16 jun 2014 - 0h15

Copa na Arena: Conheça a seleção do Irã

Daqui exato um mês a bola vai rolar para a Copa do Mundo no Brasil e o Atlético fará parte da maior festa do futebol mundial, com a Arena da Baixada recebendo quatro partidas da primeira fase: Irã x Nigéria, no dia 16 de junho; Honduras x Equador, no dia 20 de junho; Austrália x Espanha, no dia 23 de junho; e Argélia x Rússia, no dia 26 de junho.

A partir de hoje, a Furacao.com lança uma série de reportagens especiais, apresentando uma a uma todas as oito seleções que jogarão em Curitiba na Copa.

A primeira da série é a seleção do Irã, uma das primeiras a garantir vaga na Copa do Mundo do Brasil. Confira na reportagem especial de Gustavo Rolin, colaborador da Furacao.com.


O Irã, país situado no Oriente Médio, jogará a primeira partida a ser realizada na Arena da Baixada no dia 16 de junho, às 16 horas, contra a Nigéria. Sua chegada ao país está marcada para o dia 3 de junho. Além da Nigéria, enfrentará na primeira fase a Argentina, dia 21 de junho e a Bósnia, dia 25 de junho.

Classificada como uma das seleções campeãs dos dois grupos da Ásia, o Irã obteve uma classificação com relativa tranquilidade. Na primeira fase de grupos, obteve a primeira posição no grupo composto por Catar, Bahrein e Indonésia. Já na segunda e decisiva fase de grupos, conseguiu a classificação direta a Copa vencendo o grupo em que enfrentou a tradicional Coreia do Sul, Uzbequistão, novamente Catar e o Líbano. Foi uma das primeiras seleções a garantir vaga para a Copa do Brasil.

Treinada pelo ex-técnico do Real Madri e da seleção portuguesa, o português Carlos Queiroz, o Irã virá ao Brasil com uma seleção predominantemente “caseira”. Os maiores destaques, porém, jogam no exterior. São eles: o capitão Javad Nekounam (Al Kuwait, Kuwait), o meia Masoud Shojaei (Las Palmas, Espanha) e o também meia Ashkan Dejagah (Fulham, Inglaterra).

Javad Nekounam é um dos destaques do Irã na Copa [foto: divulgação]


A aposta para revelação iraniana é Sardar Azmoun, que atua no Rubin Kazan, da Rússia. Conhecido como “Messi iraniano”, o atacante tem apenas 19 anos e foi surpresa na pré-convocação de Carlos Queiroz, já que nunca havia sido convocado para a seleção principal anteriormente.

Atualmente na 37ª colocação do ranking da FIFA, a seleção iraniana teve três participações anteriores em Copa do Mundo (1978, 1998 e 2006), sem nunca ter passado da fase de grupos. A primeira vitória veio na França em 98, em uma partida cercada de expectativas por conta do histórico de conflitos entre os dois países. Estili e Mahdavikia marcaram na vitória por 2 a 1 sobre os EUA.

A seleção iraniana ficará concentrada no hotel Caesar Park, próximo do aeroporto internacional de Guarulhos-SP. O Irã percorrerá a distância de 4.592 km neste Mundial.

Notícia originalmente publicada na Furacao.com em 12 de maio de 2014



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…