Atlético torce contra brazucas na Sulamericana
Após a vitória contra a Portuguesa, ontem na Vila Capanema, os atleticanos começam a analisar as últimas dez partidas do Campeonato Brasileiro 2013. Apesar de ainda acreditar no título da competição, a maioria dos atleticanos reconhece que dificilmente será possível alcançar o líder Cruzeiro. Com 48 pontos, "resta" ao Furacão lutar por uma vaga na Libertadores 2014 e disputar o torneio continental na Arena, como já assegurou o presidente Mário Celso Petraglia.
Entretanto, terminar o Brasileirão 2013 somente em quarto lugar não garante ao Furacão uma vaga na Libertadores 2014, por conta do número máximo de times de um mesmo país nesta competição. De acordo com o regulamento da Libertadores, um mesmo país poderá ter, no máximo, seis times disputando-a. Assim, a distribuição das vagas deverá, necessariamente, obedecer alguns critérios da Conmebol e da CBF.
A primeira vaga brasileira já está ocupada pelo Atlético-MG, campeão da última edição da Libertadores. A segunda vaga é destinada ao campeão da Copa do Brasil, competição em que o Atlético vai bem, após conquistar um empate em 1 a 1 contra o Internacional, na partida de ida das quartas-de-final, mesmo com os armadores João Paulo e Fran Mérida expulsos (para relembrar a partida, clique aqui.
As quatro vagas restantes são para os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, o tão almejado G4. Entretanto, o campeão da Copa Sulamericana também tem assegurada participação na Libertadores. Desta forma, caso o campeão da Copa Sulamericana seja um time brasileiro, o quarto colocado do Campeonato Brasileiro perde sua vaga.
Para se ter uma ideia, cinco times brasileiros ainda disputam a Copa Sulamericana. Destes, o Sport está na segunda divisão lutando pelo acesso, enquanto os outros lutam contra o rebaixamento: Ponte Preta, São Paulo, Coritiba e, numa posição mais tranquila, o Bahia.
Atualmente a Copa Sulamericana está na segunda fase com as partidas de ida já disputadas. Os jogos de volta serão disputados entre os dias 22 e 24 de outubro. Caso os times brasileiros avancem, encararão as quartas-de final.
Confira os resultados até agora da segunda fase, partidas de ida:
Ponte Preta 2 x 0 Deportivo Pasto-COL
Libertad-PAR 2 x 0 Sport
Coritiba 0 x 1 Itagüi-COL
Atlético Nacional-COL 1 x 0 Bahia
São Paulo 1 x 1 Universidad Católica-CHI
Em resumo, para disputar a Libertadores 2014 na Arena, o torcedor atleticano tem um verdadeiro manual a ser perseguido:
1) Ser campeão da Copa do Brasil ou;
2) Terminar o Campeonato Brasileiro até em terceiro lugar ou;
3) Terminar o Campeonato Brasileiro em quarto lugar e torcer para que nenhum time brasileiro seja campeão da Copa Sulamericana.
Os jogos de volta ocorrerão entre 22-24/10, mesma data dos confrontos da Copa do Brasil.