15 out 2013 - 9h23

Guia Rumo à Libertadores

Na próxima quarta-feira (16), o Furacão começa a contagem regressiva para garantir a vaga na Taça Libertadores da América 2014. Quando começar a próxima quarta, restarão exatos 52 dias até o final do Campeonato Brasileiro 2013.

A primeira partida desta reta final terá pela frente o seu xará mineiro e o torcedor rubro-negro lembra e muito bem do jogo do primeiro turno, quando o Furacão começou a galgar bons resultados após a virada diante do campeão das Américas. Nesta caminhada final, o Furacão terá três confrontos diretos, enfrentando Goiás, Internacional e Botafogo.

Para ajudar o torcedor rubro-negro a ver e entender essa caminhada final, a Furacao.com preparou um guia com a análise dos próximos jogos do Atlético, a matemática e a expectativa de cada jogo.

O que falta no Brasileirão [imagem: André Grocheveski]

Matemática do acesso

Com o Cruzeiro disparado na liderança da Série A, o Furacão briga com Botafogo, Grêmio, Vitória, Goiás e Internacional. O “número mágico” para garantir a vaga na Libertadores da América 2014 é 63, ou seja, para alcançar esta pontuação, o Furacão precisa de mais 15 pontos para garantir a sua participação no torneio continental.

Com cinco jogos a serem realizados diante do seu torcedor (Atlético-MG, Internacional, São Paulo, Náutico e Vasco da Gama), o Atlético precisa apenas manter a sua excelente campanha como mandante para garantir a vaga. Segundo o site estatístico Chance de Gol, o Furacão tem 89,4% de chances de carimbar a participação na Libertadores 2014. Já no site Infobola, o Atlético aparece com 84% de chances de participar da próxima edição do torneio continental.

Fique de olho nos nossos adversários

Grêmio: O tricolor gaúcho terá confrontos complicadíssimos nesta fase final do Campeonato Brasileiro. Além do clássico GreNal, o Grêmio enfrentará o Corinthians, Goiás e o Cruzeiro que estão na parte de cima da tabela. E terá o confronto contra os desesperados Coritiba, Vasco e Ponte Preta. Mas o momento de instabilidade criado com a derrota para o Criciúma no último final de semana poderá trazer sequelas ao time gaúcho nas próximas rodadas. O time de Renato Portaluppi tem mostrado muita força tanto dentro quanto fora da Arena, mas como 2 dos três confrontos diretos (jogos com Inter e Cruzeiro) serão fora de casa, a situação poderá se complicar. Dentro da Arena, o Grêmio tem um desempenho de 64,29% dentro da Arena e fora de casa, o tricolor gaúcho tem a segunda melhor campanha, com 52,38% de aproveitamento.

Botafogo: A estrela solitária do futebol carioca espera voltar ao maior torneio das Américas depois de dezesseis anos da sua última participação. Para conquistar tal objetivo, o Fogão de Oswaldo de Oliveira precisará vencer seus jogos em casa para não precisar de uma combinação de resultados nas últimas rodadas. O Botafogo terá três confrontos diretos nas últimas dez rodadas, quando enfrentará o Vitória, o Goiás, o Internacional e o próprio Furacão, sendo apenas o jogo contra o Atlético no Rio de Janeiro. Do grupo que compõe o G4 hoje (Cruzeiro, Grêmio, Botafogo e Atlético), o Fogão é quem tem a missão mais complicada nas últimas rodadas, com quatro confrontos diretos. O Botafogo tem mostrado que o fator casa tem sido fundamental, já que no Maracanã o alvinegro tem 64,29%. E como visitante, a estrela solitária tem o mesmo aproveitamento do Grêmio, com 52,38% de aproveitamento.

Cruzeiro: O Cruzeiro pode ter apresentando algumas derrotas recentemente, mas nas 10 últimas partidas do campeonato, a equipe de Minas terá somente o confronto direto com o Grêmio, na 33° rodada. Mas por outro lado, a Raposa jogará contra cinco times jogando contra o rebaixamento, como são os casos de Coritiba, Criciúma, Ponte Preta, Vasco e Flamengo. Entretanto como os desempenhos dos comandados de Marcelo Oliveira em casa (83,33%) e fora (57,14%) são os melhores do campeonato, o Cruzeiro poderá fazer com que o time seja levantada com rodadas de antecedência e sacramentando a sua vaga na Libertados do ano que vem.

Vitória: O Vitória está em ascensão. Desde a chegada de Ney Franco no comando técnico, o time rubro-negro tem o aproveitamento de 69,69% e o 4-2-3-1 do time tem envolvido muitos adversários. O Vitória jogará somente contra Botafogo, na 29° rodada, e Cruzeiro, na 34° rodada. Já nas rodadas 33 e 36, o Leão jogará contra a Ponte Preta e o Criciúma, times que deverão estar lutando contra o rebaixamento. Mas na última jogará contra o Atlético-MG, que provavelmente vai estar pensando mais no Mundial de Clubes do que no Brasileirão. Apesar da recente melhora do time, dificilmente, o Vitória ameaçará à vaga do Atlético para a Libertadores de 2014.

CONFRONTOS

Atlético x Atlético-MG
Local: Vila Capanema
Data: 16/10
Hora: 21h50
Primeiro turno: Atlético-MG 1×2 Atlético
Este é o jogo que pode, mais uma vez, embalar o Furacão e facilitar a caminhada em busca da vaga no torneio continental. O time mineiro já tem a vaga garantida na Libertadores 2014 e usará o restante da temporada para se preparar para a disputa do Mundial de Clubes, que acontecerá no Marrocos, em dezembro. No primeiro turno, o Atlético venceu o Galo de virada, com gols de Everton e Éderson, enquanto Bernard marcou para os mineiros. Fora de casa, o Galo tem encontrado dificuldades para somar pontos, já que conquistou apenas 11 dos 42 possíveis, com um aproveitamento de apenas 26,19%.

Goiás x Atlético
Local: indefinido
Data: 20/10
Hora: 16h
Primeiro turno: Atlético 2×0 Goiás
Um jogo importantíssimo fora de casa. O ideal é sempre vencer, mas um empate diante do esmeraldino no Serra Dourada já é suficiente para manter uma boa gordura em relação ao Goiás, que ainda sonha com uma vaga na Libertadores da América. O time goiano vem subindo de produção e tem em Walter o seu ponto de desequilibro. No primeiro duelo do ano, vitória do Furacão com gols de Dellatorre e Éderson. A equipe goiana tem um retrospecto razoável quando atua em seus domínios, conquistando 24 pontos no Serra Dourada e com 57,14% de aproveitamento. Mas no segundo turno, o Goiás vive uma gangorra quando joga em casa, já que conseguiu 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

Bahia x Atlético
Local: Arena Fonte Nova
Data: 27/10
Hora: 16h
Primeiro turno: Atlético 1×0 Bahia
O tricolor baiano vive um momento conturbado no Brasileirão. Depois de aparecer no G4 no primeiro turno, o Tricolor de Aço esteve em queda livre até a 20ª rodada, quando viu a zona de rebaixamento como uma situação real. Nos últimos jogos, o Bahia tem alternado vitórias e derrotas, mas ainda sabe que precisará de mais alguns pontos para garantir a permanência na elite do futebol nacional e a promessa é de um jogo dificílimo na Arena Fonte Nova. No primeiro turno, o Furacão venceu com um gol anotado pelo maestro Paulo Baier. O tricolor baiano tem um aproveitamento de 54,76% em casa, conquistando 23 dos 42 pontos possíveis. Mas nos últimos cinco jogos, o time não sabe o que é perder na Arena Fonte Nova e esse fator pode embalar o time baiano.

Atlético x Internacional
Local: Vila Capanema
Data: 03/11
Hora: 19h30
Primeiro turno: Internacional 2×2 Atlético
No papel o Internacional tem um esquadrão invejável, mas que no campo se mostra muito dependente de um jogador: Andrés D’Alessandro. Se o argentino joga bem, o time gaúcho atua com muita qualidade, mas quando é bem marcado ou não está em um dia inspirado, o Inter mostra muitas dificuldades para conseguir a vitória. O Colorado teria a instabilidade por não ter definido um comandante, mas Clemer foi efetivado como treinador do Inter. Um adversário direto, mas que poderá ser vencido sem muitas dificuldades. No primeiro jogo, em Novo Hamburgo, João Paulo e Éderson marcaram os gols atleticanos e Juan e Otavinho empataram para os colorados. Fora de casa, o Inter é uma pedra no sapato dos adversários. O Colorado tem a quinta melhor campanha como visitante, conquistando 18 pontos e tendo um aproveitamento de 42,86%.

Atlético x São Paulo
Local: Vila Capanema
Data: 10/10
Hora: 17h
Primeiro turno: São Paulo 1×1 Atlético
O São Paulo virá para Curitiba querendo os três pontos para abrir vantagem para a zona de rebaixamento. O tricolor paulista ganhou uma “nova” velha cara com Muricy Ramalho no comando do time do Morumbi. Desde a sétima rodada entre os últimos sete colocados, o São Paulo vive um momento aonde cada ponto longe de seus domínios é considerado uma vitória e com certeza jogará diante do Furacão na retranca, dificultando a vida dos atacantes e meias atleticanos. Na primeira partida, empate no Morumbi com gol anotado por Paulo Baier para o Furacão e Rodrigo Caio marcou para os são-paulinos. O time do Morumbi tem a sétima melhor campanha como visitante, com 17 pontos conquistados e 40,48% de aproveitamento. Mas nos últimos cinco jogos, foram duas vitórias e três derrotas como visitante.

Criciúma x Atlético
Local: Heriberto Hulse
Data: 13/11
Hora: 21h
Primeiro turno: Atlético 2×1 Criciúma
Por ser um adversário que está brigando contra o rebaixamento e um jogo no Heriberto Helsi, o Criciúma poderá complicar para o Atlético. Pois o Tigre tem, até hoje, 62,5% dos seus pontos conquistados em sua casa e o retrospecto como mandante contra o Furacão é de 3 vitórias, 2 empates e 1 vitória para o Furacão. Porém na partida do primeiro turno, os comandados de Vagner Mancini venceram de virada por 2 a 1. Com o veloz Lins e o bom lateral direita Sueliton, o lado direito do Criciúma é a principal arma do time catarinense. Vale lembrar que foi por este lado que saiu o gol deles contra o Atlético na partida do primeiro turno.

Botafogo x Atlético
Local: Maracanã
Data: 16/11
Hora: 21h
Primeiro turno: Atlético 2×0 Botafogo
Adversário direito por uma vaga para a fase de grupos da Libertadores de 2014. Apesar de tropeços recentes, o time carioca apresenta um bom aproveitamento como mandante, 64,29%. Por contar com o trabalho de quase 2 anos de Oswaldo de Oliveira no comando botafoguense e a melhora de rendimento da sua maior estrela, o holandês Seedorf, esta partida será de suma importância para as pretensões rubro-negras por uma vaga na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. O 4-2-3-1 do Botafogo apresenta constantes trocas dos três meias e tem com Seedorf, o jogador que carimba todas as bolas de ataque do Botafogo. Entretanto no jogo do primeiro turno contra o Atlético, este time carioca não conseguiu desenvolver o seu melhor futebol.

Atlético x Náutico
Local: Vila Capanema
Data: 23/11
Hora: Horário não definido
Primeiro turno: Náutico 1×4 Atlético
Possivelmente, na 36° rodada, o Náutico já vai estar rebaixado. Porém isto tem dois lados: uma é de que o time poderá entrar contra o Atlético desanimado e sem pretensão alguma de querer vencer, ou sem obrigação e jogar um bom futebol. Contudo o desempenho dessa equipe, mesmo jogando com os titulares, não é dos melhores fora de casa. Foram somente 8 pontos obtidos em 42 possíveis. A melhora que o Timbu vem demonstrando nos últimos jogos é considerável, mas nada que os comandados de Vagner Mancini não possam vencer no Durival Britto e Silva. Esta partida é para vencer e somar três pontos.

Santos x Atlético
Local: Vila Belmiro
Data: 30/11
Hora: Horário não definido
Primeiro turno: Atlético 2×1 Santos
Dependendo do andamento da Copa do Brasil, o Santos poderá estar disputando uma vaga para a Libertadores de 2014. Porém, a irregularidade da equipe paulista pode prejudicar o time e não estar nessa condição na 37° rodada do Campeonato Brasileiro. O esquema tático mais frequente da equipe quando joga dentro da Vila Belmiro é o 4-2-3-1, com William José na referência do ataque. Mas como a equipe conta com este atacante que nem sempre faz gols, com Montillo que até hoje não deslanchou na equipe paulista e com a zaga não é das mais confiáveis, é provável que o Furacão vença esta partida. O aproveitamento do Atlético como visitante é hoje o quarto melhor do campeonato, com 45,24% dos pontos.

Atlético x Vasco da Gama
Local: Vila Capanema
Data: 07/12
Hora: Horário não definido
Primeiro turno: Vasco da Gama 0x0 Atlético
Possivelmente, o Vasco vai estar brigando contra o rebaixamento até a última rodada do Campeonato Brasileiro. Contra o desespero cruzmaltino, os fatais contra-ataques atleticanos poderão consolidar a vaga na Libertadores de 2014. O 4-3-3 do Vasco deu trabalho para os comandados de Vagner Mancini no primeiro turno. Porém o jogo terminou empatado, sem o time carioca atacar com tanto objetividade e este cenário poderá não convir para o Vasco. Com a equipe carioca precisando urgentemente de somar pontos, o Furacão poderá vencer com a grande velocidade de seus jogadores de frente.

Reportagem: Maurício Matsueda e Caio Gondo



Últimas Notícias

Opinião

VERGONHA A NÍVEL NACIONAL

A partida na noite de ontem válida pela terceira-fase da Copa Do Brasil, deixou o torcedor athleticano incrédulo, insatisfeito, indignado e por que não até…