Mal nos passes, Atlético aposta nos cruzamentos

Situação de Everton segue indefinida [foto: Julia Abdul-Hak]

O Atlético está perto de uma vaga na Copa Libertadores de 2014 graças a sua força pelos lados do campo. As estatísticas mostram que o time é o que menos troca passes no Campeonato Brasileiro e o segundo que menos acerta lançamentos.

Como explicar então a eficiência ofensiva da equipe, que possui o segundo ataque mais positivo da competição? A resposta está em outro dado. O Furacão é quem mais acerta cruzamentos no Brasileirão, com 4,6 por partida. É também quem mais insiste nesse tipo de jogada, com 21,8 por jogo. Os números são do Footstats.

Além dos passes e dos lançamentos, outro recurso para a criação de jogadas é o drible. Nesse quesito, porém, o Atlético é apenas o 13º, com 9,6 por jogo.

Apesar de insistir nos cruzamentos, o time não é dependente da bola alta. Dos 47 gols do time na competição, apenas seis foram de cabeça – ou seja, 12% do total. A média do Brasileirão, contando os 20 times, é de 18% de gols de cabeça (131 dos 706).

O Atlético acerta apenas 230 passes e 16 lançamentos por jogo. O líder da competição, o Cruzeiro, tem 321 passes certos e 20 lançamentos certos por partida. A precisão de passes do time paranaense é de 86%. A média da competição é de 89%.

No aspecto individual, os jogadores do Atlético que mais acertam cruzamentos são Everton (22 no total da competição), Paulo Baier (19), Marcelo (17) e Léo (17).