Atlético está invicto depois da saída de Portugal
O Atlético está há quatro rodadas sem perder no Campeonato Brasileiro, coincidentemente o mesmo número de jogos que Leandro Ávila está como técnico interino do Furacão, depois da saída do espanhol Miguel Ángel Portugal do comando do time. Com vitórias frente ao Coritiba e Figueirense, e empates diante do São Paulo e Corinthians, o Furacão conquistou oito pontos dos 12 possíveis nas últimas quatro partidas e se consolidou na 11ª posição do Brasileirão.
Em sua última partida como técnico do Rubro-negro, Portugal deixou o Atlético na 13ª posição, após um empate contra a equipe da Chapecoense jogando em Maringá. Após o resultado, o técnico pediu para sair do clube, pressionado também pela torcida, pois dos cinco jogos no comando do time, ele conquistou uma vitória, dois empates e duas derrotas, desempenho pífio. Assumiu então o interino Leandro Ávila, que logo de início arrancou um empate fora de casa, contra o Corinthians, por 1×1. Após isso vitória contra o rival Coritiba, empate contra o São Paulo em que equipe paulista conseguiu resultado favorecido pela arbitragem. Por fim, a vitória contra o Figueirense ocorrida em Santa Catarina no último domingo (01), por 3×1.
Douglas Coutinho foi autor dos três gols no Orlando Scarpelli, e fez questão de elogiar o técnico interino: O Leandro é um excelente profissional e entende bem o atleta até porque foi um grande jogador de futebol. Ele conhece bem e estamos tendo grandes resultados. O Furacão ainda não definiu se Ávila será efetivado como treinador ou contratará um novo nome, por enquanto o técnico interino mantém discurso tranquilo: Eu vou procurar descansar e vamos aguardar. Tenho que pensar e conversar com a diretoria e vamos ter esta tranquilidade, completou Ávila, em entrevista depois da última vitória atleticana.
Após a vitória contra o Figueirense, o elenco agora terá dez dias de recesso, ficando durante a pausa para a Copa do Mundo na 11ª colocação, melhor posição do Furacão das últimas três pausas do Campeonato Brasileiro feitas em 2010 (Copa do Mundo), 2013 (Copa das Confederações) e 2014 (Copa do Mundo). No ano de 2010, o Atlético estava na 16ª colocação quando a competição parou, em 2013 na 15ª posição, já em 2014 o Atlético está na 11ª colocação na parada da Copa do Mundo do Brasil.
Veja abaixo o desempenho do Furacão até as pausas dos Brasileiros de 2010, 2013 e 2014:
2010
16ª posição – aproveitamento de 33,3% [7 pontos em 7 jogos]
Vitória 1×0 Atlético Paranaense
Atlético Paranaense 3×2 Botafogo
Internacional 4×1 Atlético Paranaense
Atlético Paranaense 2×1 Atlético Goianiense
Atlético Mineiro 3×1 Atlético Paranaense
Atlético Paranaense 2×1 Guarani
Corinthians 2×1 Atlético Paranaense
*Terminou em quinto, com 60 pontos
2013
15ª posição – aproveitamento de 33,3% [5 pontos em 5 jogos]
Vitória 3×2 Atlético Paranaense
Ponte Preta 3×4 Atlético Paranaense
Atlético Paranaense 2×2 Flamengo
Atlético Paranaense 2×2 Cruzeiro
Fluminense 2×1 Atlético Paranaense
*Terminou em terceiro, com 64 pontos
2014
11ª posição* – aproveitamento de 48,1% [13 pontos em 9 jogos]
Atlético Paranaense 1×0 Grêmio
Vitória 2×2 Atlético Paranaense
Atlético Paranaense 2×3 Cruzeiro
Internacional 2×1 Atlético Paranaense
Atlético Paranaense 1×1 Chapecoense
Corinthians 1×1 Atlético Paranaense
Atlético Paranaense 2×0 Coritiba
Atlético Paranaense 2×2 São Paulo
Figueirense1x3 Atlético Paranaense
*Posição pode ser alterada devido ao jogo entre Sport e Bahia
*Com informações do site oficial e do Bem Paraná.