Confira a análise tática da Portuguesa
Neste domingo (13), o Furacão entrará em campo para receber a Portuguesa na Vila Capanema. O confronto, válido pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, colocará frente a frente duas equipes em colocações distantes na tabela, mas nem por isso a partida deverá ser tranquila para o time rubro-negro.
A Lusa teve um início de Brasileirão bem conturbado, inclusive tendo a troca no comando técnico. Saiu Edson Pimenta e veio Guto Ferreira para a equipe do Canindé. Guto continuou com um trabalho turbulento na Portuguesa, mas aos poucos passou a desenvolver um trabalho bem executado e conseguiu bons resultados, inclusive uma recente série de três partidas consecutivas com vitória.
Com todo o time à disposição para este domingo, Guto Ferreira já afirmou que virá até a capital paranaense para jogar no ataque e sair de Curitiba com os três pontos. Para isso acontecer, o comandante da Lusa apostará nas boas jogadas de Bruno Henrique, Moisés e Souza, além de contar com o apoio de Luis Ricardo pelo lado direito. Diferente do que aconteceu no início do campeonato, hoje a Portuguesa tem um time ofensivo e consegue jogar um futebol envolvente e tem contra-ataques mortais com o atacante Gilberto, que já mostrou qualidade em jogadas que acontecem dentro e fora da área.
Guto deve colocar a Portuguesa em campo no 4-4-2, com duas linhas de quatro e compactação rápida na defesa, contando com o auxílio dos volantes Correa e Bruno Henrique, mas este último será uma das principais saídas rápidas para os contra-ataques. O atacante Bergson deverá atuar como um ponta-esquerda, para jogar em diagonal e buscará triangular com Moisés e Souza.
O Furacão terá alterações mais uma vez. Sem poder contar com Bruno Silva e Everton suspensos e com o atacante Dellatorre lesionado, Vagner Mancini terá que mexer no time rubro-negro. A primeira confirmação é o retorno do maestro Paulo Baier ao comando da meia-cancha atleticana. O companheiro deste deverá ser o jovem Zezinho.
Escalações
Atlético-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo; Zezinho e Paulo Baier; Marcelo e Éderson.
Portuguesa: Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Correia, Bruno Henrique, Moisés e Souza; Bergson e Gilberto.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.
Fique de olho: Bruno Henrique e Gilberto. Os dois principais jogadores da Portuguesa poderão dar muito trabalho ao setor defensivo do Furacão. Bruno Henrique será fundamental para o time do Canindé, o volante terá função de desarmar e também será o principal jogador para armar os contra-ataques da Lusa.
Caminho da vitória: Jogadas em velocidade, usando Marcelo e Éderson para incomodar a defensiva paulista, além de usar o bom apoio de Pedro Botelho para explorar os espaços deixados pelo lateral Luis Ricardo.