Confira a análise tática do Paysandu

Nesta quarta-feira (17), o Furacão entrará em campo para buscar a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil 2013. O adversário da vez é o Paysandu, o Papão da Curuzu, que mandará o seu jogo no Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão. O Paysandu ocupa a 13ª colocação na Série B e vem de uma vitória e um empate no certame nacional. A equipe comandada por Givanildo Oliveira terá ao menos uma mudança quando comparada ao time que entrou em campo diante do São Caetano, na última terça.

O Paysandu, que foi campeão paraense na temporada e eliminou o São Raimundo na Copa do Brasil, ganhou a chance de disputar a terceira fase após ser eliminado pelo Naviraiense em campo, mas ganhou a vaga no STJD depois da equipe sul-mato-grossense ter escalado jogadores de maneira irregular.

Givanildo Oliveira, velho conhecido da torcida atleticana, terá que realizar uma mudança na equipe titular do bicolor paraense. O atacante Marcelo Nicácio não poderá defender o Papão, já que defendeu o Vitória na partida diante do Salgueiro. Assim, Givanildo não poderá contar com o atacante e deverá usar Rafael Oliveira como parceiro de ataque do artilheiro Careca. O Papão deve ser escalado no 4-2-2-2 com Vanderson e Zé Antônio (ou Esdras) jogando como volantes, Alex Gaibú como meia esquerda e Eduardo Ramos como meia direita. Rafael Oliveira deve atuar como um atacante móvel e Careca será o homem de referência.

Defensivamente, o Paysandu vai jogar no 4-4-2 tradicional com duas linhas de quatro jogadores bem compactados e que irá explorar a velocidade de Yago Pikcahu pela lateral-direita para jogar no contra-ataque. Na lateral-esquerda, Janilson tem uma importante função na marcação e em vários momentos jogará como terceiro zagueiro, deixando Jean, ou Fábio Sanches, na sobra da defesa do Papão.

Escalações

Paysandu*: Marcelo; Yago Pikachu, Jean (Fábio Sanches), Raul e Janilson; Vanderson, Zé Antônio (Esdras), Alex Gaibú e Eduardo Ramos; Rafael Oliveira e Careca.
Atlético-PR*: Weverton; Léo, Manoel, Dráusio e Pedro Botelho; Bruno Silva, Juninho, João Paulo, Zezinho e Everton; Éderson.

* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: Yago Pikachu, Alex Gaibú e Careca. Pikachu é o responsável pelos contra-ataques do Papão e consegue boas jogadas individuais em velocidade. Gaibú é o cérebro do Paysandu, que tem passes precisos e consegue deixar os atacantes livres para o arremate. Careca, mesmo sem a badalação dos grandes centros, é um dos principais atacantes do ano, com 22 gols marcados na temporada.

Caminho da vitória: O lado esquerdo do ataque do Furacão. Botelho e Everton serão peças fundamentais para a criação de jogadas por este lado, aproveitando os buracos que constantemente são deixados por Yago Pikachu. Quem deverá fazer a cobertura é Vanderson, que já não tem toda aquela velocidade e deixará o lado direito da zaga do Papão aberta.