Atlético é um dos times que mais se mantiveram no G4
Na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, com oito de vantagem do Vitória, quinto colocado, com 43 pontos, o Atlético é um dos times que mais tempo permaneceram no G4 do Brasileirão, estando entre os quatro primeiros colocados por 14 rodadas consecutivas.
Somente três equipes estão à frente do Atlético em tempo de permanência no G4: o Cruzeiro (26 rodadas), Botafogo (26) e Grêmio (17), as mesmas equipes que hoje acompanham o Furacão nesse grupo.
O rubro-negro entrou no G4 na 16ª rodada, com uma vitória na Vila Capanema perante o Botafogo, por 2 a 0, permanecendo desde então entre os líderes da competição nacional. A melhor posição alcançada foi a vice-liderança, na 18ª rodada, quando venceu o Santos por 2 a 1.
O Coritiba, rival do Atlético que chegou a liderar por três rodadas, encontra-se abaixo do Furacão no ranking de tempo de permanência no G4 foram 11 rodadas nas primeiras posições, entre a 4ª e a 14ª. A partir da 15ª rodada, o Coxa caiu para a 6ª posição e, de lá para cá, despencou atualmente se encontra na 16ª colocação, apenas dois pontos à frente do Criciúma, primeiro da zona de rebaixamento.
O Atlético Mineiro, último adversário do Furacão e que já tem sua vaga na Libertadores assegurada por ser o atual campeão, nunca chegou a figurar no G4 do Brasileirão. O Vitória chegou a ficar na zona de classificação durante oito rodadas e o Goiás ainda não ocupou uma posição entre os líderes.
Equipes que eram apontadas como favoritas para o G4 e o título do Brasileirão, como o campeão do mundo, Corinthians, e o Internacional, que conta com craques do porte de DAlessandro, Forlán e Damião, somente conseguiram ficar por duas rodadas no G4. O Fluminense, atual campeão da competição, permaneceu durante três rodadas no grupo e atualmente se encontra na 13ª colocação.
*Com informações do Bem Paraná