16 jun 2014 - 0h19

Copa na Arena: Conheça a seleção da Nigéria

A Nigéria será uma das últimas seleções a desembarcar em solo brasileiro para a disputa do mundial. Os africanos terão o Brinco de Ouro da Princesa, estádio do Guarani/SP, como CT durante a Copa do Mundo. No dia 16, às 16 horas, participam da primeira partida que ocorrerá na Arena da Baixada, contra o Irã.

Depois de ser eliminada ainda na primeira fase da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, a seleção da Nigéria passou por um período de turbulência nos anos seguintes e quase ficou de fora de competições internacionais por questões políticas, o que colocaria em risco a sua presença nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.

No entanto, a ameaça de boicote foi revista graças à promessa dos dirigentes da Associação Nigeriana de Futebol, que garantiram uma reformulação na seleção, a começar pela demissão dos principais cartolas. A iniciativa deu resultado, já que em 2013 os Super Eagles venceram a Copa das Nações Africanas e obtiveram com facilidade a vaga na Copa do Mundo de 2014, depois de terminarem as eliminatórias africanas sem nenhuma derrota.

Esta será a quarta participação em Copas do Mundo da Nigéria, que estreou em 1994, nos Estados Unidos, e também esteve presente nas de 1998, na França, 2002, no Japão e Coreia do Sul e 2010, na África do Sul. Os algozes do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, disputarão o Grupo F, com Argentina, Bósnia-Herzegovina e Irã.

Meia Obi Mikel, do Chelsea, é um dos destaques dos Super Eagles [foto: divulgação]


Treinada pelo ex-jogador Stephen Keshi, a Nigéria tem como grandes destaques o goleiro Vincent Enyeama (Lille/FRA), o atacante Emmanuel Emenike (Fenerbahçe/TUR) e o meio-campista John Obi Mikel (Chelsea/ING) e chega para a disputa da Copa do Mundo como um time que pode dar trabalho aos adversários.

Ocupando atualmente a 44ª posição no ranking da FIFA, as melhores participações dos nigerianos em mundiais foram em 1994 e 1998, tendo sido eliminada nas oitavas de final em ambas as ocasiões.

A seleção nigeriana será uma das que menos viajará durante a primeira fase da Copa do Mundo de 2014: serão 5.038 km percorridos para a disputa dos três jogos da fase de grupos.

Notícia originalmente publicada no dia 13 de maio de 2014



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…