Arena terá "nova" cobertura em 70 dias
A decisão de prorrogar a construção do teto retrátil, anunciada no começo desta semana, durante a visita do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, à Arena da Baixada, tornará mais rápida a instalação da "nova" cobertura do estádio. Segundo o Atlético, a estrutura, que cobrirá todos os 43 mil assentos, será concluída até o fim de outubro.
Na próxima semana, uma importante etapa do processo será finalizada: os andaimes que sustentam uma das vigas serão retirados. No total, a cobertura terá duas grandes estruturas instaladas no vão de 196 metros entre as arquibancadas localizadas atrás dos gols.
A segunda viga, por sua vez, tem 20% da instalação concluída. A montagem ocorre há duas semanas. A previsão é que o término ocorra em mais quatro semanas. Simultaneamente, 42 "braços" também serão instalados. Eles ficarão sobre as arquibancadas laterais, perpendiculares às vigas principais. De acordo com o clube, duas unidades serão montadas a cada dia.
Após a montagem da cobertura, a CAP/SA, empresa criada para a gestão da construção, iniciará os trabalhos no futuro gramado. Hoje, quatro gruas ocupam parte da área do campo. A primeira etapa estará ligada à instalação do sistema de drenagem e irrigação. O gramado já foi plantado e chegará a Curitiba em dezembro.
No último dia 5, a arquibancada do Setor Brasílio Itiberê foi concluída após a instalação de todos os degraus pré-fabricados em concreto. A etapa também já foi finalizada na curva da Coronel Dulcídio. A nova estrutura conta com quatro lajes e pilares em toda a sua extensão.
Já a antiga arquibancada, erguida em 1999, ganhou dois degraus na parte inferior, construídas sobre o antigo fosso –o espaço, agora, será utilizado para armazenar a água da chuva, que será reaproveitada.
O estádio recebe as instalações internas, relativa às partes hidráulica e elétrica. Além disso, foram iniciados os trabalhos ligados à TI e ao ar-condicionado, com a colocação de dutos de exaustão em todos os banheiros e a montagem dos equipamentos principais das estruturas necessárias.
Segundo o clube, a parte de TI será concluída dois meses após a entrega do estádio, prevista para dezembro. A intenção é realizar o primeiro evento-teste no dia 26 de janeiro. No total, 700 operários trabalham na construção do estádio. O número deve chegar a 1,2 mil nas próximas semanas.
A Arena da Baixada está orçada em R$ 265 milhões. O novo custo, com aditivo de R$ 46 milhões, foi divulgado no final de julho pelo presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia.
O estádio será palco de quatro jogos da Copa do Mundo 2014, todos válidos pela primeira fase da competição. As partidas serão disputadas nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho.
Reportagem: Diego Salgado