20 dez 2013 - 23h54

Paulo Baier não fica no Atlético em 2014

O meia Paulo Baier não deve permanecer no Atlético em 2014. A informação, confirmada nesta sexta-feira (20) pelo empresário do jogador, coloca um novo ponto final na novela de renovação de contrato com o atleta para a próxima temporada. Há dois meses, após declarações públicas de que estaria de saída do Atlético, o jogador e o clube chegaram a um acerto e confirmaram a renovação – apenas verbalmente. Agora, o caso deu uma reviravolta e o clube não deve mais acertar com o veterano jogador, de 39 anos.

“Hoje tive uma conversa com o presidente, e ele me passou que o clube não vai cumprir com a palavra e que o Baier está liberado”, informou o empresário de Baier, Neco Cirne, em entrevista ao blog da jornalista Nadja Mauad. O jogador tem contrato com o Atlético ate 31 de dezembro e, após esse prazo, vai começar a definir o seu futuro. Criciúma, Sport e Figueirense já sinalizaram intenção de contar com o jogador.

Inicialmente, o Atlético havia informado, em nota no site oficial, que teria renovado com o jogador por mais um ano – 2014 será a despedida de Paulo Baier dos gramados. O presidente do clube, Mario Celso Petraglia, também confirmou o acerto em entrevista à Rádio CAP instantes antes da partida contra o Atlético-MG, no dia 16 de outubro, na Vila Capanema.

Mas após o término no Campeonato Brasileiro, o caso deu uma reviravolta. “Não vamos renovar. A comissão técnica avaliou que ele não tem condições físicas para aguentar uma competição como a Libertadores, que exige muito”, adiantou há alguns dias o presidente do Conselho Deliberativo, Antônio Carlos Bettega.

Pedidos público para ficar e mobilização da torcida

O fim do contrato de Paulo Baier e a possibilidade do jogador sair do clube veio a público no início de outubro, após o clássico Atletiba, quando ele fez os dois gols na vitória por 2 a 1. “É um momento feliz, mas meio triste pra mim, porque fiquei sabendo num comunicado da diretoria que seria o último ano no Atlético. Não escutei ainda da voz do presidente, mas escutei de alguns diretores que conversaram com meu empresário que seria o último ano”, disse o jogador na oportunidade. Dois dias depois, o presidente Petraglia confirmou o desinteresse, em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil.

A reação da torcida foi imediata. Primeiro nas redes sociais, com movimentos como #FicaPauloBaier, #RenovaBaier, #Maestro e #FicaBaier. Nos jogos do time, o coro de “Fica, Paulo Baier!” também foi uma constante. Em enquete da Furacao.com na época, 91.6% dos torcedores disseram que o vínculo com Maestro deveria ser prorrogado, contra apenas 5.4% que não concordam com a renovação – outros 3.1% não souberam responder, num total de 6 mil votos computados.

Diante das pressões, o presidente Petraglia confirmou a renovação com o atleta. "É vontade dos nossos torcedores e principalmente dos nossos sócios, que decidem a vida e o futuro da nossa instituição. A única razão fundamental da nossa nova posição, de termos revisto a decisão de não renovarmos com o atleta para 2014, foi o clamor e pedido da nossa torcida", disse na época em entrevista à RádioCAP.

Fim de uma trajetória de gols e identificação com a torcida

Paulo Baier chegou ao Atlético em 2009 e este ano se consagrou como o maior artilheiro da era pontos corridos do Campeonato Brasileiro, integrando também a seleção do campeonato pela CBF. No clube, construiu uma história de forte identificação com a torcida atleticana, que já se acostumou a cantar o tradicional coro: “Paaaaaaaaulo! Paulo, Paulo, Paulo, Paulo! É Paulo Baier” a cada vez que o experiente jogador pisava no gramado.

O meia não escondia o desejo de permanecer no Atlético, tendo como motivadores três fatores fundamentais: encerrar a carreira vestindo a camisa atleticana, disputar uma Libertadores pelo clube e poder jogar na nova Arena.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…