex-atleticanos: Rhodolfo e Jadson
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 14/08 (qua) em São Paulo; e 10/11 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: eliminado na semifinal
Análise: o Tricolor paulista vive um momento conturbado. A eliminação no Campeonato Paulista e depois na Taça Libertadores fez com que o clima no Morumbi não ficasse nada agradável, mas isso não impede que o São Paulo faça uma excelente campanha na competição nacional. O problema principal para o time comandado por Ney Franco fica na questão do rendimento do time com Jadson e Ganso atuando juntos e separados. Se Ney conseguir achar o ponto ideal, o Tricolor entra na briga pelo título.


VASCO
Presidente: Roberto Dinamite
Sugestão de site: www.vasco.com.br
Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro
Títulos: Libertadores (1998), Copa Mercosul (2000), Brasileiro (1974, 1989, 1997 e 2000), Copa do Brasil (2011), Brasileiro Série B (2009) e 22 títulos estaduais
Técnico: Paulo Autuori
Time-base: Michel Alves; Elsinho, Luan, Renato Silva e Yotún; Fellipe Bastos, Fillipe Soutto, Pedro Ken e Dakson; Thiaguinho e Tenório
Fique de olho: Romário
Ex-atleticanos: Nei
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 08/09 (dom) no Rio de Janeiro; e 08/12 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: eliminado antes das finais
Análise: o time cruzmaltino pode ser considerado um dos candidatos ao rebaixamento na temporada. Com uma gestão conturbada na diretoria aliado a resultados que não apareceram, além da saída de Dedé, a situação vascaína tende a ser complicada. O Vasco tenta se arrumar com Paulo Autuori no banco de reservas e tentará surpreender com o experiente Tenório e o jovem Bernardo no ataque, além de Pedro Ken e Carlos Alberto na armação das jogadas.


VITÓRIA
Presidente: Alexi Portela Júnior
Sugestão de site: www.ecvitoria.com.br
Estádio: Barradão, em Salvador
Títulos: 27 títulos estaduais
Técnico: Caio Junior
Time-base: Deola; Nino, Gabriel, Victor Ramos e Mansur; Michel, Cáceres, Escudero e Renato Cajá, Dinei e Maxi Biancucchi
Fique de olho: Mansur
Ex-atleticanos: Dinei, Fabrício e Pedro Oldoni
Confrontos contra o Atlético em 2012: Atlético 0 x 1 Vitória em Paranaguá e Vitória 0 x 2 Atlético dia 23/10 em Salvador (Campeonato Brasileiro).
Data dos jogos contra o Atlético: 09/06 (dom), na Bahia; e 29/09 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: retornou junto com o Furacão para a Série A e viveu uma gangorra no início do ano. Depois de uma desclassificação precoce na Copa do Nordeste, se concentrou no Campeonato Baiano e vem atropelando seus adversários, principalmente nos clássicos. Com Caio Junior no comando, a equipe joga em velocidade Cáceres, Escudero e Cajá e deixa Maxi Biancucchi e Dinei esperando a bola chegar na área para finalizar. A provável missão de Caio Junior seja manter o Vitória na Série A.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…