Conheça o estádio do Universitario
O estádio Monumental, palco da partida entre Universitario e Atlético pela terceira rodada da Libertadores, tem capacidade para 80.093 pessoas (59.177 nas arquibancadas e 20.916 nas tribunas e camarotes). Devido a esta capacidade, este estádio é o maior do Peru, o segundo da América Latina (atrás somente do Maracanã) e o 19° do mundo lá cabem 19 pessoas à mais do que o vigésimo colocado, o estádio San Siro na Itália.
Apesar do Universitario ter sido fundado no dia 7 de agosto de 1924, o seu atual estádio só inaugurou no dia 2 de julho de 2000. Pois até então, a La U mandava os seus jogos no estádio Lolo Fernandez. Este estádio, que tinha estrutura para acomodar 15.000 espectadores, teve a sua capacidade diminuída para 4.000 após a inauguração do Monumental. O Universitario venceu a sua primeira partida no seu novo estádio. O placar foi 2 x 0 contra o Sporting Cristal.
Depois de quase dois anos após o primeiro jogo no novo estádio, o Universitario realizou o seu primeiro clássico contra o Allianza Lima, no dia 26 de junho de 2002. Devido à vitória da La U, os torcedores do time rival destruíram os banheiros, várias cadeiras das arquibancadas, as janelas das casas próximas ao estádio e diversos carros no estacionamento. Em consequência a estes atos de violência, somente em 14 de setembro de 2008 que foi realizado outro clássico entre as duas equipes. Entre os seis anos destes dois clássicos, as autoridades peruanas não permitiram que acontecesse outro jogo entre o Universitario e o Allianza Lima no Monumental, e mudavam o local do derby dias antes da data da partida.
No ano passado e em seu último título do Campeonato Peruano, o Universitario, em seu estádio, venceu 14 jogos, empatou sete e perdeu somente três vezes. Embora tenha tido sete empates, o último deles garantiu o título nacional para a La U.
Foto da equipe na campanha do título peruano de 2013 [foto: divulgação]
Já neste ano, o clube peruano perdeu dois jogos e empatou outro. Uma das derrotas foi para o Vélez Sarsfield pela Copa Libertadores da América, e os outros dois jogos pela Copa Inca (copa disputada entre os clubes da primeira divisão peruana e que vale uma vaga na Copa Libertadores do ano seguinte).
Além do Universitario, a seleção peruana também manda seus jogos no Monumental. Porém diferentemente da La U, os selecionados do Peru não fazem prevalecer o mando do campo neste estádio. Até então, nas 15 partidas já disputadas no Monumental, a seleção do Peru venceu somente três jogos, empatou sete e perdeu cinco. Entre estes empates, a seleção brasileira foi responsável por duas delas. Os dois jogos, que foram realizados em 2003 e em 2007, terminaram com o placar de 1 a 1.
Assim como outros grandes estádio, o Monumental também já recebeu grandes shows. Entre os diversos shows já realizados no estádio, os destaques vão para Alanis Morissette em 2003, Black Eyes Peas em 2010 e Paul McCartney em 2011.