6 abr 2014 - 8h16

Conheça a casa do The Strongest, o estádio Hernando Siles

“Estádio Hernando Siles, onde falta oxigênio, mas não falta paixão.” Parece exagero, mas a descrição feita pelo jornal La Razon ao principal estádio do país é um retrato da realidade. A 3.660 metros do nível do mar, o local, também conhecido como Estádio Olímpico de La Paz, é o estádio mais alto do mundo, que traz reflexos a qualquer adversário que ouse enfrentar os bolivianos neste solo. E é este o palco da partida desta terça-feira (08), entre The Strongest e Atlético Paranaense, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores da América.

Cravado em meio à Cordilheira dos Andes e com o belo visual dos morros andinos à sua volta, o Estádio Hernando Siles foi projetado entre prédios e igrejas antigas da região.

O estádio foi fundado em 1931, na vitória por 4 a 1 do The Strongest sobre o Universitário, e atualmente tem capacidade para 45.000 pessoas. De propriedade do governo boliviano, seu nome é em homenagem ao ex-presidente da Bolívia Hernando Siles Reyes, que dirigiu o país entre 1926 e 1930.

O local é sede dos principais jogos de The Strongest, Club Bolivar e La Paz F.C., todos com sede na capital do país, além de ser a casa favorita da seleção da Bolívia. O estádio foi sede do Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1963 e da Copa América de 1997. Em 1993, foi palco da derrota sofrida pelo Brasil por 2 a 0, em 25 de julho de 1993, na primeira derrota da seleção brasileira em eliminatória de Copa do Mundo.

Aliás, em La Paz, a seleção brasileira não vence pelas Eliminatórias há 33 anos, porém traz uma boa recordação da cidade: na final da Copa América de 1997, o Brasil fez 3 a 1 no rival e ficou com a taça.

As dificuldades de jogar na altitude fez a Fifa tomar uma medida radical em 2007, com a resolução que determinou que jogos internacionais só poderiam ser disputados na altitude máxima de 3.000 metros do nível do mar. No entanto, a entidade não suportou a pressão por parte das autoridades bolivianas, incluindo o presidente Evo Morales, e abriu oficialmente uma exceção ao campo boliviano, que segue sendo um tormento para as equipes que desafiam a altitude de La Paz.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…