25 ago 2013 - 12h49

Confira a análise tática do Botafogo

No começo da noite deste domingo, o Furacão enfrentará o Botafogo, vice-líder da competição, na Vila Capanema. O confronto encerra a 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Precisando vencer para retomar a ponta, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira vem até a Vila Capanema tentar buscar a sua quarta vitória como visitante e, para isso, espera contar com Seedorf em campo, além de querer que Vitinho e Rafael Marques continuem a boa fase que vem apresentando.

Enquanto isso, o Furacão quer a vitória para não deixar os líderes escaparem e contará com o retorno do experiente e decisivo Paulo Baier, além de esperar mais uma bela partida do atacante Marcelo, que vem sendo um dos principais “garçons” do Atlético na temporada. O Rubro-Negro teve a sua série de invencibilidade quebrada no meio da semana, quando perdeu para o Palmeiras, em confronto válida pela Copa do Brasil. Porém agora a equipe busca a retomada dos bons jogos no Campeonato Brasileiro para poder tornar o sonhar do G4 em realidade.

O Botafogo deve entrar em campo com o 4-5-1, que em momentos de velocidade se transforma em um 4-3-3, com Lodeiro e Vitinho assumindo posições de atacantes e fazendo inversões com Rafael Marques, transformando o ataque em um “carrossel”. Com um poderio ofensivo invejável, o alvinegro carioca tem o segundo melhor ataque do Campeonato Brasileiro e conta com uma boa distribuição de gols, tanto que oito jogadores diferentes já anotaram seus gols neste certame. O Botafogo tem se caracterizado como uma equipe diferente do padrão tradicional brasileiro, impondo o mesmo estilo de jogo dentro e fora de casa, fazendo com que o adversário tenha que se adaptar ao jogo cadenciado e técnico que a equipe do Botafogo vem apresentando.

A equipe carioca sabe quando precisa ser veloz e tem uma transição ataque-defesa para os contra-ataques que poucos clubes no Brasil têm, principalmente pela qualidade no passe de dois atletas fundamentais para esta transição: Marcelo Mattos e Seedorf. O alvinegro sabe que quando precisa de um passe mais rápido e veloz, tem a precisão nos passes e pode contar com a velocidade de Lodeiro e Vitinho, além da aproximação e qualidade no arremate de média distância de Rafael Marques.

Escalações

Botafogo*: Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Lima; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.

Atlético*: Weverton; Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva, Zezinho, Everton e Paulo Baier; Marcelo e Dellatorre.

* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: No quarteto ofensivo do Fogão. Seedorf precisa de poucos centímetros para criar jogadas geniais. Lodeiro, Vitinho e Rafael Marques darão muita dor de cabeça em Manoel e Luiz Alberto, principalmente pelas frequentes inversões de lado, o que dificulta e muito a marcação dos homens de frente do Botafogo.

Caminho da vitória: Jogadas pelo lado direito do ataque do Furacão. Lima é um lateral-esquerdo jovem e que tem diversas falhas na marcação, além de ser um dos apoiadores ao setor ofensivo. Jogadas em cima do lateral Lima podem resultar em boas jogadas e algumas oportunidades de gol para o Furacão.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…