30 out 2013 - 23h44

Atlético fura a retranca e larga na frente

Fazendo campanha histórica e em busca da vaga na final da Copa do Brasil, o Atlético entrou em campo nesta quarta-feira (30) para enfrentar o Grêmio diante de mais de 16 mil torcedores que lotaram a Vila Capanema para apoiar o time.

E mesmo diante de um adversário que só pensava em se defender, o Rubro-Negro conseguiu a vitória por 1 a 0, com gol de Dellatorre, garantindo a vantagem do empate para o próximo jogo, que ocorre na semana que vem, em Porto Alegre. Veja como foi:

Cera e retranca do Grêmio não seguram o Furacão

A partida começou bastante truncada, com o Grêmio posicionado de maneira bastante defensiva. Com a vantagem de decidir a vaga para a final em casa, o tricolor gaúcho buscava parar o jogo a todo momento, tentando ganhar tempo, o que dificultou as ações ofensivas do Rubro-Negro no início.

Mas, empurrados pelos mais de 16 mil torcedores presentes na Vila Capanema, os comandados de Vagner Mancini logo começaram a furar a retranca adversária e levar perigo à meta de Dida. A primeira boa chegada do Atlético ocorreu aos 13 minutos, quando Manoel fez lançamento em profundidade para Éderson, que dominou e chutou para o gol, exigindo boa defesa do goleiro gremista.

O Grêmio ainda não tinha arrematado uma única bola contra o gol de Weverton, que só assistia à partida. Mas o Rubro-Negro também não conseguia chegar até os 21 minutos, quando em cobrança de falta Paulo Baier mandou a bola para fora.

Mandando no jogo e contando com o apoio principalmente do lateral Léo, o Atlético seguiu em busca do gol, sendo sempre parado com faltas. A única chance de gol dos gaúchos saiu aos 34 minutos, quando Mamute recebeu na direita e fez o passe para Lucas Coelho, que não aproveitou e isolou a bola por sobre a meta atleticana.

Dois minutos mais tarde, Dellatorre deu a resposta e não desperdiçou. O camisa 49 recebeu cruzamento de Éderson da direita e desviou de cabeça, com estilo, mandando a bola para o fundo das redes para delírio da torcida aos 36 minutos.

Mesmo com a vantagem no placar, o Furacão não diminuiu o ímpeto no final da primeira etapa e ainda teve uma grande chance aos 43. Éderson recebeu dentro da área e fez o pivô, tocando para Everton que, de primeira, mandou no cantinho. Dida precisou se esticar todo para mandar para escanteio.

Rubro-Negro diminui o ritmo, mas se segura e garante a vitória

Se muitos imaginavam que o Grêmio voltaria com uma postura diferente para a segunda etapa, em busca do resultado, não foi o que aconteceu. Quem continuou tomando a iniciativa do jogo e pressionando no campo de ataque foi o Atlético, que logo aos seis minutos quase ampliou a vantagem. Everton chutou e, depois do desvio, Dellatorre tocou para o gol e Dida fez mais uma grande defesa.

Aos oito, Zezinho se antecipou à zaga e quase aproveitou cruzamento de Paulo Baier, mas acabou cometendo falta no goleiro gremista. E mantendo a pressão, o Rubro-Negro se mantinha no campo de ataque, não permitindo que o tricolor ficasse com a bola nos pés.

Porém, aos poucos o Rubro-Negro foi diminuindo o ritmo passou a jogar na base do chutão. Assim, tentando ganhar a meia cancha, Renato Gaúcho promoveu a entrada de Elano aos 14 minutos, no lugar do atacante Lucas Coelho. O experiente jogador, porém, pouco fez em campo e ainda cometeu muitas faltas.

A primeira chegada do Grêmio ocorreu aos 17 minutos, quando Yuri Mamute invadiu a área e chutou em cima da zaga atleticana. Respondendo, o Rubro-Negro chegou com perigo aos 22, quando Everton foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, Paulo Baier chutou no meio do gol e facilitou a defesa de Dida.

O Grêmio levou perigo aos 31 minutos. Depois de uma bola levantada na área do Atlético, o jogador gremista ajeitou de cabeça para o companheiro que vinha de trás e chutou, mas mandou a bola por cima do gol. Depois, aos 36, Elano recebeu cruzamento e apareceu livre atrás da zaga rubro-negra, mas cabeceou muito fraco e desperdiçou boa chance.

Com o Atlético diminuindo o ritmo, o Grêmio tentou buscar o empate, que quase aconteceu aos 46 minutos. Depois de fazer boa jogada pela direita, Pará cruzou para Riveros, que cabeceou bem e a bola passou raspando na trave de Weverton. Já quase no apagar das luzes, Éderson chutou de fora da área e quase pegou Dida desprevenido, mas mandou por cima da meta.

Ao apito do árbitro, a nação rubro-negra comemorou a vitória que garante ao Atlético a vantagem do empate na segunda partida, valendo a vaga para a grande final da competição.

%ficha=1012%



Últimas Notícias