Falando bobagem!
É bem provável que eu esteja falando bobagem, mesmo porque nunca joguei futebol profissionalmente.
Mas eu tenho a impressão que o bom treinador é aquele que consegue interagir com o elenco… consegue agrupar todos os envolvidos com o futebol, como atletas, roupeiro, preparador físico, médico, treinador de goleiros, etc. etc., unindo-os e incentivando-os a irem atrás do grande objetivo, que são as vitórias.
Acho que um ambiente de trabalho saudável e harmonioso é bem mais benéfico do que vários esquemas táticos apresentados por muitos técnicos.
Poderia citar dois exemplos:
O Geninho… treinador mediano, que chegou ao apogeu da sua carreira quando fez um grande trabalho e foi campeão brasileiro. Desligou-se do Atlético, assumiu outros clubes, e voltou ao seu status anterior, ou seja, mediano.
o Wagner Mancini… igualmente um técnico sem brilho que, quando contratado, foi contestado veementemente pela grande maioria dos torcedores. Surpreendeu a todos, fez uma excelente temporada, nos levando inclusive a disputar a Libertadores. Da mesma forma que o Geninho, saiu, assumiu o Botafogo, e o trabalho não está sendo nada satisfatório.
Estou citando tudo isso porque é notória a evolução da equipe nas duas últimas partidas. Fica bem evidente que o Portugal era desaprovado não só pelos torcedores, mas também pelos atletas.
O Leandro Ávila, desconhecido (pelo menos para mim), parece estar conseguindo o objetivo que o espanhol ficou longe de alcançar. Parece que o bom senso pede que ele permaneça, pelo menos por mais algumas rodadas!
Um abraço a todos!