24 jul 2013 - 22h17

Classificado, Atlético não participa da Sul-Americana

Com a vitória de hoje diante do Paysandu, o Atlético se classificou para as oitavas-de-final da Copa do Brasil e fica fora da Copa Sul-Americana.

O novo regulamento da Copa do Brasil, com a participação de 86 times, obrigou a CBF a fazer alterações no regulamento de classificação para a Copa Sul-Americana. Até 2011, os times que tivessem as melhores campanhas no Campeonato Brasileiro e não fossem classificados para a Copa Libertadores da América seriam automaticamente classificados para a Sul-Americana. Porém, com o aumento do número de times participantes e, consequentemente, da duração da Copa do Brasil, alguns times classificados para as oitavas-de-final não teriam calendário para disputar a competição continental. Assim, de acordo com a resolução da CBF, os clubes classificados para as oitavas-de-final da Copa do Brasil e que também tivessem direito à vaga na Sul-Americana ficam de fora da disputa continental, dando lugar aos times que ocuparam as posições seguintes na classificação do Campeonato Brasileiro do ano anterior.

O Atlético, por ter terminado a série B o Campeonato Brasileiro de 2012 na terceira colocação, poderia ficar com a vaga da Sul-Americana caso não passasse pelo Paysandu. As outras vagas para a competição seriam ocupadas por Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico, Coritiba e Ponte Preta, de acordo com a classificação no Brasileiro de 2012. Como Flamengo, Internacional e Cruzeiro já passaram para as oitavas-de-final, cederam suas vagas para Bahia, Portuguesa e Criciúma (segundo colocado da série B de 2012, já que o campeão Goiás também passou de fase na Copa do Brasil).

Assim, caso Botafogo, Santos ou Ponte Preta avançassem na Copa do Brasil e o Atlético não tivesse se classificado, ficaria com a vaga da Sul-Americana.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…