18 fev 2014 - 0h01

Dia D para a Copa em Curitiba

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, comunicará nesta terça-feira (18) se Curitiba será mantida ou não como sede da Copa do Mundo. O anúncio final sai 28 dias após a entidade ameaçar a exclusão da capital paranaense, caso as obras na Arena da Baixada não evoluíssem. Ainda não se sabe em que momento do dia Valcke irá comunicar à imprensa sobre a decisão, provavelmente à tarde, quando chegar a Florianópolis para o Seminário Técnico de Equipes.

Antes disso, caberá a ele analisar os documentos enviados e que comprovam a evolução do estádio, as garantias dadas por prefeitura, governo do estado e clube de que o cronograma será cumprido e, por fim, o relato mais importante: conversar com o consultor de estádios da Fifa, Charles Botta, que fará pela manhã uma visita in loco na Arena para avaliar o ritmo dos trabalhos.

Avanços

Quando chegar ao estádio, Botta terá uma primeira boa impressão. Em menos de um mês, vários avanços foram observados como o plantio do gramado, que inclusive já tem aparência mais uniforme; a instalação de cerca de 15 mil cadeiras; e a quase finalização na cobertura da Arena. Há ainda outros avanços, como na fachada e áreas internas.

Outro avanço é no número de operários na obra, com um efetivo 20% superior ao encontrado em 21 de janeiro – hoje, cerca de 1.200 homens trabalham na Arena, com dois turnos fechados, sete dias por semana. Desde o fim de semana, os trabalhos se concentram na limpeza de detritos, acabamento em vestiários e espaços de circulação, instalação do sistema de som e iluminação. A expectativa é de que até um telão seja instalado antes da visita, tudo para demonstrar que a obra evolui.

Essa ofensiva nos trabalhos faz o percentual de obra acelerar – agora são 91% de trabalhos executados e a promessa de que até abril tudo será finalizado. Os maiores esforços ficarão concentrados no centro de imprensa e estacionamento, pontos considerados mais críticos. Mas a evolução na obra é evidente. “Tudo o que eles pediram para o dia 18 foi feito. Até mais”, informou o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, em tom de confiança.

Em paralelo, a Fifa também analisa a grande procura por ingressos para a sede paranaense, que só perde em número de entradas comercializadas para o Rio de Janeiro, onde será realizada a final, e São Paulo, palco da abertura da Copa. Uma nova fase da venda de ingressos está em andamento e com várias entradas sorteadas, inclusive, para os jogos da Arena.

Fonte: Folha de S. Paulo, Globoesporte.com, RPC TV e Gazeta do Povo



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…