3 jun 2014 - 12h38

O Furacão em nove jogos

Um mês e meio após o seu início, no dia 20 de Abril, o Brasileiro Chevrolet 2014 atingiu as nove rodadas programadas para acontecerem antes da pausa para a disputa da Copa do Mundo. Agora, a competição só volta a ser disputada no dia 16 de Julho.

Durante estes 9 jogos o Atlético conseguiu um bom aproveitamento de 48% dos pontos disputados, com 13 conquistados de 27 possíveis. E sempre jogando longe de Curitiba. A equipe conquistou 3 vitórias, empatou em 4 partidas e perdeu apenas 2 vezes, marcando 15 vezes e sendo vazada em 12 oportunidades. Assim, o Rubro-Negro vai passar todo o período de pausa na 12° posição. Vale lembrar que na temporada 2013, nos cinco jogos antes da pausa para a Copa das Confederações, o Atlético tinha apenas 33% de aproveitamento.

Para que o torcedor possa entender como o Atlético conseguiu este bom desempenho sem nunca estar próximo de sua apaixonada torcida, a Furacao.com reuniu as estatísticas disponibilizadas no Footstats, a maior empresa de estatísticas especializadas em futebol na América Latina. Confira abaixo o desempenho detalhado do Furacão.

Pontuação e Gols

Foram 27 pontos em disputa nestas primeiras nove rodadas com o Atlético conquistando 13. O aproveitamento foi de 48%. O líder da competição, e atual campeão, o Cruzeiro, conquistou 19 pontos e obteve um aproveitamento de 70%.

Com relação aos gols, o Rubro-Negro se destaca tanto na defesa quanto no ataque. Foram 15 gols pró e 12 contra, tendo um saldo positivo de 3 gols. O ataque atleticano é o 3° melhor do campeonato, atrás de Cruzeiro (18) e São Paulo (16), enquanto a defesa é uma das piores junto com Botafogo e São Paulo, que também sofreram 12 tentos, e atrás apenas dos dois últimos colocados, Flamengo, que sofreu 13 gols, e Figueirense, que teve sua meta vazada por 14 vezes. A equipe marca, em média, 1,6 gols por partida e sofre 1,3.

A equipe não possui o artilheiro máximo da competição, mas está quase lá. Marcelo Moreno e Ricardo Goulart, ambos da Raposa, marcaram 5 gols, enquanto Douglas Coutinho balançou as redes em 4 oportunidades. Outros três atletas também marcaram quatro vezes: Jádson-COR, Emerson-BOT e Luís Fabiano-SAO.

Um fato interessante é que todos os 15 gols foram marcados de dentro da grande área. A maior parte dos gols foram marcados nos últimos 15 minutos das partidas, sendo 5 neste período. Do outro lado, o período em que o Atlético esteve mais propenso a levar gols foi entre os minutos 60 e 75, na metade da segunda etapa, tendo sofrido 4 gols.

Finalizações, Dribles, Passes e Lançamentos

Nas finalizações corretas, um triplo empate: Éderson, Marcelo e Douglas Coutinho acertaram a meta dos adversários em 6 oportunidades. Abaixo dos três atacantes está Marcos Guilherme, que acertou o gol em 4 chutes. O líder neste quesito é Rafael Sóbis-FLU, que conseguiu incríveis 23 chutes certos. Já do outro lado, Éderson é o maior "pé torto" da equipe, errando os chutes em 14 oportunidades, exatamente o dobro de Douglas Coutinho e Paulinho Dias. No campeonato, Anderson Talisca-BAH errou a meta em 26 tentativas.

No quesito dos dribles, Natanael é o jogador que mais acerta e, também, o que mais erra suas tentativas de passar pelos adversários: foram 11 dribles finalizados e 8 não concluídos. Marcelo, Marcos Guilherme e Sueliton acertaram 6 dribles, enquanto Marcelo errou os mesmos 6 e ficou com a segunda colocação na estatística. Wesley-PAL é o jogador que mais dribles acertou no Brasileiro até aqui, totalizando 21, enquanto Marquinhos Gabriel-PAL e Bruno Vieira-FLU dividem o posto do outro lado, não completando suas tentativas por 12 vezes.

Com relação aos passes certos e errados, Sueliton lidera nas duas pontas. O lateral direita acertou 250 passes e errou 62, que é, também, o maior número de erros no campeonato. Dentro da equipe, Natanael e Deivid ficam logo atrás nos passes corretos, com 213 e 210 passes certos, respectivamente, enquanto que Natanael foi o segundo que mais errou, com 51. Na competição, Fábio Santos-COR lidera tendo acertado 449 passes, enquanto Alex Silva-CAM foi o segundo que mais errou, com 58 passes.

O quesito de lançamentos abordado pelo site é dominado por goleiros, por conta dos tiros de meta e de outros chutes para frente dados pelos arqueiros. Weverton acertou 46 lançamentos e errou em 119 oportunidades, sendo o pior colocado neste quesito em todo o campeonato. Rogério Ceni-SAO acertou 88 lançamentos, liderando na competição, enquanto Tiago Volpi-FIG foi o segundo que mais errou, com 105 lançamentos.

Desarmes, Rebatidas, Defesas, Faltas e Cartões

A "formiguinha" do meio-campo atleticano, já que está sempre trabalhando, o volante Deivid é quem mais desarmou corretamente na equipe, com 39 desarmes bem sucedidos. O índice também é o segundo melhor de todo o campeonato. O segundo atleta que mais acertou no quesito foi Sueliton, com 28 desarmes. Na outra ponta da estatística, Natanael, com 8, e Sueliton, com 7, foram os jogadores que mais erraram na hora de desarmar os adversários. Levando em conta todos os jogadores, Petros-COR foi quem mais desarmou, com 44 acertos, e Diguinho-FLU foi o jogador que mais errou após um desarme, falhando em 12 ocasiões.

Assim como os lançamentos são dominados pelos goleiros, a estatística de rebatidas é dominada pelos beques. No Rubro-Negro, Cléberson lidera com 91 rebatidas, um dos maiores índices da competição, seguido por Léo Pereira, que rebateu a bola em 76 oportunidades. No campeonato, Thiago Heleno-FIG lidera a estatística, com 97 rebatidas.

Mais um quesito amplamente dominado por goleiros, a estatística de defesas, ou bloqueio de finalizações, leva em conta os chutes que tinham endereço certo na meta defendida e que foram interceptados. Weverton é o líder da equipe e do campeonato, com 35 defesas realizadas. Na segunda colocação do Atlético está Santos, com 9 defesas, enquanto que no segundo posto do campeonato está Marcelo Grohe-GRE, com 33 bloqueios.

O jogador mais faltoso do Furacão é o lateral direita Sueliton, com 26 faltas, seguido por Deivid, com 24. Já os jogadores que mais sofreram faltas na equipe são o volante Deivid, com 21 faltas sofridas, e o atacante Marcelo, derrubado em 18 oportunidades. O atleta que mais comete faltas em todo o Brasileiro é Neto Baiano-VIT, que cometeu 32 infrações, enquanto o mais caçado é Luís Fabiano, que sofreu 31 faltas.

Assim como nas finalizações certas, na estatística dos cartões amarelos há um triplo empate: Cléberson, Natanael e Deivid levaram 3 amarelos cada. O Atlético ainda teve um jogador expulso até aqui, o zagueiro Dráusio. Cicinho-SAN foi o único jogador a receber 5 amarelos no certame, enquanto outras nove equipes já tiveram atletas expulsos, sendo apenas o Figueirense com dois jogadores diferentes recebendo o cartão vermelho.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…