14 set 2013 - 0h59

Confira a análise tática do Cruzeiro

Neste sábado, mais exatamente no final da tarde deste sábado (14), o Furacão abrirá a 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro entrará em campo diante do Cruzeiro, em um confronto entre dois dos principais times do certame nacional. Enquanto o Furacão entra em campo querendo a vitória para tentar recuperar a terceira colocação, a equipe mineira quer manter a boa fase como mandante e a invencibilidade, que já dura 23 jogos no Mineirão.

Para montar o time cruzeirense, o treinador Marcelo Oliveira já sabe que não poderá contar com seis jogadores. Os desfalques são os laterais Diego Renan e Everton, na zaga Victorino está fora. Na meia cancha celeste Elber está vetado pelo Departamento Médico e no ataque, Luan e Dagoberto não poderão atuar. Luan teve uma ruptura de ligamento, enquanto isso o atacante Dagoberto foi julgado nesta sexta-feira (13) pelo STJD em virtude da sua expulsão contra o Vasco. Com a punição de dois jogos, o atacante não poderá jogar.

Como todos os desfalques já estavam fora de jogo nas últimas duas rodadas, exceto Dagoberto, o treinador Marcelo Oliveira tem utilizado o esquema 4-4-2, com a meia cancha quase como um quadrado. Se no 1º turno a Raposa jogou no 4-1-3-2, com Nilton, Diego Souza e Everton Ribeiro procurando espaços, a partida deste sábado deverá mostrar uma outra armação tática. O meio de campo mineiro deverá ter Nilton e Lucas Silva como volantes, na retaguarda defensiva. Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (ou Alisson) devem jogar como meias avançados e com muita liberdade para jogar em profundidade e com arremates de media e longa distância.

Marcelo Oliveira tem duas dúvidas para escalar o time. Alisson ou Ricardo Goulart como meia pela direita e no ataque ainda não foi definido se jogará Borges ou Julio Baptista.

Já Vagner Mancini deverá poupar o experiente Paulo Baier e não poderá contar Marco Antônio e Cleberson, vetados pelo departamento médico em virtude de desconfortos musculares, além de Pedro Botelho e William Rocha, que seguem lesionados.

Escalações

Cruzeiro*: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton, Lucas Silva, Ricardo Goulart (Alisson) e Everton Ribeiro; Willian e Borges (Júlio Baptista).
Atlético: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Zezinho (Maranhão); Bruno Silva, João Paulo, Felipe e Everton; Marcelo e Éderson.

* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: Everton Ribeiro. O meio-campista vive um momento mágico e tem disso decisivo para o Cruzeiro. Com jogadas individuais ou trabalhadas, ele tem mais se destacado no setor ofensivo, além da qualidade no arremate de curta e média distância.

Caminho da vitória: Explorar as jogadas em cima do Ceará. O lateral-direita do Cruzeiro tem dificuldades na marcação e poderá ceder espaços e muitas oportunidades de bola parada. Marcelo deverá jogar em velocidade em cima do Ceará, para conseguis invadir a área cruzeirense em busca da vitória.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…