18 out 2013 - 8h36

Mal nos passes, Atlético aposta nos cruzamentos

O Atlético está perto de uma vaga na Copa Libertadores de 2014 graças a sua força pelos lados do campo. As estatísticas mostram que o time é o que menos troca passes no Campeonato Brasileiro e o segundo que menos acerta lançamentos.

Como explicar então a eficiência ofensiva da equipe, que possui o segundo ataque mais positivo da competição? A resposta está em outro dado. O Furacão é quem mais acerta cruzamentos no Brasileirão, com 4,6 por partida. É também quem mais insiste nesse tipo de jogada, com 21,8 por jogo. Os números são do Footstats.

Além dos passes e dos lançamentos, outro recurso para a criação de jogadas é o drible. Nesse quesito, porém, o Atlético é apenas o 13º, com 9,6 por jogo.

Apesar de insistir nos cruzamentos, o time não é dependente da bola alta. Dos 47 gols do time na competição, apenas seis foram de cabeça – ou seja, 12% do total. A média do Brasileirão, contando os 20 times, é de 18% de gols de cabeça (131 dos 706).

O Atlético acerta apenas 230 passes e 16 lançamentos por jogo. O líder da competição, o Cruzeiro, tem 321 passes certos e 20 lançamentos certos por partida. A precisão de passes do time paranaense é de 86%. A média da competição é de 89%.

No aspecto individual, os jogadores do Atlético que mais acertam cruzamentos são Everton (22 no total da competição), Paulo Baier (19), Marcelo (17) e Léo (17).



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…