Manoel foi oficializado no Cruzeiro
No meio desta semana a novela do zagueiro Manoel chegou ao fim: ele é atleta do Cruzeiro. A negociação foi oficializada pelo site oficial da equipe mineira, porém, a apresentação será apenas quando a Raposa voltar às suas atividades, na intertemporada que será realizada durante a Copa do Mundo.
Manoel havia sido afastado no dia 12 de Abril. Na época, a direção rubro-negra, em nota oficial, alegou indisciplina e falta de dedicação, além de uma sucessão de pedidos de transferência, para afastar o zagueiro.
Os maiores detalhes da negociação serão abertos ao público em geral em sua apresentação no novo clube, mas especula-se que o Atlético tenha vendido 50% dos direitos econômicos por 3 milhões de euros. Ainda na mesma especulação, os outros 50% estariam divididos em 30% para o Rubro-Negro e 20% para um grupo de investidores.
Carreira
Manoel foi uma das principais revelações recentes do Atlético Paranaense. Prata da casa, sempre demonstrou muita identificação com a torcida, tendo disputado 261 jogos com a camisa rubro-negra. Com 24 anos, o jogador foi considerado um dos melhores zagueiros do Campeonato Brasileiro do ano passado, premiado pela CBF e integrando a Seleção do Brasileiro. Natural de Macabal, no Maranhão, ele se destacou pela força aliada à técnica, sendo capitão do time em várias oportunidades. Apesar do destaque individual, não conquistou nenhum título pelo Furacão, tendo integrado o elenco de Juniores vice-campeão da Copa São Paulo em 2009 e conquistado o vice-campeonato da Copa do Brasil em 2013.
A grande prova de identificação e carisma do jogador com os torcedores atleticanos ocorreu na Copa do Brasil de 2010, quando Manoel foi alvo de ofensas racistas do jogador Danilo, então defendendo o Palmeiras. Na partida da volta, na Arena, diversos torcedores pintaram o rosto de preto, numa clara demonstração de que não importa a cor da pele, todos são iguais. Seja a diferença. Viva as diferenças, dizia o slogan da campanha. No jogo também foi realizado um Mosaico, com painéis em preto e branco pedindo RESPEITO.