20 jul 2013 - 14h41

Confira a análise tática do Corinthians

Na tarde do próximo domingo (21), o Furacão recebe o Corinthians, em confronto válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Sob o comando de Tite, a equipe adversária é a atual campeã da Taça Libertadores da América, Campeão do Mundo e na última quarta-feira conquistou o título da Recopa Sul-Americana. A partida será um bom teste para Vagner Mancini, que enfrentará um Corinthians que se caracterizou por não apresentar um futebol brilhante, vistoso, mas sim um futebol fatal.

A equipe paulista é marcada pela busca constante ao ataque e, pelo lado defensivo, o Furacão terá muito trabalho para fazer a torcida atleticana comemorar. Em sete jogos o Corinthians sofreu apenas quatro gols e tem a zaga menos vazada do Campeonato Brasileiro.

Tite tem três desfalques na escalação dos titulares. O volante Ralf, com uma lesão na coxa, dará lugar ao chileno Maldonado, enquanto isso os atacantes Emerson e Guerrero serão poupados e darão lugar a Renato Augusto e Alexandre Pato.

Com as alterações, o Corinthians passa do 4-3-3 para o 4-2-3-1, com Alexandre Pato como único atacante e deixando Romarinho como um meia/ponta direita, criando a sensação do 4-4-2. Maldonado atuará como primeiro volante, Guilherme (que tem a missão de ser o novo Paulinho), atua como um segundo volante, mas que tem qualidade técnica para fazer a transição rápida ataque-defesa e o experiente Danilo é o responsável pela criação das principais jogadas trabalhadas pelo Corinthians. Quando for atacado, o Corinthians mostrará um 4-3-2-1 com Pato centralizado, Romarinho aberto pela direita e Renato Augusto pela esquerda, enquanto Danilo recuará a poderá dar qualidade em um lançamento mais longo. Com Romarinho atuando como um meia, Tite deixa claro que irá explorar o contra-ataque, confiando no bom trabalho do sistema defensivo a na velocidade de Romarinho.

Escalações

Atlético-PR*: Weverton; Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Léo; Bruno Silva, João Paulo, Everton e Zezinho; Marcelo e Éderson.
Corinthians*: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Maldonado e Guilherme; Romarinho, Danilo e Renato Augusto; Alexandre Pato.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: Danilo, o experiente meia corintiano é decisivo. Todas as jogadas ofensivas da equipe paulista passam pelos pés dele. Romarinho nos contra-ataques poderá dar muito trabalho para Léo, que atuará na lateral-esquerda atleticana.

Caminho da vitória: O meia Éverton poderá ser o nome do jogo atuando em cima do lateral-esquerdo corintiano. O lateral-esquerda Fábio Santos poderia não jogar neste domingo, pois o jogador vinha reclamando do cansaço, que poderá ser uma arma explorada pela equipe atleticana. O lado esquerdo da zaga corintiana deverá deixar um caminho mais fácil para chegar ao gol defendido por Cássio.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…