3 jun 2014 - 12h38

O Furacão em nove jogos

Um mês e meio após o seu início, no dia 20 de Abril, o Brasileiro Chevrolet 2014 atingiu as nove rodadas programadas para acontecerem antes da pausa para a disputa da Copa do Mundo. Agora, a competição só volta a ser disputada no dia 16 de Julho.

Durante estes 9 jogos o Atlético conseguiu um bom aproveitamento de 48% dos pontos disputados, com 13 conquistados de 27 possíveis. E sempre jogando longe de Curitiba. A equipe conquistou 3 vitórias, empatou em 4 partidas e perdeu apenas 2 vezes, marcando 15 vezes e sendo vazada em 12 oportunidades. Assim, o Rubro-Negro vai passar todo o período de pausa na 12° posição. Vale lembrar que na temporada 2013, nos cinco jogos antes da pausa para a Copa das Confederações, o Atlético tinha apenas 33% de aproveitamento.

Para que o torcedor possa entender como o Atlético conseguiu este bom desempenho sem nunca estar próximo de sua apaixonada torcida, a Furacao.com reuniu as estatísticas disponibilizadas no Footstats, a maior empresa de estatísticas especializadas em futebol na América Latina. Confira abaixo o desempenho detalhado do Furacão.

Pontuação e Gols

Foram 27 pontos em disputa nestas primeiras nove rodadas com o Atlético conquistando 13. O aproveitamento foi de 48%. O líder da competição, e atual campeão, o Cruzeiro, conquistou 19 pontos e obteve um aproveitamento de 70%.

Com relação aos gols, o Rubro-Negro se destaca tanto na defesa quanto no ataque. Foram 15 gols pró e 12 contra, tendo um saldo positivo de 3 gols. O ataque atleticano é o 3° melhor do campeonato, atrás de Cruzeiro (18) e São Paulo (16), enquanto a defesa é uma das piores junto com Botafogo e São Paulo, que também sofreram 12 tentos, e atrás apenas dos dois últimos colocados, Flamengo, que sofreu 13 gols, e Figueirense, que teve sua meta vazada por 14 vezes. A equipe marca, em média, 1,6 gols por partida e sofre 1,3.

A equipe não possui o artilheiro máximo da competição, mas está quase lá. Marcelo Moreno e Ricardo Goulart, ambos da Raposa, marcaram 5 gols, enquanto Douglas Coutinho balançou as redes em 4 oportunidades. Outros três atletas também marcaram quatro vezes: Jádson-COR, Emerson-BOT e Luís Fabiano-SAO.

Um fato interessante é que todos os 15 gols foram marcados de dentro da grande área. A maior parte dos gols foram marcados nos últimos 15 minutos das partidas, sendo 5 neste período. Do outro lado, o período em que o Atlético esteve mais propenso a levar gols foi entre os minutos 60 e 75, na metade da segunda etapa, tendo sofrido 4 gols.

Finalizações, Dribles, Passes e Lançamentos

Nas finalizações corretas, um triplo empate: Éderson, Marcelo e Douglas Coutinho acertaram a meta dos adversários em 6 oportunidades. Abaixo dos três atacantes está Marcos Guilherme, que acertou o gol em 4 chutes. O líder neste quesito é Rafael Sóbis-FLU, que conseguiu incríveis 23 chutes certos. Já do outro lado, Éderson é o maior "pé torto" da equipe, errando os chutes em 14 oportunidades, exatamente o dobro de Douglas Coutinho e Paulinho Dias. No campeonato, Anderson Talisca-BAH errou a meta em 26 tentativas.

No quesito dos dribles, Natanael é o jogador que mais acerta e, também, o que mais erra suas tentativas de passar pelos adversários: foram 11 dribles finalizados e 8 não concluídos. Marcelo, Marcos Guilherme e Sueliton acertaram 6 dribles, enquanto Marcelo errou os mesmos 6 e ficou com a segunda colocação na estatística. Wesley-PAL é o jogador que mais dribles acertou no Brasileiro até aqui, totalizando 21, enquanto Marquinhos Gabriel-PAL e Bruno Vieira-FLU dividem o posto do outro lado, não completando suas tentativas por 12 vezes.

Com relação aos passes certos e errados, Sueliton lidera nas duas pontas. O lateral direita acertou 250 passes e errou 62, que é, também, o maior número de erros no campeonato. Dentro da equipe, Natanael e Deivid ficam logo atrás nos passes corretos, com 213 e 210 passes certos, respectivamente, enquanto que Natanael foi o segundo que mais errou, com 51. Na competição, Fábio Santos-COR lidera tendo acertado 449 passes, enquanto Alex Silva-CAM foi o segundo que mais errou, com 58 passes.

O quesito de lançamentos abordado pelo site é dominado por goleiros, por conta dos tiros de meta e de outros chutes para frente dados pelos arqueiros. Weverton acertou 46 lançamentos e errou em 119 oportunidades, sendo o pior colocado neste quesito em todo o campeonato. Rogério Ceni-SAO acertou 88 lançamentos, liderando na competição, enquanto Tiago Volpi-FIG foi o segundo que mais errou, com 105 lançamentos.

Desarmes, Rebatidas, Defesas, Faltas e Cartões

A "formiguinha" do meio-campo atleticano, já que está sempre trabalhando, o volante Deivid é quem mais desarmou corretamente na equipe, com 39 desarmes bem sucedidos. O índice também é o segundo melhor de todo o campeonato. O segundo atleta que mais acertou no quesito foi Sueliton, com 28 desarmes. Na outra ponta da estatística, Natanael, com 8, e Sueliton, com 7, foram os jogadores que mais erraram na hora de desarmar os adversários. Levando em conta todos os jogadores, Petros-COR foi quem mais desarmou, com 44 acertos, e Diguinho-FLU foi o jogador que mais errou após um desarme, falhando em 12 ocasiões.

Assim como os lançamentos são dominados pelos goleiros, a estatística de rebatidas é dominada pelos beques. No Rubro-Negro, Cléberson lidera com 91 rebatidas, um dos maiores índices da competição, seguido por Léo Pereira, que rebateu a bola em 76 oportunidades. No campeonato, Thiago Heleno-FIG lidera a estatística, com 97 rebatidas.

Mais um quesito amplamente dominado por goleiros, a estatística de defesas, ou bloqueio de finalizações, leva em conta os chutes que tinham endereço certo na meta defendida e que foram interceptados. Weverton é o líder da equipe e do campeonato, com 35 defesas realizadas. Na segunda colocação do Atlético está Santos, com 9 defesas, enquanto que no segundo posto do campeonato está Marcelo Grohe-GRE, com 33 bloqueios.

O jogador mais faltoso do Furacão é o lateral direita Sueliton, com 26 faltas, seguido por Deivid, com 24. Já os jogadores que mais sofreram faltas na equipe são o volante Deivid, com 21 faltas sofridas, e o atacante Marcelo, derrubado em 18 oportunidades. O atleta que mais comete faltas em todo o Brasileiro é Neto Baiano-VIT, que cometeu 32 infrações, enquanto o mais caçado é Luís Fabiano, que sofreu 31 faltas.

Assim como nas finalizações certas, na estatística dos cartões amarelos há um triplo empate: Cléberson, Natanael e Deivid levaram 3 amarelos cada. O Atlético ainda teve um jogador expulso até aqui, o zagueiro Dráusio. Cicinho-SAN foi o único jogador a receber 5 amarelos no certame, enquanto outras nove equipes já tiveram atletas expulsos, sendo apenas o Figueirense com dois jogadores diferentes recebendo o cartão vermelho.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…