Confira a análise tática do Cruzeiro
Neste sábado, mais exatamente no final da tarde deste sábado (14), o Furacão abrirá a 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro entrará em campo diante do Cruzeiro, em um confronto entre dois dos principais times do certame nacional. Enquanto o Furacão entra em campo querendo a vitória para tentar recuperar a terceira colocação, a equipe mineira quer manter a boa fase como mandante e a invencibilidade, que já dura 23 jogos no Mineirão.
Para montar o time cruzeirense, o treinador Marcelo Oliveira já sabe que não poderá contar com seis jogadores. Os desfalques são os laterais Diego Renan e Everton, na zaga Victorino está fora. Na meia cancha celeste Elber está vetado pelo Departamento Médico e no ataque, Luan e Dagoberto não poderão atuar. Luan teve uma ruptura de ligamento, enquanto isso o atacante Dagoberto foi julgado nesta sexta-feira (13) pelo STJD em virtude da sua expulsão contra o Vasco. Com a punição de dois jogos, o atacante não poderá jogar.
Como todos os desfalques já estavam fora de jogo nas últimas duas rodadas, exceto Dagoberto, o treinador Marcelo Oliveira tem utilizado o esquema 4-4-2, com a meia cancha quase como um quadrado. Se no 1º turno a Raposa jogou no 4-1-3-2, com Nilton, Diego Souza e Everton Ribeiro procurando espaços, a partida deste sábado deverá mostrar uma outra armação tática. O meio de campo mineiro deverá ter Nilton e Lucas Silva como volantes, na retaguarda defensiva. Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (ou Alisson) devem jogar como meias avançados e com muita liberdade para jogar em profundidade e com arremates de media e longa distância.
Marcelo Oliveira tem duas dúvidas para escalar o time. Alisson ou Ricardo Goulart como meia pela direita e no ataque ainda não foi definido se jogará Borges ou Julio Baptista.
Já Vagner Mancini deverá poupar o experiente Paulo Baier e não poderá contar Marco Antônio e Cleberson, vetados pelo departamento médico em virtude de desconfortos musculares, além de Pedro Botelho e William Rocha, que seguem lesionados.
Escalações
Cruzeiro*: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton, Lucas Silva, Ricardo Goulart (Alisson) e Everton Ribeiro; Willian e Borges (Júlio Baptista).
Atlético: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Zezinho (Maranhão); Bruno Silva, João Paulo, Felipe e Everton; Marcelo e Éderson.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.
Fique de olho: Everton Ribeiro. O meio-campista vive um momento mágico e tem disso decisivo para o Cruzeiro. Com jogadas individuais ou trabalhadas, ele tem mais se destacado no setor ofensivo, além da qualidade no arremate de curta e média distância.
Caminho da vitória: Explorar as jogadas em cima do Ceará. O lateral-direita do Cruzeiro tem dificuldades na marcação e poderá ceder espaços e muitas oportunidades de bola parada. Marcelo deverá jogar em velocidade em cima do Ceará, para conseguis invadir a área cruzeirense em busca da vitória.