Alhos e bugalhos
O MCP está entre os maiores presidentes que o clube já teve. Eu, pelo menos, concordo com as idéias dele. Tanto para a Arena da Baixada, a forma de tratar as rádios autofágicas, as idéias sobre o plantel (defendi desde o começo a ideia do estadual com o sub-23, poupando os titulares. Fisiologia do exercício pura), quando até alguns dos por outros chamados ‘Petraglistas’ discordaram.
A única decisão que eu não corroboro é esta sobre o Paulo Baier, mesmo gostando da atual gestão. Acho que o cara tem o diferencial e veste a camisa como nenhum outro jogador hoje em dia. Declarou de imediato que ficava para a Série B e aceitou reduzir o salário para isso. E é muito melhor para a própria torcida, torcer quando existe um ídolo no elenco. Além disso, ele serve de exemplo e inspiração para os demais atletas, pois ele treina e se cuida, não é dos baladeiros e ainda está rendendo bem dentro de campo com o Mancini. Fora das quatro linhas, ele angaria, sim, torcedores para o Furacão, pois além de tudo é carismático. Fora ele, quem poderia cumprir a função seria o Manoel, melhor zagueiro do Brasil, mas ele não tem o mesmo carisma e inclusive já tentou sair do clube, e o Éderson artilheiro ainda não marcou história.
Mas sobre esse assunto, indiferente da opinião de cada um, o maior erro que a torcida atleticana vem cometendo nos últimos dias, principalmente os mais radicais de ‘esquerda e de direita’, é achar que Paulo Baier e Petraglia são a antítese um do outro, e que apoiar a renovação de Paulo é desaprovar tudo a respeito de Petraglia. Este, inclusive, é o discurso que as rádios estão jogando no ventilador.
PB e MCP são profissionais, não inimigos, tanto é que o garoto propaganda do Sócio Furacão é o próprio Paulo Baier. Os discursos parecem de crianças ranhentas: ‘Se você desaprova a não-renovação, você é inimigo do Petraglia, do Atlético e veste verde’ ou então ‘Se você quer a saída do PB é pq você não reconhece o ídolo, diz amém pro Petraglia e ele vai fazer o que quiser até afundar o clube’ Critica-se as rádios, mas é exatamente assim que elas jogam, pois a intriga gera audiência. Só falta o cara da T fazer uma enquete perguntando se a torcida quer o Paulo Baier ou Petraglia. Ridículos.
Ninguém vai deixar de torcer para o Furacão e virar coxa se o velhinho sair. Alguns declaram que param de pagar o plano de sócios… pode acontecer e é um direito deles. Eu, particularmente, continuarei assistindo e torcendo, apoiando o Furacão e o presidente em exercício, mas que o espetáculo vai perder um pouco do brilho até se criar um novo ídolo, ah isso vai.