28 jan 2014 - 10h08

Rumo ao Estádio Nacional do Peru

O Sporting Cristal enfrenta o Atlético no Estádio Nacional, no Peru, nesta quarta-feira (29). O palco da estreia atleticana na Libertadores 2014 é chamado oficialmente de Estádio Nacional José Diaz. Já fora do Peru, o local é também conhecido como Estádio Nacional de Lima.

O Estádio Nacional tem os seus primórdios no ano de 1897. Neste ano, o governo britânico inaugurou um pequeno estádio de madeira no mesmo local onde, em 1952, o presidente da época, Manuel Arturo Odría, iria construir o atual Estádio Nacional de Lima. No dia 27 de outubro de 1952, a partida de estreia do estádio foi entre a seleção do Peru e da Bolívia.

Inicialmente, a capacidade máxima do estádio era cerca de 50.000 lugares. Tanto que o recorde de público nele foi em 1959, na partida entre a seleção do Peru e da Inglaterra, com o público de 50.306. No entanto, a ocupação máxima do Estádio Nacional diminui a cada acontecimento ocorrido. O primeiro da série de acontecimentos foi em 24 de maio de 1964.

Nesta data ocorreu, o que para os peruanos é chamado de “a tragédia do Estádio Nacional”. Em um jogo válido pelas eliminatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a seleção peruana precisava vencer a argentina para classificar para às Olimpíadas. Porém após o uruguaio Ángel Eduardo Pazos ter anulado o gol de empate do Peru, a torcida local invadiu o campo. Neste momento, iniciara uma batalha campal onde a polícia agiu com muitas bombas de gás lacrimogênio. Como esta mesma polícia havia fechado os portões de saída do estádio, muitas pessoas faleceram asfixiadas pelo gás e pelo tumulto causado nas saídas que estavam trancadas. O número de mortos foram cerca de 300 pessoas.

Depois desta tragédia, a capacidade total do estádio diminuiu para 45.000 lugares. Mas após a reforma entre 2008 e 2011, o Estádio Nacional de Lima tem o seu limite de público em 40.000.

Atualmente, este estádio tem as medidas de 105x 68 metros e a seleção peruana frequentemente manda os seus jogos nele. Quando a confederação do país ou a Conmebol decidem que o jogo do Sporting Cristal é de alto risco para o seu estádio, o clube é obrigado a jogar no estádio Nacional de Lima.

O Estádio Nacional de Lima é também um estádio multiuso. Nele já houveram shows do Ricky Martin, da Shakira e do Kiss e, ainda, duas finais de campeonato de atletismo – um mundial e outro peruano. Além destes eventos, este estádio já recebeu três finais de Copas América (1953, 1957 e 2004) e a decisão da Taça Libertadores da América de 1997. Final esta que o Sporting Cristal perdeu o torneio para o Cruzeiro.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…