Confira a análise tática do Flamengo
O Furacão enfrentará o Flamengo neste sábado (01) no jogo dos rubro-negros. A partida acontecerá em Joinville, às 16h20. Ambos irão até a Arena Joinville em busca da primeira vitória no certame nacional. Nesta edição do Campeonato Brasileiro, o Atlético foi derrotado em Macaé pelo Fluminense e empatou na Vila Olímpica com o Cruzeiro. Enquanto isso, o rubro-negro carioca empatou com o Santos na primeira rodada e foi derrotado pela Ponte Preta.
No Flamengo, o treinador Jorginho tem dois desfalques: o volante Cáceres, que já está lesionado faz pouco mais de um mês e meio, e o lateral-esquerda Ramon, que se machucou no final da partida diante da Ponte Preta. Sem Ramon, o Flamengo não conseguirá repetir a escalação, que iria para a terceira partida consecutiva com o mesmo 11 inicial. Mesmo assim, o rubro-negro carioca busca acertar o ataque, que conta com o reforço de Marcelo Moreno, que veio por empréstimo do Grêmio.
O Flamengo deverá jogar no 4-4-2 clássico no momento em que a equipe não estiver com a bola, com as duas linhas de 4 da defesa e do meio de campo se compactando bem rapidamente. Mas no momento do ataque, o rubro-negro carioca deve alternar para o 4-5-1 e que em alguns momentos poderá contar no 4-3-3 quando a equipe puxar o contra-ataque em velocidade e deverá contar com Gabriel pela esquerda e Rafinha pela direita, buscando Marcelo Moreno centralizado. Jorginho deverá contar com Léo Moura como válvula de escape para o ataque, além de ser um dos principais criadores de jogadas ao lado de Renato Abreu. O Flamengo depende muito do poder de criação de Renato Abreu e Gabriel e, caso a marcação dos volantes atleticanos seja eficiente, a equipe carioca deverá oferecer pouco perigo ao gol de Weverton.
Jorginho pode surpreender e recolocar o atacante Hernani na equipe titular para atuar em um 4-3-1-2, com dois atacantes de referência para pressionar a zaga atleticana. Caso Jorginho surpreenda, Deivid terá uma função extremamente importante na contenção de Gabriel e Rafinha.
Pelo lado do Furacão, Drubscky não contará com o lateral-direita Léo, que foi vetado pelo departamento médico rubro-negro. O substituto imediato é Jonas, que chegou ao Furacão nesta temporada. Além da saída de Léo, outro que deve perder a vaga é o atacante Marcelo, que não tem rendido conforme o esperado pela comissão técnica e poderá ver o atacante Marcão começar a partida.
Escalações
Atlético* : Weverton; Jonas, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Felipe e Everton; Marcão e Éderson.
Flamengo*: Felipe; Léo Moura, Renato Santos, González e João Paulo; Luiz Antônio, Elias, Renato Abreu e Gabriel; Rafinha e Marcelo Moreno.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.
Fique de olho: Marcelo Moreno. Mesmo sem conseguir atuar bem pelo rubro-negro carioca, o boliviano já mostrou em diversas oportunidades que pode ser importante. Além disso, Rafinha e Gabriel irão abusar da velocidade e irão dar muito trabalho para a zaga atleticana.
Caminho da vitória: O lado esquerdo da defesa carioca não terá Ramon, que é um bom apoiador, mas tem um ótimo desarme. Quem entrará em seu lugar é João Paulo, que não tem na velocidade uma das suas principais características e isso pode fazer com que as triangulações pelo lado esquerdo da zaga do Flamengo podem trazer boas oportunidades de gol.