Confira a análise tática do Corinthians
Na tarde do próximo domingo (21), o Furacão recebe o Corinthians, em confronto válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Sob o comando de Tite, a equipe adversária é a atual campeã da Taça Libertadores da América, Campeão do Mundo e na última quarta-feira conquistou o título da Recopa Sul-Americana. A partida será um bom teste para Vagner Mancini, que enfrentará um Corinthians que se caracterizou por não apresentar um futebol brilhante, vistoso, mas sim um futebol fatal.
A equipe paulista é marcada pela busca constante ao ataque e, pelo lado defensivo, o Furacão terá muito trabalho para fazer a torcida atleticana comemorar. Em sete jogos o Corinthians sofreu apenas quatro gols e tem a zaga menos vazada do Campeonato Brasileiro.
Tite tem três desfalques na escalação dos titulares. O volante Ralf, com uma lesão na coxa, dará lugar ao chileno Maldonado, enquanto isso os atacantes Emerson e Guerrero serão poupados e darão lugar a Renato Augusto e Alexandre Pato.
Com as alterações, o Corinthians passa do 4-3-3 para o 4-2-3-1, com Alexandre Pato como único atacante e deixando Romarinho como um meia/ponta direita, criando a sensação do 4-4-2. Maldonado atuará como primeiro volante, Guilherme (que tem a missão de ser o novo Paulinho), atua como um segundo volante, mas que tem qualidade técnica para fazer a transição rápida ataque-defesa e o experiente Danilo é o responsável pela criação das principais jogadas trabalhadas pelo Corinthians. Quando for atacado, o Corinthians mostrará um 4-3-2-1 com Pato centralizado, Romarinho aberto pela direita e Renato Augusto pela esquerda, enquanto Danilo recuará a poderá dar qualidade em um lançamento mais longo. Com Romarinho atuando como um meia, Tite deixa claro que irá explorar o contra-ataque, confiando no bom trabalho do sistema defensivo a na velocidade de Romarinho.
Escalações
Atlético-PR*: Weverton; Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Léo; Bruno Silva, João Paulo, Everton e Zezinho; Marcelo e Éderson.
Corinthians*: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Maldonado e Guilherme; Romarinho, Danilo e Renato Augusto; Alexandre Pato.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.
Fique de olho: Danilo, o experiente meia corintiano é decisivo. Todas as jogadas ofensivas da equipe paulista passam pelos pés dele. Romarinho nos contra-ataques poderá dar muito trabalho para Léo, que atuará na lateral-esquerda atleticana.
Caminho da vitória: O meia Éverton poderá ser o nome do jogo atuando em cima do lateral-esquerdo corintiano. O lateral-esquerda Fábio Santos poderia não jogar neste domingo, pois o jogador vinha reclamando do cansaço, que poderá ser uma arma explorada pela equipe atleticana. O lado esquerdo da zaga corintiana deverá deixar um caminho mais fácil para chegar ao gol defendido por Cássio.