24 fev 2014 - 7h01

Conheça o Vélez Sarsfield, segundo adversário atleticano

Sem dúvida o adversário mais tradicional que o Atlético enfrentará na fase de grupos da Libertadores, o Vélez Sarsfield é um dos inúmeros clubes de Buenos Aires e região e foi fundado em 1910 por um grupo de imigrantes italianos do bairro de Liniers. Possui 10 títulos argentinos na era profissional e já possui uma Libertadores: em 1994, venceu o São Paulo na final e no mesmo ano também conquistou o Mundial Interclubes sobre o Milan.

O nome do clube é uma homenagem a um ilustre jurista argentino. O Vélez conquistou sua vaga para esta edição da Copa Libertadores ao vencer a Superfinal da Primera División argentina, decisão que reuniu o campeão do Apertura de 2012 (Vélez) e o vencedor do Clausura 2013 (Newell’s Old Boys). Um dos grandes favoritos da última edição do torneio continental, parou nas oitavas-de-final argentina contra o Newell’s Old Boys. Será sua 15ª participação na Copa Libertadores.

Vélez venceu a Superfinal contra o Newell’s [foto: Delfo Rodriguez]


Tem como um dos seus maiores ídolos o polêmico goleiro paraguaio José Luis Chilavert. O goleiro, exímio batedor de faltas, colecionou em sua carreira tanto frases polêmicas como títulos pelo Vélez. Durante anos deteve o recorde de goleiro com maior número de gols marcados. Foi com Chilavert na meta que o clube viveu sua fase mais gloriosa. No elenco atual, destacam-se os atacante Lucas Pratto (ex-Universidad Católica-CHI e Genoa-ITA) e Mauro Zárate (ex-Lazio e Internazionale-ITA).

O caldeirão onde o Atlético enfrentará o Vélez chama-se José Amalfitani. A capacidade do estádio é de cerca de 49 mil pessoas e foi utilizado em três jogos da Copa da Mundo da Argentina, em 1978.

Reportagem inicialmente publicada na Furacao.com no dia 11 de fevereiro e 2014



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…