18 out 2013 - 6h03

Por Copa, Paranaense 2014 será mais "enxuto"

O Conselho Nacional do Esporte (CNE) aprovou nesta quinta-feira, em Brasília, mudanças nas fórmulas de disputa dos campeonatos estaduais do Rio de Janeiro e do Paraná. As alterações foram solicitadas pelas federações para adequar os torneios ao calendário de 2014, que será afetado pela paralisação no período da Copa do Mundo.

A necessidade de aprovação do CNE é uma exigência do Estatuto do Torcedor, que proíbe mudanças na fórmula de disputa de uma competição sem que a mesma seja aplicada por dois anos seguidos. Outras federações na mesma situação poderão ter seus regulamentos alterados se os pedidos forem submetidos ao conselho.

A intenção das federações é realizar estaduais mais enxutos, permitindo um período de pré-temporada maior aos clubes. De acordo com o calendário anunciado pela CBF para o próximo ano, as competições deveriam começar no dia 12 de janeiro, apenas quatro dias após o fim das férias dos jogadores dos times da Série A, o que motivou o movimento dos atletas pedindo "bom senso" no futebol nacional.

Com o aval do CNE, o campeonato carioca de 2014 será disputado em turno único, com 16 times. Na primeira fase, todos jogam contra todos e os quatro melhores se classificam para as semifinais. A alteração permitirá que o campeonato seja disputado em 19 datas, duas a menos que na última edição. Assim, será possível iniciar o carioca no dia 19 de janeiro, uma semana após a data estabelecida pelo calendário da CBF.

O campeonato paranaense também terá alterações na fórmula de disputa que ainda estão sendo discutidas pela federação e os clubes.

– O campeonato vai ter uma nova fórmula em virtude do calendário de 2014. Nós, da Federação, temos várias ideias. Vamos propor para os clubes. Eles poderão escolher a melhor opção ou apresentar uma fórmula melhor. Pretendemos definir isso até o começo de novembro – afirmou o presidente da Federação Paranaense, Hélio Cury.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…