19 dez 2013 - 19h48

Hora de conhecer "Los Cerveceros"

Depois de nove anos, o Furacão retorna ao maior torneio do continente, a Copa Libertadores da América. Para ingressar na fase principal, o Atlético terá que superar o Sporting Cristal, do Peru, na pré-Libertadores. Para saber mais sobre a equipe, a Furacao.com apresenta uma análise tática do time de Lima.

A equipe peruana tem uma base bem montada pelo argentino Claudio Vivas, que não será o comandante da equipe em 2014. Porém, o seu sucessor, o também argentino Daniel Ahmed, indicação do próprio Vivas, deverá manter o mesmo posicionamento e armação tática, mas sem poder contar com os mesmos jogadores. Tanto Vivas quando Ahmed são “discípulos” de Marcelo Bielsa e mantém algumas convicções para armar o time. Todavia, Ahmed terá que pensar em como substituir o lateral-direita Valverde, o zagueiro Ayr e o lateral-esquerda Quina. Além disso, terá que trocar o experiente meia-atacante Chiroque, que está de malas prontas para sair de Lima. Ainda espera-se o desfecho de uma novela envolvendo o seu principal jogador, a estrela principal do time celeste, Irven Ávila, um atacante baixinho, mas que tem muita velocidade e boa presença de área. Ávila tem propostas do futebol espanhol e poderá se transferir em janeiro para o Real Sociedad.

No papel, o Sporting atua no 4-5-1, que se alterna frequentemente para o 4-3-3. Com um estilo de jogo marcado pela pressão sem a bola, quando tem sua posse tenta trocar passes de maneira rápida, sempre buscando triangulações pelo lado do campo. Outra alternativa é o usar da qualidade do volante Sheput e do meio-campista Lobatón para passes mais longos. Calcaterra é o principal responsável pelas armações das jogadas e usa a velocidade de Ávila para abrir espaços pelo lado direito do ataque.

"Los Cerveceros", como são conhecidos no Peru (clique aqui para saber mais), tem por histórico fazer ótimas apresentações no Estádio Alberto Gallardo, um campo acanhado, com a torcida bem próxima do campo. Porém, quando o time peruano joga fora do seu reduto, a história se complica.

E isso não se resume apenas ao torneio continental. Na temporada 2013, "Los Cerveceros" atuaram 50 vezes na temporada, metade em casa e metade fora. Nas 25 partidas em seus domínios, o Sporting Cristal venceu 18 vezes, empatou em seis oportunidades e saiu derrotado apenas uma vez. Já quando jogou longe do seu torcedor, foram seis vitórias, cinco empates e 14 derrotas. Sabendo das dificuldades que tem em atuar fora de casa, o time peruano deve apostar e muito na primeira partida, que acontecerá em solo peruano e virá até a capital paranaense para jogar em busca de um empate ou uma derrota com pequena diferença.

Confira abaixo como joga o adversário do Furacão:

Como joga o Sporting Cristal [arte: Caio Gondo]



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…