Confira a análise tática do Grêmio
Nesta quarta-feira o Furacão irá até a Arena do Grêmio, para enfrentar o Tricolor gaúcho, em confronto válido pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2013. A partida será muito importante para o Furacão, já que é um confronto com um rival direto em busca da vaga no G4. O Grêmio é o atual segundo colocado na tabela de classificação e, enquanto isso, o Rubro-Negro quer a vitória para ultrapassar o Grêmio na classificação do certame nacional.
A equipe gaúcha deverá manter o esquema que venceu o São Paulo no final de semana, atuando no 4-3-3, apenas com a alteração de Rhodolfo no lugar de Saimon. O Grêmio terá Souza atuando mais recuado na meia cancha, dando mais liberdade para Ramiro e Riveros subirem ao ataque e auxiliarem Vargas, Kleber e Barcos na armação das jogadas e nos arremates ao gol de Weverton.
O Grêmio tem mostrado muita força ofensiva também pelos lados do campo com Pará e principalmente com Alex Telles, que vêm mostrando muita qualidade em cruzamentos e arremates de fora da área. O time gaúcho apostará em uma defesa sólida, principalmente com a volta de Rhodolfo e a cobertura de Souza, para que os homens de frente possam atuar sem tanta pressão e com muito ímpeto ofensivo.
O tricolor dos pampas vem mostrando que não pratica um futebol bonito, mas sim um futebol eficiente, aonde qualquer resultado positivo é importante, independente de como tenha sido a apresentação do time. Assim, pode-se esperar um Grêmio bem postado defensivamente, mas com saídas rápidas para contra-ataques com passes de média e longa distância, sem muita criatividade, mas sempre em direção ao gol defendido por Weverton.
Pelo lado do Furacão, Mancini terá quatro desfalques. O lateral Willian Rocha, que só voltará a atuar na próxima temporada é um dos desfalques. Além dele, o zagueiro Cleberson e o meio-campista Marco Antônio estão no departamento médico do time rubro-negro e o último desfalque é o atacante Marcelo, que cumprirá a suspensão automática.
Escalações
Atlético*: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Everton e Paulo Baier; Dellatorre e Éderson.
Grêmio*: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Vargas, Kleber e Barcos.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.
Fique de olho: Em Alex Telles e Riveros. Com os dois jogadores atuando mais pelo lado esquerdo do ataque gremista, Léo terá muito trabalho na marcação e precisará da ajuda dos volantes para conter o ataque gaúcho. Além disso, o trio ofensivo formado por Vargas, Kleber e Barcos não precisa de muitas oportunidades para conseguir colocar a bola no fundo das redes.
Caminho da vitória: Pará e Bressan. O lateral não tem grande poder de marcação e o zagueiro é um dos mais criticados jogadores do elenco gremista. No esquema com três zagueiros, as falhas do jovem defensor gremista não ficavam evidentes, mas como o Grêmio deverá atuar no 4-4-2, cada falha do zagueiro poderá dar uma boa oportunidade de gol para os atacantes atleticanos.