6 set 2013 - 16h50

Baixada completa 99 anos

Nesta sexta-feira (6), o estádio Joaquim Américo completa 99 anos. Estádio mais antigo do Paraná, a Baixada, como é conhecida, teve o seu jogo de inauguração em 1914, uma vitória do Flamengo por 7 a 1 sobre o Internacional – um dos clubes que deu origem ao Atlético, em 1924.

Desde que o Furacão nasceu e passou a disputar seus jogos na "Baixada da Água Verde", várias modificações foram feitas no estádio, que começou acanhado para se tornar um dos mais modernos do mundo. Sempre à frente de seu tempo, a Baixada foi pioneira no Paraná com arquibancadas de concreto e, mais recentemente, em 1999, se tornou o estádio mais moderno da América Latina depois de ser totalmente reconstruída sob o conceito de arena. Foi também o primeiro estádio brasileiro a fechar um contrato de patrocínio envolvendo naming rights.

Famoso por ser um dos estádios mais luxuosos do mundo, o "Caldeirão do Diabo", como é chamado pelos torcedores atleticanos, ganhou de presente no ano de seu centenário ser um dos palcos da mais importante competição esportiva do planeta: a Copa do Mundo da FIFA, que ocorre em solo brasileiro no ano que vem.

Hoje fechada devido às obras para adequação aos encargos da entidade máxima do futebol, a Arena da Baixada deve ser reaberta em março de 2014. Fica agora a expectativa e a contagem regressiva dos torcedores para que, no próximo ano, a Baixada receba uma grande festa em seu um século de existência.

Confira um vídeo da Baixada em 1949

Veja abaixo imagens de Curitiba e do Estádio Joaquim Américo em 1949 (a partir do minuto 05:07):



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…