22 maio 2014 - 9h36

Análise: Em esquema diferente, Atlético empatou

A primeira partida após a saída de Miguel Ángel Portugal foi marcada pela mudança do esquema de jogo da equipe. Enquanto que com o técnico espanhol, o Atlético jogava no 4-4-2 em linha, no comando do interino Leandro Ávila, o Furacão começou a partida no 4-3-1-2. Já o Corinthians manteve o mesmo esquema tático do amistoso do segundo jogo-teste da Arena: o 4-2-3-1.

Atlético no 4-3-1-2 e Corinthians no 4-2-3-1

O Furacão iniciou a partida compactado entre a intermediária defensiva e ofensiva e, ainda, apresentando intensidade de marcação já desde os seus atacantes. Esta postura mais firme rubro-negra surpreendeu o Corinthians. Entretanto, após o início mais intenso do Atlético, o Timão começou a tomar contar do primeiro tempo.

Nesta etapa do jogo, o time paulista, sem a bola, apresentou rápida troca de ação de jogo e marcação pressão desde a saída de bola atleticana. Já com a bola, o sistema ofensivo do Corinthians alterava o seu desenho tático para o 4-4-2 em linha. Pois Guerrero se movimentou do centro do ataque para a esquerda e, assim, abrindo espaço para as infiltrações de Renato Augusto. Apesar do domínio alvinegro, o placar se manteve inalterado no primeiro tempo.

No intervalo, Mano Menezes, técnico do Corinthians, colocou Romarinho no lugar de Renato Augusto. Esta substituição fez o meio-de-campo paulista apresentar maior mobilidades, já que Jadson e Romarinho passaram a trocar de posição entre si. Quando eles realizavam estas trocas e Jadson caía aberto pela esquerda, este meia muitas vezes não conseguiu fazer a composição defensiva rapidamente e nem acompanhar as descidas de Sueliton. Vide o flagrante a seguir:

Na imagem, o sistema defensivo do Corinthians está posicionado no 4-2-3-1 e Jadson não se aproximou de Sueliton.

Em uma dessas trocas de posicionamento entre Romarinho e Jadson, que Guerrero conseguiu o espaço para a arrancada da falta do pênalti sofrido. O gol do Corinthians, aos 12 da segunda etapa, fez Leandro Ávila avançar o Atlético. Aos 20 e aos 21, o técnico interino colocou Nathan e Douglas Coutinho nos lugares de Paulinho Dias e Éderson, respectivamente. Com estas alterações, o Furacão passou a jogar no 4-2-2-2.

Como essas substituições não surtiram efeito rapidamente, aos 38, o técnico interino colocou Bruno Mendes no lugar de Bady. Apesar de não trocar o esquema tático utilizado, o Atlético conseguiu marcar o seu gol, aos 39. Gol de Douglas Coutinho.

Flagrante do sistema ofensivo do 4-2-2-2 do Atlético.

Depois do gol sofrido, Mano Menezes colocou Luciano no lugar de Petros, mas de nada adiantou a substituição. Com o empate, o Atlético agora está com seis pontos no Campeonato Brasileiro.

Distribuição dos times ao fim do jogo: Atlético no 4-2-2-2 e Corinthians no 4-2-3-1.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…