Confira a análise tática do Santos
No começo da noite desta quarta-feira (04), o Rubro-Negro recebe o Santos em confronto válido pela penúltima rodada do primeiro turno da Série A. O Furacão entra em campo buscando a manutenção da série invicta no certame nacional, bem como buscará a vitória para assumir a segunda colocação na tabela de classificação. Enquanto isso, o Peixe busca manter a invencibilidade no Campeonato Brasileiro, já que desde a derrota vexatória para o Barcelona conquistou dez pontos em 18 disputados e chegou a seis jogos de invencibilidade.
O Peixe, que agora conta com Claudinei Oliveira como treinador efetivo, deverá jogar no 4-1-3-2, com Alison atuando de modo mais defensivo e dando mais liberdade para que Alan Santos, Leandrinho e Cícero possam correr o campo todo e atuem de modo conjunto na criação das jogadas da equipe alvinegra. O comandante santista terá o desfalque importante do meio-campista Montillo, principal articulador das jogadas do Peixe. Além do argentino, Claudinei não poderá contar com Arouca, que já está fora da equipe faz certo tempo e está se recuperando de lesão muscular. O último desfalque é o lateral-esquerda Mena, que recebeu o terceiro cartão amarelo no confronto diante do Fluminense, e não poderá atuar dando lugar ao experiente Léo.
A equipe alvinegra tem dois setores opostos. O ataque mostra muita dificuldade para conseguir transformar as suas oportunidades em gol, tanto que o ataque comemorou apenas 18 gols (5º pior ataque da Série A). Já no sistema defensivo, os experientes Edu Dracena e Durval conferem uma solidez para a equipe, já que em 15 jogos a defesa sofreu apenas 12 gols, tendo a segunda melhor defesa da competição. O Santos defende com cinco jogadores, com Alison atuando quase como um terceiro zagueiro em diversos momentos, mas explora o contra-ataque com a velocidade dos garotos da meia-cancha e sem um atacante de referência, com Thiago Ribeiro e Everton Costa jogando quase como pontas.
Pelo lado do Furacão, Mancini não poderá contar com Botelho, que está lesionado, e com o volante Bruno Silva, que cumpre suspensão automática. Mas o comandante do Furacão terá o retorno do zagueiro Manoel e do capitão Paulo Baier. Além de contar com o excelente momento vivido por Éderson, artilheiro do Campeonato Brasileiro, o Furacão jogará com a invencibilidade de sete meses, quando atua como mandante.
Escalações
Atlético*: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Willian Rocha; João Paulo, Zezinho, Everton e Paulo Baier; Marcelo e Éderson.
Santos*: Aranha; Cicinho, Edu Drecana, Durval e Léo; Alison, Alan Santos, Cícero e Leandrinho; Everton Costa e Thiago Ribeiro.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.
Fique de olho: Cícero e a dupla de ataque Everton Costa e Thiago Ribeiro. O jovem meio-campista Cícero é o artilheiro do Santos no Campeonato Brasileiro, fruto de um excelente arremate de média distância. Everton Costa e Thiago Ribeiro tem mostrado um bom entrosamento nos últimos dois jogos e já deixaram claro que conseguem criar boas oportunidades quando estão próximos para uma troca rápida de passes.
Caminho da vitória: Velocidade. Mesmo sendo a segunda equipe que menos sofreu gols na Série A, o Santos apresenta muitas dificuldades para jogar contra ataques velozes. Marcelo, Éderson e Everton devem ganhar, com muita facilidade, as jogadas de velocidade e a partir daí criar boas oportunidades de gol.