16 jul 2013 - 0h01

Confira a análise tática do Paysandu

Nesta quarta-feira (17), o Furacão entrará em campo para buscar a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil 2013. O adversário da vez é o Paysandu, o Papão da Curuzu, que mandará o seu jogo no Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão. O Paysandu ocupa a 13ª colocação na Série B e vem de uma vitória e um empate no certame nacional. A equipe comandada por Givanildo Oliveira terá ao menos uma mudança quando comparada ao time que entrou em campo diante do São Caetano, na última terça.

O Paysandu, que foi campeão paraense na temporada e eliminou o São Raimundo na Copa do Brasil, ganhou a chance de disputar a terceira fase após ser eliminado pelo Naviraiense em campo, mas ganhou a vaga no STJD depois da equipe sul-mato-grossense ter escalado jogadores de maneira irregular.

Givanildo Oliveira, velho conhecido da torcida atleticana, terá que realizar uma mudança na equipe titular do bicolor paraense. O atacante Marcelo Nicácio não poderá defender o Papão, já que defendeu o Vitória na partida diante do Salgueiro. Assim, Givanildo não poderá contar com o atacante e deverá usar Rafael Oliveira como parceiro de ataque do artilheiro Careca. O Papão deve ser escalado no 4-2-2-2 com Vanderson e Zé Antônio (ou Esdras) jogando como volantes, Alex Gaibú como meia esquerda e Eduardo Ramos como meia direita. Rafael Oliveira deve atuar como um atacante móvel e Careca será o homem de referência.

Defensivamente, o Paysandu vai jogar no 4-4-2 tradicional com duas linhas de quatro jogadores bem compactados e que irá explorar a velocidade de Yago Pikcahu pela lateral-direita para jogar no contra-ataque. Na lateral-esquerda, Janilson tem uma importante função na marcação e em vários momentos jogará como terceiro zagueiro, deixando Jean, ou Fábio Sanches, na sobra da defesa do Papão.

Escalações

Paysandu*: Marcelo; Yago Pikachu, Jean (Fábio Sanches), Raul e Janilson; Vanderson, Zé Antônio (Esdras), Alex Gaibú e Eduardo Ramos; Rafael Oliveira e Careca.
Atlético-PR*: Weverton; Léo, Manoel, Dráusio e Pedro Botelho; Bruno Silva, Juninho, João Paulo, Zezinho e Everton; Éderson.

* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: Yago Pikachu, Alex Gaibú e Careca. Pikachu é o responsável pelos contra-ataques do Papão e consegue boas jogadas individuais em velocidade. Gaibú é o cérebro do Paysandu, que tem passes precisos e consegue deixar os atacantes livres para o arremate. Careca, mesmo sem a badalação dos grandes centros, é um dos principais atacantes do ano, com 22 gols marcados na temporada.

Caminho da vitória: O lado esquerdo do ataque do Furacão. Botelho e Everton serão peças fundamentais para a criação de jogadas por este lado, aproveitando os buracos que constantemente são deixados por Yago Pikachu. Quem deverá fazer a cobertura é Vanderson, que já não tem toda aquela velocidade e deixará o lado direito da zaga do Papão aberta.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…