7 dez 2013 - 15h01

Veja a matemática para a classificação à Libertadores 2014

O Atlético entra em campo neste domingo para tentar pela quarta vez na história uma vaga na Libertadores da América. O clube já disputou a competição em três oportunidades (2000, 2002 e 2005), chegando à final na última vez, contra o São Paulo.

Para conseguir a vaga sem depender de nenhum outro resultado, o Rubro-Negro precisa vencer o Vasco, na Arena Joinville. Nesta situação, pode até mesmo chegar ao vice-campeonato Brasileiro, dependendo de uma derrota do Grêmio contra a Portuguesa.

Confira a matemática para a classificação atleticana à Libertadores:

SE O ATLÉTICO VENCER O VASCO:
Vencendo por qualquer placar, o Atlético garante a vaga na Libertadores na 3ª ou 2ª posição. Para chegar ao vice-campeonato, precisaria além de vencer, torcer pela derrota do Grêmio contra a Portuguesa, no Canindé – o time paulista ainda precisa de um empate para afastar qualquer risco matemático de rebaixamento. Neste caso, o Atlético ultrapassaria no saldo de gols – tem hoje 12 gols de saldo, contra 7 dos gaúchos.

SE O ATLÉTICO EMPATAR COM O VASCO:
O empate pode garantir o 3º lugar ao Furacão. Isso porque o time chegaria aos 62 pontos e só poderia ser igualado pelo Goiás (hoje com 59 pontos), que precisaria golear o Santos no Serra Dourada por pelo menos seis gols para tomar o 3º lugar do Atlético – o Atlético tem 12 gols de saldo contra 7 do Goiás.

SE O ATLÉTICO PERDER PARA O VASCO:
Em caso de derrota, o Atlético corre sérios riscos de não conseguir a vaga, podendo na pior das hipóteses despencar para a quinta colocação – para isso, Goiás, Botafogo e Vitória precisariam vencer seus jogos. Para garantir a vaga mesmo perdendo, os atleticanos precisariam torcer por pelo menos um empate de Goiás e Botafogo e o Vitória não vencer por mais de quatro gols o Atlético-MG. Dessa forma o time ficaria na terceira colocação. Outra possibilidade é arriscar uma vaga em 4º colocado, precisando para isso que Goiás ou Botafogo pelo menos empatem seus jogos – além do Vitória não vencer por mais de quatro gols.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…