Diretoria estaria retomando ideia de criar uma fundação

Petraglia foi alvo da revolta da torcida [foto: ALEP/Sandro Nascimento]

A diretoria do Atlético está estudando o projeto de criação de uma fundação vinculada ao clube, denominada Funcap. A informação foi divulgada pelo repórter Jairo Júnior, da Rádio Transamérica, no programa esportivo desta segunda-feira (15/07). De acordo com Jairo, o estatuto social da Funcap já estaria pronto e deverá ser submetido em breve ao Conselho Deliberativo do Atlético. Dentre os diretores da Funcap estariam Mario Celso Petraglia, Luiz Sallim Emed e Márcio Lara, integrantes do atual Conselho Administrativo do clube.

O Estatuto Social do Atlético prevê a possibilidade de instituição de uma fundação de direito privado, "com finalidades morais, culturais, de assistência ou outras permitidas por lei e compatíveis com as finalidades do Clube". A criação da Fundação depende de aprovação do Conselho Deliberativo, por maioria do voto dos presentes em reunião extraordinária convocada especialmente para esse fim.

A ideia de constituir uma fundação não é nova e vem sendo cogitada por Petraglia desde a sua passagem anterior pelo clube, em 2008. Na época, o site oficial do clube veiculou algumas características do projeto: "Uma das intenções é implementar a Fundação do Clube Atlético Paranaense (Funcap). Menina dos olhos Petraglia, a Funcap servirá como ferramenta nacional de inclusão social de meninos em situação de risco ou marginalizados pelas condições sociais. "Vamos desenvolver o projeto da Fundação e vamos colocar em prática a idéia de formar meninos e garantir a possibilidade de que eles tenham um futuro dentro do esporte", ponderou Petraglia. Cursos de formação de técnicos e preparadores físicos também deverão ser desenvolvidos pelo projeto educacional que será desenvolvido pelo Atlético Paranaense".

De acordo com as explicações de Petraglia há cinco anos, a Funcap desenvolveria um projeto de inclusão social através do futebol. "No devido tempo todos conhecerão o que está sendo pensado e realizado. Inclui grandes parcerias com outras grandes Fundações, ONGs e outras instituições do gênero voltadas para o mesmo fim", revelou, também em matéria do site oficial.

Durante a campanha para as eleições do Conselho Deliberativo em dezembro de 2011, um dos compromissos da chapa CapGigante, liderada por Petraglia, foi a "Criação de mecanismos para proteção do clube quanto a riscos políticos de pessoas descredenciadas a exercer a presidência do clube".

Fundação

As fundações são pessoas jurídicas de direito privado, tal como sociedades e associações. O regime jurídico das fundações está previsto no Código Civil. Em termos básicos, é necessário que tenha fins "religiosos, morais, culturais ou de assistência" e que seja constituída pela transferência de bens livres.