23 fev 2014 - 21h48

"Tem que gostar de jogar", diz Petkovic

Após a goleada sobre o Arapongas, por 3 a 0, que reabilitou o Atlético no Campeonato Paranaense e, mais do que isso, deu um alento à torcida rubro-negra pelo bom futebol apresentado, o técnico Petkovic concedeu entrevista à Rádio CAP e comentou sobre a atuação de sua equipe. Para o treinador, o grande destaque foi a forma como o Furacão conquistou a vitória, não dando chances para o adversário e sendo superior durante os 90 minutos:

"Mesmo numa situação difícil, não abrimos o jeito de jogar do nosso estilo, né? E a garotada está de parabéns. Fez um grande primeiro tempo, como de costume aqui, mas a gente conseguiu fazer um grande segundo tempo. Precisamos de muitas chances para fazermos os gols, mas jogando dessa maneira como eles jogaram hoje, estão de parabéns, vão chegar longe e a gente vai ser melhor colocado na tabela se continuar assim", disse.

Apesar de aprovar o desempenho do time no que considerou uma das melhores apresentações no certame, Petkovic ressaltou que ainda há muito o que corrigir, mas disse acreditar que, se continuar assim, a equipe tem tudo para crescer na competição:

"Sempre tem coisas para corrigir e melhorar. Sempre. Mesmo que você faça uma partida que parece perfeita, sempre tem os erros, né? Mas nós fizemos grandes primeiros tempos aqui neste campo, como no jogo passado, como no jogo contra o Operário, e não conseguimos ganhar. Hoje, pra variar, a gente repetiu grande primeiro tempo, conseguiu fazer somente um gol com tanta chance que a gente criou, mas conseguimos fazer um segundo tempo grande. Por isso esse resultado. Então a garotada está realmente de parabéns, que continue assim. Desse jeito a gente vai recuperar a nossa situação no campeonato", analisou.

O técnico também falou sobre a boa partida de Nathan, que vinha atuando pela equipe principal e na partida deste domingo (23) reforçou o Sub-23. Petkovic ressaltou as qualidades individuais do atleta, mas destacou que ele ainda está abaixo dos demais no aspecto físico:

"O Nathan fez uma jogada muito bonita, né? A qualidade dele não se discute. Entrou no time, como tem essa qualidade, com um super talento, jogador de Seleção, fez a jogada do primeiro gol, do pênalti. Estava jogando enquanto podia jogar, falta ritmo de jogo para o Nathan. Falta condicionamento físico, ele está um pouco abaixo, fisicamente, dos nossos atletas. Mas, continuando assim ele vai adquirir esse condicionamento nas próximas duas semanas e vai nos ajudar", comentou.

Outro aspecto analisado pelo treinador foi a sequência desgastante de jogos e a fadiga dos atletas, que acabam sentindo a falta de ritmo no segundo tempo das partidas:

"A gente sabia disso, tivemos um jogo difícil na quinta-feira. Não conseguimos o resultado, o jogo foi muito corrido e três dias de praticamente só recuperação. Não fizemos nada no treino, recuperado. E o Zezinho que também fez o máximo, o que é muito bom. Isso que é importante, que alguns jogadores que ainda não estão no seu ideal condicionamento físico vão até o que eles conseguem fazer. E aí não vai ter problema, vai entrar outro que está pronto para substituir e cumprir aquela tarefa. Então eles foram muito bem e quem entrou também se dedicou, foi bem", afirmou.

Petkovic ainda falou sobre o aspecto psicológico da vitória, que recoloca o Furacão na briga por uma das vagas nas quartas-de-final do Campeonato Paranaense:

"Dá moral. Dá moral, espero que eles continuem acreditando, que a gente não desvie do nosso caminho. Tem que gostar de jogar. Eles são jovens e, quando você joga, você tem que ter alegria de jogar e esperando jogar não 90 minutos, 120. Você ficar triste quando apitar o final, querendo jogar mais, né? Jogo passado, no final, eles estavam querendo que apitasse o final, assustaram um pouco no segundo tempo, mas hoje não. Hoje foram realmente, dei a confiança para eles ao falar que tem que jogar com alegria e, independente das cobranças, independente dos resultados, que jogando dessa maneira o resultado vai aparecer. Dando continuidade, vai aparecer. O que não pode é pensar que já acabou. Não. Nós temos os próximos três jogos, até o próximo jogo, que é um mini clássico porque a gente joga na casa do J. Malucelli, mas não deixa de ser a nossa casa pelo menos este ano. Então vai ser um jogo muito complicado porque o J. Malucelli hoje perdeu de virada, né? Então temos, graças a Deus que a gente tem pelo menos esses seis dias para descansar, recuperar, trabalhar e corrigir também alguns erros."

Porém, apesar de ter apreciado a boa atuação do time e confiar na recuperação da equipe, o treinador está consciente de que a situação ainda é ruim na competição e deseja corrigir as falhas para obter os resultados necessários à classificação:

"A gente está consciente de que poderíamos ter alguns pontos a mais, que não conseguimos ter a melhor pontuação pela falta da sorte, pelo azar, ou pelas nossas algumas falhas. Então a gente corrigindo falhas, melhorando sempre, aí os resultados vão aparecer. Então como o resultado apareceu hoje, porque eles mereceram. Jogaram os 90 minutos muito bem. Então se jogar muito bem, os resultados vão voltar a aparecer", falou.

Ainda sobre a situação atual do Rubro-Negro no certame, o treinador comentou a postura dos atletas ao final da partida, que se reuniram e ressaltaram a importância da vitória, mas se mostraram conscientes de que nada está resolvido:

"Eu gostei muito, por isso não falei nada no fechamento aí, que eles puxaram a roda lá, puxaram, fecharam e começaram a falar que ‘pés no chão’, que ‘não fizemos nada’, que ‘temos mais três jogos e se a gente continuar desse jeito, vai conseguir o resultado positivo nesses três jogos para poder estar entre os oito’. Então nós sabemos que ainda estamos atrás, mas já embolados. Se a gente conseguir no próximo jogo uma vitória a gente vai estar dentro do campeonato."

Por fim, ao ser questionado sobre a possível dedicação do grupo para obter o resultado "para o treinador", Petkovic foi enfático ao dizer que todos têm o mesmo objetivo, que é ajudar o Atlético:

"É importante isso, só que eles não jogaram por mim. Eles jogam por eles, né? Então o mais importante eles têm um pacto, mas o pacto não é deles comigo, e nem comigo e com eles, né? E vice-versa. O pacto é com o CAP, com o Atlético, e eles sabem disso. Que eu sempre falo, é verdade que o que eu passo é tranquilidade para eles, porque são garotos novos e que a responsabilidade não venha a cair em cima deles. Porque eu já tive essa experiência, é difícil quando você é bom, quando você tem talento e potencial, mas não consegue resultado imediato e a cobrança vem. Então é importante que eles fiquem felizes, jogarem e obedecer o que a gente está falando, fazendo. E enquanto, desde o primeiro jogo eles estão querendo e estão obedecendo o que a gente está treinando. Enquanto isso eles vão ter o meu apoio sempre e a confiança", completou.

O próximo desafio da equipe de Petkovic é no próximo sábado (1), contra o J. Malucelli, que atualmente ocupa a 4ª posição no estadual. Uma vitória pode garantir ao Rubro-Negro um salto na tábua de classificação, além de tranquilidade para as duas últimas rodadas, em que o Furacão encara outros concorrentes diretos: Maringá e Paraná Clube.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…