3 dez 2013 - 7h06

Empate pode garantir vaga na Libertadores

Restando apenas uma rodada para o fim do Campeonato Brasileiro, é hora de fazer as contas para saber o que o Atlético precisa para garantir uma vaga na Libertadores da América 2014. A fórmula é simples: com 61 pontos e 17 vitórias conquistadas, o Furacão precisa de um empate contra o Vasco, no próximo domingo (08) para se garantir no G3 e conquistar a vaga sem depender de outros jogos.

Neste caso, o Rubro-Negro chegaria aos 62 pontos e asseguraria a terceira colocação – já que o Goiás seria o único a empatar na pontuação, vencendo o Santos, mas precisaria derrotar o Peixe por pelo menos seis gols para passar no saldo de gols – o Atlético tem 12 de saldo contra 7 dos goianos.

Em caso de vitória sobre o Vasco, o Atlético pode até sonhar com o vice-campeonato – para isso, dependeria também de uma derrota simples do Grêmio diante da Portuguesa, no Canindé. Nessa hipótese, o Furacão igualaria a pontuação dos gaúchos (64 pontos), mas passaria no saldo de gols, que hoje é de 12 contra 7 a favor do Furacão.

G3 x G4

Cabe salientar que no atual momento apenas até o 3º colocado do Campeonato Brasileiro tem vaga assegurada na Libertadores. Isso porque a Ponte Preta, finalista da Sulamericana, pode ficar com a quarta vaga se ganhar o torneio continental, o que transformaria o G4 em G3.

A decisão da Copa Sulamericana, entre Ponte e o argentino Lanús, começa nesta quarta-feira (04), no Pacaembu – o jogo da volta será no dia 11 de dezembro, em Buenos Aires.

Segundo o site Infobola, o Atlético tem 96% de chances de conquistar a vaga na Libertadores. No Chance de Gol a probabilidade diminui um pouco, mas ainda é grande: 94.3 %.

Além do Furacão, outras três equipes entram na última rodada com chances de classificação para a Libertadores: Goiás, Botafogo e Vitória. O trio, entretanto, depende de combinação de resultados para se garantir no G3. O campeão do Brasileiro, Cruzeiro, e o Grêmio, já garantiram suas vagas, além do Flamengo, campeão da Copa do Brasil, e do Atlético-MG, atual campeão da Libertadores.

Veja a matemática dos resultados para o Atlético garantir a vaga na Libertadores 2014:

SE O ATLÉTICO VENCER O VASCO:
Vencendo por qualquer placar, o Atlético garante a vaga na Libertadores na 3ª ou 2ª posição. Para chegar ao vice-campeonato, precisaria além de vencer, torcer pela derrota do Grêmio contra a Portuguesa, no Canindé – o time paulista ainda precisa de um empate para afastar qualquer risco matemático de rebaixamento. Neste caso, o Atlético ultrapassaria no saldo de gols – tem hoje 12 gols de saldo, contra 7 dos gaúchos.

SE O ATLÉTICO EMPATAR COM O VASCO:
O empate pode garantir o 3º lugar ao Furacão. Isso porque o time chegaria aos 62 pontos e só poderia ser igualado pelo Goiás (hoje com 59 pontos), que precisaria golear o Santos no Serra Dourada por pelo menos seis gols para tomar o 3º lugar do Atlético – o Atlético tem 12 gols de saldo contra 7 do Goiás.

SE O ATLÉTICO PERDER PARA O VASCO:
Em caso de derrota, o Atlético corre sérios riscos de não conseguir a vaga, podendo na pior das hipóteses despencar para a quinta colocação – para isso, Goiás, Botafogo e Vitória precisariam vencer seus jogos. Para garantir a vaga mesmo perdendo, os atleticanos precisariam torcer por pelo menos um empate de Goiás e Botafogo e o Vitória não vencer por mais de quatro gols o Atlético-MG. Dessa forma o time ficaria na terceira colocação. Outra possibilidade é arriscar uma vaga em 4º colocado, precisando para isso que Goiás ou Botafogo pelo menos empatem seus jogos – além do Vitória não vencer por mais de quatro gols.

Confira a análise da última rodada do Campeonato Brasileiro:

ATLÉTICO: 3º colocado, 61 pontos, 17 vitórias, 12 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 2 (1 vitória)
Próximo jogo: Vasco (c)
Análise: Terceiro melhor mandante, o Atlético conta com o “fator casa” para vencer e conquistar a vaga na Libertadores. Se não ganhar, torce por tropeços de Goiás, Botafogo e Vitória, que já se garante na 3ª posição.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 94,3%
Infobola: 96%

GOIÁS: 4º colocado, 59 pontos, 16 vitórias, 7 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 62: 3 (1 vitória) *neste caso, dependeria de uma derrota do Atlético para ultrapassá-lo e ficar no G3
Próximo jogo: Santos (c)
Análise: Melhor time das últimas 10 rodadas, com 73,3% de aproveitamento (7V, 1E, 2D), o Goiás precisa melhorar seu rendimento em casa para chegar à terceira posição – soma 66,6% de aproveitamento no Serra Dourada com 10 vitórias em 18 jogos.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 61,1%
Infobola: 67%

BOTAFOGO: 5º colocado, 58 pontos, 16 vitórias, 11 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 5 (1 vitória e tropeços de Goiás ou Atlético)
Próximo jogo: Criciúma (c)
Análise: Joga em casa, contra um ameaçado pelo rebaixamento. No entanto, pesa contra o time carioca o aproveitamento ruim em casa (10 vitórias em 18 jogos) e o fato de não depender apenas de si para uma vaga no G4 ou no G3.
Probabilidade de entrar no G4:
Chance de Gol: 39,4%
Infobola: 30%

VITÓRIA: 6º colocado, 58 pontos, 16 vitórias, 6 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 5 (1 vitória e tropeços de Botafogo, Goiás e Atlético)
Próximo jogo: Atlético-MG (f)
Análise: Único candidato à vaga na Libertadores que venceu na última rodada (4 a 2 sobre o Flamengo), o Vitória corre por fora na briga por uma vaga, pois além de vencer o Galo depende de uma combinação de resultados. Para piorar, enfrenta o segundo time com melhor aproveitamento em casa e tem apenas o 9º desempenho como visitante.
Probabilidade de chegar ao G4:
Chance de Gol: 5,2%
Infobola: 7%



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…