22 maio 2014 - 9h47

Conheça a Rússia, seleção que jogará na Arena

Assim como Alemanha, Inglaterra, Espanha e Argélia, a delegação russa de futebol chegará no Brasil no dia 8 de junho. A seleção russa, junto com a argelina, disputará a quarta e última partida na Arena da Baixada pela Copa do Mundo, às 17:00, no dia 26 de junho. Antes deste jogo em Curitiba, a Rússia jogará nos dias 17 e 22 de junho contra Coréia do Sul e Bélgica, respectivamente.

Seleção russa no fim de 2013.

A preparação russa para esta Copa do Mundo começou logo após a Eurocopa de 2012. A eliminação precoce desta seleção na copa europeia fez com que a Federação Russa de Futebol fosse atrás de um técnico experiente. Ela achou Fábio Capello. Este técnico italiano, que já treinou o Milan, o Real Madrid, a Roma e a Juventus, tem o seguinte retrospecto com a seleção russa: nove vitórias, quatro empates e duas derrotas. Sendo que a Rússia terminou como líder em seu grupo das eliminatórias para a Copa do Mundo com sete vitórias, um empate e duas derrotas. Ainda como preparativo para o torneio mundial, a seleção de Fábio Capello jogará contra a Eslováquia (25/05), Noruega (30/05) e Marrocos (05/06).

A seleção russa chegará com o carimbo de ter “feito a seleção de Portugal disputar a repescagem europeia”. Esta marca é mais do que justa, pois os comandados de Fábio Capello chegam com boa dose de qualidade, de experiência e de entrosamento. O goleiro Akinfeev; os zagueiros Ignashevic e Berezutski; os meios-campistas Shirokov, Dazgoev, Zhirkov e Glushakov; e os atacantes Kerzhakov e Kokorin formam a base deste time. Vale notar que muitos dos convocados, desde a Eurocopa, jogam pelo Zenit e pelo CSKA, que são dois dos maiores clubes russos na atualidade.

Desta seleção, os destaques são Shirokov, Zhirkov, Dzagoev e Kerzhakov. Os três primeiros são três meio-campistas experientes, que jogam grandes torneio europeus com frequência. Tanto que são os pontos de referências do time, tanto na liderança como é o caso de Shirokov que é o capitão do time, quanto na técnica como são os casos dos outros dois. Já Kerzhavov foi o artilheiro da equipe, durante a eliminatória para a Copa do Mundo, com cinco gols.

Destaque para Shirokov: capitão e meio-campista titular.

Porém apesar de tanto otimismo rodando esta seleção, o seu histórico recente em Copas do Mundo e a atual fase do seu artilheiro não deixam os russos tão animados. A Rússia voltou a se classificar para uma Copa do Mundo depois de não ter classificado para as Copas de 2006 e 2010. Já o atacante Kerzhakov fez somente oito gols em 30 partidas durante a temporada 2013/2014 pelo Zenit.

A Rússia chegará ao Brasil tendo outras nove participações em Copas do Mundo (1958, 1962, 1966, 1970, 1982, 1986, 1990, 1994 e 2002), com o 4° lugar na Copa de 1966 como sua melhor campanha até então e com a vantagem de ser a quarta seleção que menos irá percorrer quilômetros durante a fase de grupos na Copa no Brasil.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…