27 dez 2013 - 12h05

Dossiê 2013: Os meias atleticanos

Comandado por Everton e Paulo Baier, o meio-campo atleticano teve uma temporada de muita inspiração. A dupla foi destaque do Atlético no Campeonato Brasileiro, com Baier integrando a seleção do campeonato e, de quebra, alcançando a marca de vice-artilheiro do time no ano, atrás apenas de Éderson.

Confira a análise individual dos atletas do meio-campo do Furacão:

EVERTON
Uma das peças mais importantes ofensivamente no esquema tático do técnico Vagner Mancini, o meia Everton foi um dos principais destaques do time atleticano na arrancada no Brasileiro e na boa campanha na Copa do Brasil. Participou de 44 jogos (34 no Brasileiro e 10 na Copa do Brasil), marcando 4 gols. Mas se de seus pés saíram poucas bolas para o fundo das redes, ele esteve na lista dos principais assistentes de gols do time rubro-negro, além de ser o maior driblador do time na competição.

PAULO BAIER
O Maestro viveu uma temporada inspirada. Com um planejamento especial de partidas, sendo poupado em vários jogos fora de casa, fez a diferença quando esteve em campo e conduziu o Atlético na arrancada no Brasileirão e ao vice-campeonato na Copa do Brasil. Foram 36 jogos e 14 gols marcados – 10 no Brasileiro e 4 na Copa do Brasil. Individualmente, alcançou o 100º gol no Campeonato Brasileiro, sendo o maior artilheiro da era pontos corridos. Também integrou a seleção do campeonato da CBF, como um dos melhores jogadores da competição.

ELIAS
Chegou ao Atlético em julho de 2012 e foi peça importante no acesso à Série A, sendo titular no meio-campo. Pouco aproveitado na atual temporada, foi emprestado para a Ponte Preta em setembro, numa negociação que envolveu a vinda do lateral-esquerda Rodrigo Biro, que nunca chegou a estrear. Na temporada, jogou somente 11 partidas pelo Atlético (5 pela Copa do Brasil e 6 no Brasileiro), sendo 4 como titular, e marcou 1 gol.

FELIPE
Presença constante no time de Ricardo Drubscky, Felipe perdeu espaço no time com a chegada de Vagner Mancini. No total, jogou 20 partidas na temporada – 5 na Copa do Brasil e 15 no Brasileiro. Marcou 3 gols, sendo dois deles na goleada por 6 a 1 sobre o Náutico, que o credenciou à vaga de titular na decisão da Copa do Brasil, no Maracanã, quando teve uma atuação bem discreta e apagada.

FRAN MÉRIDA
Formado nas categorias de base do Barcelona, o espanhol Fran Mérida chegou em fevereiro alimentando grandes expectativas ao torcedor atleticano. No entanto, teve poucas oportunidades – foram 10 jogos no total, 4 pela Copa do Brasil e 6 no Brasileiro. Marcou um gol, na estreia como titular, na histórica vitória de virada por 4 a 2 sobre o Flamengo, no Maracanã.

MARANHÃO
Com uma temporada discreta, atuou em apenas 9 partidas. O momento de maior destaque foi no clássico Atletiba, jogando improvisado na lateral-esquerda no lugar de Pedro Botelho, sendo um dos melhores na vitória atleticana por 2 a 1.

MARCO ANTONIO
Contratado em agosto por empréstimo, vindo do Grêmio, Marco Antônio deu um bom cartão de visitas ao torcedor atleticano. Logo no terceiro jogo, marcou um gol que garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o Santos, na Vila Capanema. Na mesma partida sofreu uma lesão na panturrilha que o afastou de alguns jogos. No total, foram 5 partidas com a camisa atleticana, com um gol.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…