24 fev 2014 - 15h10

Conheça o Estádio José Amalfitani, palco do jogo de terça

O estádio José Amalfitani, ou popularmente conhecido por “El Fortin de Liniers”, palco do jogo desta terça-feira entre Vélez e Atlético, pela segunda rodada da Libertadores, tem muita história para contar. O local tem capacidade de 49.540 pessoas e as dimensões do gramado são 105 m x 70 m. Com arquibancada cimentada, em sua fundação a estrutura era diferente.

Do início da história do clube, de 1910 até 1941, o Vélez Sarsfield jogava de aluguel no campo em Villa Luro, cidade distrito de Buenos Aires. Através do terreno deste campo que o apelido de “El Fortin” surgiu. Já em 1941, o então presidente, José Amalfitani, comprou o terreno da Buenos Aires Western Railway. Entretanto, como o terreno parecia um pântano, o clube argentino decidiu erguer o seu estádio por meio de estrutura de madeira. A construção demorou três anos para terminar. No dia 11 de abril de 1943, o Vélez Sarsfield realizou a partida de estreia de seu estádio contra o River Plate. O jogo terminou com o placar de 2 a 2, e o então atacante do Vélez, Juan Ferraro, realizou o primeiro gol do estádio.

Esta estrutura de madeira durou somente até 1951. Neste ano, Amalfitani terminou a obra de cimentação do local, o que demorou quatro anos para realizar. A partida de reestreia do estádio foi entre o Napoli da Itália contra o Huracan da Argentina. O jogo terminou com a vitória do time italiano pelo placar de 2 a 0.

Já em 1968, o Vélez Sarsfield inaugurou o sistema de iluminação do seu estádio. O projeto idealizado pelo ainda presidente do clube, José Amalfitani, foi realizado pela Siemens Argentina. As quatro torres de 45 metros de altura com lâmpadas de quartzo-iodo e de HKI foram estabelecidas, e elas iluminam o estádio até hoje. Para a partida de inauguração do sistema de iluminação, o clube argentino jogou contra o Santos de Pelé. O placar terminou 2 a 2.

No dia 14 de maio de 1969, o presidente que concretizou todo estádio do Vélez Sarsfield, José Amalfitani, faleceu. Como homenagem, o clube colocou o nome do ex-presidente no estádio do qual ele tanto trabalhou.

Na Copa do Mundo na Argentina de 1978, o estádio José Amalfitani foi remodelado de acordo com as exigências da FIFA. Através desta remodelação, a casa do Vélez Sarsfield alcançou a capacidade de 49.540. Nesta Copa, o estádio foi sede de três jogos: Áustria 2 a 1 Espanha, Áustria 1 a 0 Suécia e Espanha 1 a 0 Suécia.

Desde o ano de 1981, o estádio recebe grandes shows internacionais. Nos 17 shows realizados, bandas como Iron Maiden, Metallica e Red Hot Chilli Peppers estão entre quem já tocou dentro da casa do Vélez Sarsfield. Além destes eventos, o estádio José Amalfitani é também utilizado pela seleção argentina de rugby.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…