10 dez 2013 - 14h29

Fanáticos está suspensa de frequentar estádio por 6 meses

A principal torcida organizada do Atlético, Os Fanáticos, está suspensa de frequentar estádios de todo o Brasil por seis meses como punição da briga com torcedores do Vasco, domingo, na Arena Joinville. A decisão foi deferida na manhã desta terça-feira (8) em um termo de ajuste de conduta assinado pela diretoria da facção com o Ministério Público do Paraná (MPPR). Se a torcida causar algum distúrbio após essa decisão, a punição pode aumentar para três anos de proibição.

Com a punição, não será permitida a utilização de camisas da organizada, assim como faixas, bandeiras ou qualquer referência à facção. A bateria também está proibida. Em caso de descumprimento, Os Fanáticos terá que pagar multa de R$ 20 mil.

Às 17 horas desta segunda-feira, os diretores da Fanáticos darão entrevista coletiva para comentar a decisão do MPPR.

O promotor de justiça da Promotoria do Consumidor de Curitiba, Maximiliano Ribeiro Deliberador, explicou que a Justiça está trabalhando em três frentes no caso. No Rio de Janeiro está sendo analisada a situação da Força Jovem, organizada do Vasco. Em Curitiba foi feito o trabalho com a organizada do Atlético. Em Joinville estão sendo investigados os casos de tentativa de homicídio, de lesão corporal, além das responsabilidades do Atlético na solicitação do policiamento e o plano de ação da Policia Militar.

“Em relação à torcida, a única punição possível é o afastamento do estádio por no máximo três anos”, explicou Deliberador. A opção pelo período de seis meses tem a ver com o fato de essa ser a primeira punição da organizada atleticana e ser igual a que a Força Jovem do Vasco sofreu em agosto do ano passado ao se envolver na morte do flamenguista Bruno Saturnino, após a final da Taça Rio entre Botafogo e Vasco. “É provável que no Rio eles tomem uma punição maior agora justamente por serem reincidentes”, explicou o promotor.

Ao ser questionado sobre a ineficácia da punição, já que a própria organizada do Vasco foi punida e voltou a se envolver em uma pancadaria, o promotor explicou que a pena pode ir aumentando. “Se daqui a seis meses tiver o mesmo problema, eles ficam cada vez mais fora do estádio. Não há a impossibilidade de somar as punições. É por fato”, resumiu.

Deliberador garantiu ainda que há mecanismos de identificar os vândalos no futuro como sendo da organizada, como por imagens das câmeras nos estádios, sem necessariamente estarem vestindo a camisa da facção.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…