22 out 2013 - 16h17

Obras na Baixada estão 82% concluídas

A CAP/SA divulgou no último sábado (19) o novo balanço das obras na Arena da Baixada, que estão 82,73% concluídas. O estádio, que receberá jogos da Copa do Mundo de 2014, recebeu vários ajustes desde setembro de 2013, data em que o último balanço de obras foi anunciado, época em que a Baixada estava 78% concluída, avançando 4% em pouco mais de um mês. Segundo o clube, as vigas principais da estrutura metálica de cobertura e colocação de vigas secundárias na reta da Getúlio Vargas, foram os últimos avanços mais consideráveis no estádio.

Vários setores foram demolidos para que a ampliação do estádio continuasse. De acordo com o clube as bilheterias, cabines de imprensa, camarotes, escadas, fosso, lojas internas, vestiários, churrascaria e academia localizadas na Arena antiga serão reconstruídas em breve. Esquinas foram construídas para concretizar o estádio como o previsto no projeto, em formato retangular. Além disso as torres foram retiradas, fazendo com que a Baixada não tenha mais pontos cegos. A demolição do prédio do Exército foi concluída, liberando a área para construção de elementos da entrada principal e construindo mais uma esquina na Baixada.

O local onde ficará o gramado da Baixada já recebeu movimentação de terra, apto já para início de construção do novo campo de jogo da Arena. Drenagem e irrigação serão iniciadas em breve, pois o trabalho ainda não pode ser feito até que os guindastes e andaimes que estão finalizando a cobertura metálica saiam do local, algo previsto para o final de novembro. Além disso, a terraplanagem em outros locais do estádio continua sendo feita, através de remoção de aterro que irá nivelar totalmente o terreno, executando fundações e outras estruturas que estarão situadas principalmente no setor Buenos Aires e Brasílio Itiberê, prosseguindo com obras para estacionamento nos locais

O trabalho de fundações já foi totalmente concluído, enquanto os blocos para receber construção dos pilares estão praticamente finalizados, com exceção do setor do estacionamento (80% executado) e passarela (95% executado). Os pilares que serão colocados nos blocos já foram finalizados no setor Getúlio Vargas e Buenos Aires, enquanto no estacionamento o andamento está em 60%.

As lajes da Baixada servirão, em seu primeiro nível, como localização da praça de alimentação, enquanto o segundo nível receberá área VIP, fechando com o terceiro nível que servirá como acesso ao piso superior da Arena. O clube divulgou um balanço de finalização das lajes: Estacionamento: 40% executados; Buenos Aires / Getúlio Vargas – 1º nível: 90% executados; Buenos Aires / Getúlio Vargas – 3º nível: 100% executados; Buenos Aires / Fachada – o prédio está praticamente pronto, faltando apenas 50% do 6º nível; enquanto nos demais setores as lajes estão 100% executadas.

Na cobertura, as duas vigas principais da estrutura metálica foram concluídas, inclusive com andaimes já retirados no setor Getúlio Vargas. No setor Brasílio Itiberê a previsão é de retirada dos andaimes nas próximas semanas. 14 vigas secundárias já foram instaladas na cobertura, assim como pilares metálicos de sustentação Getúlio Vargas com a Coronel Dulcídio e na Coronel Dulcídio com a Brasílio Itiberê, com o restante da construção dessa estrutura nos entre a Buenos Aires/Brasílio Itiberê e na curva entre Buenos Aires e Getúlio Vargas ainda em andamento.

As novas escadas já foram 100% executadas na Madre Maria, ligando a arquibancada inferior com a superior da mesma forma que já ocorria na Baixada. Escadas internas de aço foram colocadas nas quatro esquinas do estádio, servindo para cumprir exigências do Projeto de Tráfico de Multidões, como forma de entrada e saída do público. Quanto ao revestimento e alvenaria, todo o serviço foi concluído no estádio, inclusive com reboco e revestimento em cerâmica, serviço que continua com a colocação dos pisos em andamento, acabamento nos camarotes e colocação de pisos elevados.

Os degraus que servirão como acesso nas arquibancadas para a nova Baixada já foram instalados no setor Brasílio Itiberê e na curva da Coronel Dulcídio com a Getúlio Vargas. Em todo o estádio está havendo uma reformulação nos degraus para aumentar a capacidade do estádio. A arquibancada antiga está sendo totalmente revitalizada, através de aplicação de verniz, para posteriormente colocação das cadeiras novas. A área VIP terminou de ser concretada.

Já está em andamento a furação para fixação das cadeiras na Baixada, serviço que está sendo executado na arquibancada superior. O serviço hidráulico continua em andamento, assim como a parte elétrica, de ar condicionado e de TI. Uma nova estrutura metálica está sendo montada, criando um prédio de acesso para as áreas VIP da Baixada, assim como colocação de acesso da imprensa. Outro prédio metálico está sendo construído na Madre Maria exclusivamente para a imprensa. Além dos prédios, o trabalho com estruturas metálicas prossegue nas laterais do estádio, com fechamento total da Arena da Baixada.

Veja as fotos divulgadas:

"Arena"

Cobertura metálica continua avançando

"Arena"

Estrutura lateral metálica começou a ser instalada

"Arena"

Piso dos corredores sendo instalado

"Arena"

Degraus começam a ser adaptados para aumentar arquibancadas

"Arena"

Prédio da imprensa sendo construído

"Arena"

Fachada frontal sendo reconstruída

"Arena"

Colocação das cadeiras sendo feita

*Com informações da CAP/SA



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…