19 abr 2014 - 7h13

Confira a análise tática do Grêmio

Neste domingo (20) marca o início de mais um Campeonato Brasileiro para o Atlético Paranaense. E este que promete ser um ano duro devido às punições e perdas de mando de campo, que terá logo em sua primeira partida um adversário complicado. O Furacão será o mandante da partida, mas o duelo acontecerá no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O time atleticano terá que mandar os primeiros jogos na competição nacional longe de Curitiba.

O Grêmio, comandado por Enderson Moreira, deverá jogar com três alterações no time titular. Rhodolfo e Werley devem ser poupados no sistema defensivo do Tricolor Imortal. Além dos zagueiros, o argentino Alan Ruiz deverá retornar ao banco de reservas, para que o camisa 10 gremista, o experiente Zé Roberto, assuma o lado esquerdo da meia cancha e do ataque gremista. Na zaga, Enderson deverá deixar Pedro Geromel e Bressan atuarem como titulares. A última vez que atuaram juntos foi na vitória do Grêmio, por 3 a 0, sobre o Pelotas, pelo Campeonato Gaúcho.

Enderson deverá colocar o Grêmio em um 4-3-1-1-1, pois contará com Edinho, Ramiro e Riveros como volantes, mas contando com a qualidade técnica de Ramiro e principalmente Riveros, para realizarem a rápida transição, que é uma das principais características dessa equipe do Grêmio. O chileno Riveros tem se mostrado uma peça importantíssima no esquema desenhado por Enderson, pois o gringo acumula a posição de volante e consegue ocupar com muita qualidade a parte central e a ponta direita do ataque do Grêmio, auxiliando Dudu que joga centralizado como meia-atacante e com ótimas inversões para o experiente Zé Roberto.

O principal caminho ofensivo do tricolor gaúcho será o lado esquerdo, com o lateral Wendell e com Zé Roberto, trabalhando a bola com velocidade para fazer com que a bola chegue com qualidade para Dudu ou para Barcos. A zaga atleticana precisará ter muito cuidado com a jogada aérea, já que o centroavante argentino tem muita qualidade na jogada aérea e esse poderá ser outro caminho do time de Enderson Moreira para buscar a vitória em terra catarinense.

O Grêmio que vem de um vice-campeonato gaúcho, sendo massacrado pelo Internacional na final do Gauchão, quer mostrar para o seu torcedor que a equipe está focada no Brasileirão e que a torcida poderá confiar na equipe que também se prepara para as oitavas de final da Taça Libertadores da América. Enquanto isso, o Furacão entrará em campo sob o olhar desconfiado do seu torcedor, que viu o time ser eliminado do torneio continental pelo limitado The Strongest, fora de casa, e que não terá algumas peças importantes, como o zagueiro Manoel e os meio-campistas Zezinho, Felipe, Matías Mirabaja e Fran Mérida, todos afastados do time atleticano.

Escalações

Atlético-PR*: Weverton; Carlos César, Dráusio, Cléberson e Natanael; Otávio, Paulinho Dias, João Paulo e Marcos Guilherme; Marcelo e Éderson.

Grêmio*: Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Bressan e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros e Zé Roberto; Dudu; Barcos.

* Escalações não foram confirmadas pelos técnicos.

Fique de olho: Na ala-esquerda gremista. O lateral Wendell e Zé Roberto, o camisa 10 do Tricolor, formam uma dupla de muita qualidade técnica e que podem deixar Dudu e Barcos em condições de arrematar em gol. Além disso, Pará tem mostrado um bom aproveitamento nos cruzamentos para o “Pirata” Barcos e com a ausência de Manoel, as jogadas aéreas podem levar um perigo excessivo ao gol de Wéverton.

Caminho da vitória: Jogada em velocidade pelo meio da área gremista. A velocidade será importante para conseguir passar pelos volantes gremistas, pois a zaga central formada por Pedro Geromel e Bressan é a zaga reserva do Tricolor e não inspiram grande confiança. Os zagueiros são contestados pela torcida gremista e com certa razão, pois em diversos momentos do começo desta temporada a zaga falhou e acabou complicado o Grêmio.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…