5 jun 2014 - 21h11

Fifa lança código de conduta nos estádios na Copa

A Fifa lançou o Código de conduta para o torcedor que estará nos 64 jogos da Copa do Mundo deste ano. Desta vez, diferente do que aconteceu na África do Sul, em 2010, a vuvuzela não poderá ilustrar nenhuma partida. A entidade máxima do futebol proibiu todo e qualquer instrumento musical de entrar nos estádios. Tablets e Laptops também não serão permitidos, assim como roupas de caráter ideológico ou ofensiva.

Com medo dos protestos que aconteceram na Copa das Confederações, em 2013, bandeiras e mastros serão avaliados de acordo com o tamanho e forma, tudo para evitar problemas maiores em um possível confronto contra a polícia.

Confira a lista completa do que está proibido nos estádios da Copa:

– Armas de qualquer tipo ou quaisquer objetos que possibilitem a prática de violência.

– Qualquer coisa que possa ser usada como arma ou para cortar, perfurar ou servir como projétil, em particular guarda-chuvas longos e similares.

– Garrafas, copos (exceto copos de plástico), latas, jarros ou qualquer outro tipo de recipiente fechado que possa ser arremessado e causar ferimento bem como outros objetos feitos de vidro ou qualquer outro material frágil, e que seja possível de estilhaçar, ou embalagens duras ou Tetrapack, ou coolers rígidos.

– Fogos de artifício, sinalizadores, latas que produzem fumaça, pó para produzir fumaça, bombas de fumaça ou outros itens pirotécnicos ou aparatos que produzam efeitos semelhantes.

– Líquidos de qualquer espécie, exceto comprados dentro do estádio em copos de plástico e de acordo com os procedimentos de segurança.

– Comida de qualquer tipo, exceto comprada dentro do estádio ou comida especial para diabéticos.

– Narcóticos ou estimulantes.

– Materiais relacionados a causas ofensivas, racistas ou xenofóbicas, a caridade ou preocupações ideológicas, incluindo mas não limitado a faixas, bandeiras, cartazes, folhetos, sinais ou símbolos, objetos ou roupas, que possam interferir na apreciação do evento por outros espectadores, desviar o foco do esporte ou estimular qualquer forma de discriminação.

– Mastros de bandeiras ou faixas de qualquer tipo. Somente mastros flexíveis e os chamados "mastros-duplos" que não ultrapassem um metro de comprimento e um centímetro de diâmetro e que não são feitos de material inflamável são permitidos.

– Bandeiras ou faixas maiores do que 2m x 1,5m. Bandeiras menores e faixas são permitidos desde que sejam feitos de material denominado pouco inflamável e que estejam de acordo com as normas e padrões nacionais.

– Qualquer tipo de animal, exceto cães-guia. Neste caso, o visitante que pretende trazer o animal terá de apresentar documentos oficiais brasileiros, ou cópias autenticadas, para provar a necessidade de um cão-guia; e evidenciar a qualificação do animal como cão-guia.

– Qualquer material comercial ou de promoção incluindo mas não limitado a faixas, bandeiras, cartazes, sinais ou símbolos, objetos ou roupas com fins promocionais ou comerciais.

– Objetos infláveis, como balões e bolas.

– Latas de spray de gás, substâncias corrosivas ou inflamáveis, recipientes contendo substâncias nocivas à saúde ou inflamáveis. Isqueiros padrão são permitidos.

– Objetos volumosos como escadas, cadeiras, bancos, caixas, recipientes para papel, bolsas grandes, maletas e bolsas esportivas. Por volumosos se compreende todos os objetos com dimensões superiores a 25cm x 25cm x 25cm que não podem ser acomodados embaixo dos assentos no estádio.

– Grandes quantidades de papel ou rolos de papel.

– Instrumentos que produzam barulho excessivo como megafones, sirenes e buzinas.

– Qualquer instrumento musical, não importa o tamanho, incluindo vuvuzelas.

– Aparatos que produzam raios laser ou similares.

– Grandes quantidades de pó, farinha ou similares.

– Câmeras (exceto para uso privado e com somente uma bateria extra) e qualquer aparato para gravação de som e vídeo.

– Computadores ou outros aparelhos (incluindo, por exemplo, tablets e laptops) usados com o propósito de transmitir ou disseminar som, imagens, descrições ou resultados dos eventos pela internet ou outras formas de mídia.

– Outros objetos que possam comprometer a segurança do público ou manchar a reputação do evento.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…