O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
23 maio 2014 - 9h59

Um técnico, unzinho

Confesso que me surprendeu positivamente a presença de Leandro Ávila à frente do banco de reservas de nosso time. Talvez, estejamos com uma ‘pérola’nas mãos.

Falando em ‘pérolas’…Há muito escuto verdadeiras ‘pérolas’ no meio futebolístico (imprensa, dirigentes, jogadores e torcedores) contrárias a importância do técnico dentro da estrutura de um time de Futebol.

Nos outros esportes e para a ciência não se tem a mesma percepção, aliás nem chega-se perto do ainda empirismo transbordante do futebol.
Uma equipe nos esportes coletivos deve ser preparada em 04 áreas:

1) Física: (Profissional em Educação Física ou aprovisionado na área)
Anteriormente função dos técnicos, hoje com a figura do preparador físico, formado em Educação Física, com conhecimentos em fisiologia, anatomia, valências físicas e suas especificidades (resistência, força, flexibilidade e velocidade) entre outros, treinamento e sua periodização ou seja, qual valência, em que épocas e quantidades de exercícios devem ser dados e reforçados durante uma temporada.

Obs: O Técnico deve estar vigilante ao condicionamento da equipe pois, sem um bom preparo físico as demais áreas são singularmente afetadas.

2) Técnica : Função basilar do Técnico (Ex-jogador com curso específico na área ou não (aí é que a ciência e a lei vão ‘pras cucuia’), Profissional em Educação Física ou aprovisionado no determinado esporte pelo Conselho Federal de Educação Física).

Desde deslocamentos, recepção da bola, passe, dribles, chutes e cabeceios em diversas situações devem ser repetidas em exaustão, aperfeiçoadas e aprofundadas de acordo com a posição (Ex: zagueiros-recepção da bola, deslocamentos próprios da função e cabeceios, sem contar as demais dependendo do nível do jogador).

3)Tática: Também função basilar do Técnico.
Sistemas de defesa (1/2 campo, 1/3 de campo, campo inteiro, pressão, 1/2 pressão…), transição defesa-ataque e ataque com jogadas trabalhadas. Tudo isto considerando as características intelectuais, físicas e técnicas do grupo.

4) Psicológica:
Anteriormente função do Técnico, hoje em muitas agremiações temos a figura de um profissional da psicologia esportiva não obstante, é fundamental a co-participação, conhecimentos e experiências vividas do ‘Treinador’.

Gerenciando e ‘dosificando’ tudo isto para a temporada:O PRÓPRIO, com o auxilio do setor Administrativo profissional do Clube.

Isto posto, necessita-se além de tudo do ‘talento’.
Putz… Professor, talento?
É talento!
Além de ter nascido para ‘a coisa’, ter caráter, personalidade e bom senso,…o cara é ganhador, GANHA CAMPEONATOS.
…Não se nascem Teles Santanas e Guardiolas todos os dias.
Mais que pelo menos, no mínimo um ‘tipo Geninho’ (não precisa ser ele) a mãe protetora do FURACÃO poderia ‘parir’…há isto poderia.
É em parindo o ‘dito cujo carcará’, pelo que vimos neste brasileiro até agora, tenham certeza, dava para ser, …CAMPEÕES DE NOVO.
Um Técnico, unzinho!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…