Técnico tenta melhorar defesa do Furacão
O Atlético-PR defende uma sequência invicta no Campeonato Brasileiro (uma vitória e três empates nos últimos quatro jogos) e está de ânimo renovado após Leandro Ávila assumir o comanda da equipe. O time, porém, tem a pior defesa da competição. O clube soma 11 gols sofridos – empatado com Figueirense, Botafogo e São Paulo. O técnico interino do Furacão, Leandro Ávila, tenta melhorar os números defensivos. Para isso, ele quer evitar gols e pênaltis bobos. Também exige atenção até o final, para que o time não sofra gols nos últimos minutos – como na derrota por 3 a 2 para o Cruzeiro e nos empates com Chapecoense e São Paulo.
– A gente tem levado alguns bobos. Lógico que para ter um gol do adversário, tem que ter uma falha nossa. Mas a gente tem sofrido com gols, com pênaltis que a gente tem feito às vezes precipitados. Eu tenho procurado conversar com os jogadores. Foi assim contra o Cruzeiro com Natanael, contra o Corinthians com o Cleberson e agora (contra o São Paulo) com o Deivid. A gente quer resolver logo o jogo e acaba fazendo um pênalti que não estava dentro do sistema que a gente queria. Mas, de outra forma, os jogadores estão focados. Isso pode acontecer com qualquer equipe – afirmou o treinador em entrevista ao GloboEsporte.com.
Os números, porém, não dão tanta dor de cabeça ao comandante rubro-negro. Leandro Ávila lembra que o Atlético-PR tem características ofensivas e, por isso, é natural que também seja atacado pelos adversários. O interino tenta fortalecer a defesa com treinos e conversas:
– Nossa equipe joga para frente, joga em velocidade, faz uma marcação forte. Então, toda equipe que se propõe a atacar, ela é atacada. Então, a gente tem que procurar conversar mais, acertar esse posicionamento e, de preferência, não tomar gol no fim. Tomamos agora (contra o São Paulo), tomamos contra a Chapecoense, tomamos contra o Cruzeiro… Então, é ter um pouco mais de atenção. Mas isso aí a gente reverte. Vamos esperar essa parada (para a Copa do Mundo). Essa inter temporada vai nos ajudar a ganhar lá na frente – concluiu o treinador.
O próximo compromisso do Atlético-PR será contra o Figueirense, justamente outra equipe que também tem 11 gols sofridos na competição. A partida está marcada para 18h30 (horário de Brasília) de domingo, no Estádio Orlando Scarpelli, pela nona rodada.