29 jan 2014 - 14h21

Confira a análise tática do Sporting Cristal

Na noite desta quarta-feira (29), o Furacão estará em Lima, no Peru, para enfrentar o Sporting Cristal pela primeira fase da Taça Libertadores da América. A equipe atleticana retorna ao maior torneio das Américas depois de nove anos e espera conseguir vencer Los Cerveceros para chegar a fase de grupos da Taça Libertadores.

A equipe peruana vive um momento complicado, pois na pré-temporada foram três partidas, com um empate e duas derrotas. Além de não conseguir resultados positivos nesta pré-temporada 2014, Los Cerveceros tem a mudança no comando tático como uma situação importantíssima. A equipe que era comandada por Claudio Vivas, teve seu momento excepcional em campo com o 4-3-3 em ação. O novo treinador do time peruano, o argentino Daniel Ahmed, não conseguiu encaixar a equipe no 4-3-3 ou no 4-5-1 e tem deixado a equipe jogar no 4-4-2 em linha, tendo em alguns momentos dos amistosos, dando liberdade para o lateral-direito Advincula apoiar e jogar como ponta, com o recuo de Aquino, para temporariamente atuar no 4-3-3. Outra situação que Ahmed tem testado é quando o jovem Alexis Cossio está em campo. Cossio pode atuar tanto na lateral-esquerda como meio-campista e faz com que a equipe tenha seus momentos ofensivos retornar ao esquema 4-3-3.

No ataque, los celestes buscam sempre retornar ao 4-3-3 para atacar, pois foi com esta formação, sob o comando de Claudio Vivas, que a equipe peruana conseguiu seus melhores momentos na temporada 2014. Quando não tem a bola, Ahmed faz com que a equipe peruana se posicione com as duas linhas de quatro, bem compactadas para não deixar espaços para jogadas individuais.

Escalações

Sporting Cristal*: Penny; Advíncula, Balbín, Delgado e Yotún; Cazulo, Calcaterra Aquino (Cossio) e Nuñez; Ross e Ávila.

Atlético*: Weverton; Sueliton, Manoel, Cleberson (Dráusio) e Natanael (Lucas Olaza); Deivid, João Paulo, Fran Mérida e Zezinho; Marcelo e Éderson.
* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: O lateral-direita Advíncula será uma das principais válvulas de escape da equipe peruana e também jogará muito no campo de ataque, como ponta direita. No meio de campo, Cazulo é um segundo volante que tem um desarme preciso e consegue sair jogando e Calcaterra é o cérebro da equipe peruana e todas as bolas passam pelos seus pés para chegarem com maior qualidade aos jogadores da linha de frente dos Cerveceros.

Caminho da vitória: O lado direito da zaga peruana se torna muito vulnerável nos contra-ataques pelas frequentes subidas do lateral-direito Advíncula. Se conseguir jogar em velocidade, o time atleticano sempre terá vantagem numérica na construção de jogadas pelo lado esquerdo do ataque rubro-negro. Outro ponto que é favorável é a baixa estatura dos zagueiros do Sporting: Balbín tem 1,80m de altura e Delgado tem 1,83m de altura e nas jogadas aéreas, o atacante Marcelo, de 1,82m, poderá levar a melhor e garantir a vitória atleticana.

Esquema tático e o provável time do Sporting Cristal [arte: Caio Gondo]



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…