Secretário-geral da FIFA visitará Arena neste mês

Valcke: confiança em Curitiba [foto: FURACAO.COM/Joka Madruga]

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, revelou ontem em sua coluna mensal no site da entidade que irá visitar as obras da Arena da Baixada no final deste mês. Além de Curitiba, outras cidades-sede como São Paulo e Manaus também serão visitadas por Valcke.

"Realmente não vejo a hora de minha próxima viagem ao Brasil, entre 19 e 22 de agosto, depois de minhas férias, quando visitarei os estádios e outros projetos vinculados à Copa do Mundo em São Paulo, Curitiba e Manaus", escreveu.

Para a Copa do Mundo 204, permanecem em obras os estádios em Porto Alegre, São Paulo, Cuiabá, Manaus e Natal. O representante da FIFA também afirmou que haverá um monitoramento mais firme das seis arenas ainda em construção. "Os preparativos para o principal torneio do futebol cresceram ao ponto de se tornar um enorme empreendimento coletivo tanto para os representantes da área esportiva quanto para os do país-sede, enquanto os trabalhos continuam em bom ritmo", opinou.

No último dia 26 de julho, o presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia, comentou em entrevista que o clube pretende organizar um jogo inaugural na Arena da Baixada em janeiro de 2014 com vários testes sob os olhos da FIFA, fato também abordado por Jérôme Valcke. "Os eventos e jogos realizados em cada arena – sejam partidas normais do Campeonato Brasileiro ou outros torneios – serão cruciais para testar as instalações, incluindo o transporte público e o grau de formação dos supervisores de segurança e voluntários durante eventos reais”, fechou.

Um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, a previsão de entrega da nova Arena da Baixada é em dezembro, com capacidade para 43 mil pessoas. O Caldeirão receberá quatro jogos da primeira fase do Mundial.