25 set 2013 - 12h00

Furacão dita tendência para calendário 2014

O anúncio do calendário de 2014, feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última sexta-feira (20), gerou insatisfação por parte de vários clubes brasileiros. A principal reclamação diz respeito à data de início dos campeonatos estaduais – 12 de janeiro –, o que reduziria o período de pré-temporada para cerca de um mês.

Diante deste encurtamento, Botafogo, Internacional, Avaí e Figueirense já admitem a possibilidade de seguir a tendência criada pelo Atlético Paranaense, que em 2013 disputou o campeonato local com seu elenco sub-23.

“Em breve os clubes vão ser obrigados a imitar a fórmula do Atlético-PR, que jogou o estadual de 2013 com um time Sub-23. O que eu defendo é que haja uma pré-temporada maior. E um campeonato jogado com maiores intervalos entre as partidas”, afirmou o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, nesse sábado (21).

Além do comandante alvinegro, o experiente zagueiro Bolívar, também do time carioca, elogiou o fato do Furacão não ter escalado sua equipe principal para a disputa do estadual: “A medida tomada pelo Atlético Paranaense foi inteligente e ajuda a saúde dos atletas. Acho que essa é a prioridade. Antecipar as férias não faz parte desse tipo de pensamento, pelo contrário”, afirma o defensor.

Em 2013, o Internacional já havia escalado sua equipe Sub-23 nas primeiras rodadas do Gauchão, algo que deverá ser feito novamente, segundo declaração feita nessa semana pelo diretor de futebol do Colorado, Luís César Souto de Moura: “Nós vamos dar um bom período de descanso para o elenco, até pelo nível de estresse e desgaste deste ano. Não tem chance nenhuma de reduzirmos o período de férias do elenco”, completa, ressaltando ainda que o calendário da CBF “é coisa de país sem cultura de planejamento”.

Outro clube que pretende escalar sua equipe de juniores no estadual é o Avaí. O diretor de planejamento do clube, Enio Gomes, afirmou, já antes do anúncio da CBF, que também irá colocar para jogar no Campeonato Catarinense uma equipe mesclando jogadores do Sub-20, do Sub-23 e profissionais que não estão sendo muito utilizados no time principal. O dirigente acrescentou que uma decisão final sobre aquele estadual será tomada em reunião dos clubes na Federação Catarinense no começo de outubro.

O Figueirense, através de sua assessoria, também informou que não descarta “esvaziar” o Campeonato Catarinense, com foco na preparação para o nacional.

Além da reprovação por parte dos clubes, nessa terça-feira (24), 75 atletas, como Alexandre Pato (Corinthians), Fábio (Cruzeiro) e Paulo Baier (Atlético), demonstraram insatisfação não só com a curta temporada, como também a quebra das férias dos atletas, que passariam a ser divididas em 15 dias para o início do ano e os outros 15 para o meio da temporada. Os jogadores pretendem marcar uma reunião com a CBF para tratar sobre o assunto.

*Com informações da GloboEsporte, FogãoNet e Trivela



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…