22 maio 2014 - 9h47

Conheça a Rússia, seleção que jogará na Arena

Assim como Alemanha, Inglaterra, Espanha e Argélia, a delegação russa de futebol chegará no Brasil no dia 8 de junho. A seleção russa, junto com a argelina, disputará a quarta e última partida na Arena da Baixada pela Copa do Mundo, às 17:00, no dia 26 de junho. Antes deste jogo em Curitiba, a Rússia jogará nos dias 17 e 22 de junho contra Coréia do Sul e Bélgica, respectivamente.

Seleção russa no fim de 2013.

A preparação russa para esta Copa do Mundo começou logo após a Eurocopa de 2012. A eliminação precoce desta seleção na copa europeia fez com que a Federação Russa de Futebol fosse atrás de um técnico experiente. Ela achou Fábio Capello. Este técnico italiano, que já treinou o Milan, o Real Madrid, a Roma e a Juventus, tem o seguinte retrospecto com a seleção russa: nove vitórias, quatro empates e duas derrotas. Sendo que a Rússia terminou como líder em seu grupo das eliminatórias para a Copa do Mundo com sete vitórias, um empate e duas derrotas. Ainda como preparativo para o torneio mundial, a seleção de Fábio Capello jogará contra a Eslováquia (25/05), Noruega (30/05) e Marrocos (05/06).

A seleção russa chegará com o carimbo de ter “feito a seleção de Portugal disputar a repescagem europeia”. Esta marca é mais do que justa, pois os comandados de Fábio Capello chegam com boa dose de qualidade, de experiência e de entrosamento. O goleiro Akinfeev; os zagueiros Ignashevic e Berezutski; os meios-campistas Shirokov, Dazgoev, Zhirkov e Glushakov; e os atacantes Kerzhakov e Kokorin formam a base deste time. Vale notar que muitos dos convocados, desde a Eurocopa, jogam pelo Zenit e pelo CSKA, que são dois dos maiores clubes russos na atualidade.

Desta seleção, os destaques são Shirokov, Zhirkov, Dzagoev e Kerzhakov. Os três primeiros são três meio-campistas experientes, que jogam grandes torneio europeus com frequência. Tanto que são os pontos de referências do time, tanto na liderança como é o caso de Shirokov que é o capitão do time, quanto na técnica como são os casos dos outros dois. Já Kerzhavov foi o artilheiro da equipe, durante a eliminatória para a Copa do Mundo, com cinco gols.

Destaque para Shirokov: capitão e meio-campista titular.

Porém apesar de tanto otimismo rodando esta seleção, o seu histórico recente em Copas do Mundo e a atual fase do seu artilheiro não deixam os russos tão animados. A Rússia voltou a se classificar para uma Copa do Mundo depois de não ter classificado para as Copas de 2006 e 2010. Já o atacante Kerzhakov fez somente oito gols em 30 partidas durante a temporada 2013/2014 pelo Zenit.

A Rússia chegará ao Brasil tendo outras nove participações em Copas do Mundo (1958, 1962, 1966, 1970, 1982, 1986, 1990, 1994 e 2002), com o 4° lugar na Copa de 1966 como sua melhor campanha até então e com a vantagem de ser a quarta seleção que menos irá percorrer quilômetros durante a fase de grupos na Copa no Brasil.



Últimas Notícias